segunda-feira, 3 de maio de 2010

Transporte marítimo de passageiros inter-ilhas açorianas (re)começa hoje

O navio "Express Santorini" larga segunda-feira [hoje] de manhã de São Miguel rumo à Terceira, naquela que é a viagem inaugural da operação deste ano de transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas do arquipélago dos Açores.

“Está tudo a postos para o arranque da operação com a viagem Ponta Delgada/Terceira na segunda-feira [hoje], dia em que arrancamos também com a venda de bilhetes online”, afirmou António Raposo, presidente da AtlânticoLine, em declarações à Agência Lusa.

O [navio] "Express Santorini", com capacidade para 630 passageiros e 180 viaturas, parte de Ponta Delgada às 09 horas e chega à Terceira cerca das 14h30, escalando depois as restantes as restantes ilhas do Grupo Central (Graciosa, São Jorge, Faial e Pico) antes de regressar a São Miguel, a 7 de Maio.

Para estes percursos, no final da [passada] semana estavam vendidos cerca de 300 bilhetes, na maioria a pessoas que pretendem deslocar-se a Ponta Delgada para as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres. “O navio sai de Ponta Delgada e faz todo o Grupo Central, tendo como objectivo trazer pessoas para as festas, que movimentam muita gente”, salientou António Raposo. A maior festa da ilha de São Miguel atrai todos os anos milhares de pessoas de todas as ilhas, pelo que é nos dias que antecedem os festejos que se inicia todos os anos esta operação marítima.

Esta temporada, o arranque da operação assinala também o início da venda de bilhetes através da internet, o que permitirá, segundo António Raposo, que possam sem adquiridos “[bilhetes] em qualquer parte do mundo”. Novidade é também o lançamento do cartão de passageiro frequente, que oferece descontos até 10 por cento, além do alargamento do período de operação. “Este ano estendemos a operação até 10 de Outubro”, salientou António Raposo, frisando que o alargamento gradual do período de operação surge numa perspectiva de a empresa vir a ter no futuro navios próprios.

Na operação do ano passado, a AtlânticoLine transportou mais de 110 mil passageiros e cerca de 15 mil viaturas, números devem aumentar este ano. “O nosso objectivo é transportar nesta operação 115 mil passageiros e 18 mil viaturas”, frisou [Raposo], lembrando que, a partir de 7 de Junho, entra também ao serviço o navio "Hellenic Wind". Este navio de alta velocidade, que os açorianos conheceram no ano passado com o nome "Viking", tem capacidade para transportar 660 passageiros e 180 viaturas.

A operação deste ano tem ainda a novidade de permitir uma passagem pelo Ilhéu das Formigas, uma reserva natural situada a 37 quilómetros a nordeste de Santa Maria. A viagem será realizada “sempre que aparecerem passageiros e aproveitando um fim-de-semana em que um dos navios esteja atracado na ilha”, afirmou António Raposo.


Notícia: «Açoriano Oriental», jornal «i» e «Diário Digital».
Saudações florentinas!!

16 comentários:

Anónimo disse...

DCA
WOW!..Estou impressionado com tudo isto. Bem hajam conterrâneos!
Gosto de ler o progresso e a
evolução das nossas ilhas.

De qualquer modo, divirtam-se enquanto há Verão. No inverno não se pode passear de barco. Os Açores não são as Caraíbas, com clima bom e praias no inverno.

Em contrapartida, estamos de parabéns, por não termos tubarões e jacarés para nos traçar as pernas; cobras venenosas, tornados e furacões simultâneos, como nas costas tropicais.
Nem sempre, terras com climas todo o ano apeteciveis, recompensam o porvir, que lhes pode trazer consequências desagradáveis.
DCA

Anónimo disse...

dá sempre uma bela imagem ver o santorin atracado na doca da capital das flores.

Pato Bravo disse...

Parece que a coisada não começou a 100 por cento.Para variar...

Anónimo disse...

Depois da má lingua ter tentado elamear a empresa responsável pelas ligações de barco interilhas, volta-se a prestar um serviço essencial ao nosso turismo e aos açores.
Os cães do custume esfalfaram-se a ladrar.
A caravana passou.

Anónimo disse...

mas??? não estou a entender!!!o santorin saiu de s. miguel ontem com distino á terceira mas aqui não fala que vai até ás flores. será que este senhor que anda á frente disto está outra vez a prejudicar as flores.

Anónimo disse...

"...na doca da capital das Flores" Não me façam rir! Onde é que as Lajes é a capital? Onde? O que tem de melhor é o caminho para Santa Cruz.
Há gente com cada ideia!

Anónimo disse...

está escrito meu menino...está secrito meu menino...além da capital das flores é o concelho mais antigo das flores e mais estas muito enganado em falares que a estrada é o melhor. já contaste quantas curvas tem e mais cá na capital temos tude o que o turista gosta.

Anónimo disse...

as Lages é vila muito dispersada para ter o nome de capital. A vila principal da ilha é Santa Cruz.

até mesmo em s Miguel ou Terceira e até Lisboa,por consequencia os eatado unidos nas noticias de portugues do tempo nomeiam santa cruz, as lages nunca. cala a boca torresmo mal derretide

Anónimo disse...

passa cão que ladras mas não mordes. és um autentico palerma.sabes porque falam de s cruz é por ser um corral não tem capacidade para ser capital. das lajes é uma vila viva verde cheia de arvores sem poluição tem tude o que turista gosta é por isso que merece ser a caital. vamos propor que seja cidade.

Anónimo disse...

pois...pois...quem puser a foto com aumento ve logo a beleza da doca e diz logo capital do fim da europa capital das flores.

Anónimo disse...

Para o anónimo das 09.40 de 5 de Maio.
Meu amigo,pode vir a ser Cidade,mas que não seja ( Cidade dos Anjos)porque nessa Cidade não queria eu viver.

Anónimo disse...

estou de acordo com o anónimo das 17,18 em que diz que ampliando a foto é mesmo uma autentica doca. e quando tiver terminado o aumento da largura do cais e do quebra mar que é em 100 metros fica maior que a doca do faial.

Anónimo disse...

As Lajes é que parece um "curral"! Ainda acham que algum dia chega a cidade? Não me façam rir! E o caminho é cheio de curvas mesmo para nem dar vontade de ir para lá.
Digam-me lá onde há hotéis? Em Santa Cruz, claro! Onde há uma padaria? Onde há um centro de saúde? Tudo em Santa Cruz, claro está!
Por isso tudo, e muito mais, se algum dia houver uma cidade, claro que vai ser Santa Cruz!
As Lajes os que tem? Só mesmo a "doca" como vocês dizem. De resto não tem mais nada.
As pessoas das Lajes até para saírem da ilha têm que vir a Santa Cruz, se não, nem saiam. Mas têm sempre a hipótese de utilizar o barco do gado que, quando vem cá, fica na vossa "doca", e aí já podem sair de cá sem vir a Santa Cruz.

Anónimo disse...

/e home este anónimo das 10,09 tem dores de cotevelo das lajes que é uma coisa séria toma lá uns calmantes para não te dar uma coisa.

Anónimo disse...

já ouvi dizer que s miguel vai dispensar uma cidade para levarem pás Flores; eles podem passar com uma cidade a menos, em vez das sete cidades, passará a ser seis cidades porque uma vai ir pás Flores

Anónimo disse...

Também há quem diga Ponta Delgada
é a capital dos Açores. Os Açores tem 3 distritos e cada distrito tem a sua cidade capital de distrito que governa cada grupo que lhe pertence.Ponta Delgada é S.Miguel e Santa Maria. Angra do Heroísmo cobre Terceira,Graciosa
S. Jorge. Horta cobre Faial, Pico Flores e Corvo.Eles estão a coletar votos para s.Miguel ser a capital.
Mim o sabichão