terça-feira, 9 de março de 2010

"Hellenic Wind" é o segundo navio para assegurar ligações marítimas inter-ilhas

A AtlânticoLine, empresa que gere o transporte marítimo de passageiros entre as ilhas dos Açores, anunciou [na passada sexta-feira, dia 5] que o segundo navio envolvido na operação deste ano é o ‘Hellenic Wind’, capaz de transportar 660 passageiros e 180 viaturas.

Este navio de alta velocidade, que já operou no ano passado no arquipélago dos Açores, então com o nome ‘Viking’, vai assegurar as ligações entre as ilhas entre 7 de Junho e 26 de Setembro.

A operação deste ano arranca a 3 de Maio com o navio ‘Express Santorini’, com capacidade para transportar 650 passageiros e 120 viaturas, que estará ao serviço até 10 de Outubro, data prevista para o final desta operação.

Desta forma, os dois navios que vão assegurar o transporte de passageiros e veículos durante a operação deste ano serão os mesmo que estiveram ao serviço no ano passado.

A operação de transporte marítimo de passageiros e veículos de 2010 inclui várias novidades, entre as quais uma inédita viagem aos ilhéus das Formigas, um dos locais menos conhecidos dos Açores. Esta viagem, cuja manutenção estará dependente da adesão de passageiros, prevê saída e regresso a Ponta Delgada no mesmo dia, não estando previsto nenhum desembarque nos oito rochedos que integram a Reserva Natural dos ilhéus das Formigas, a 37 quilómetros a nordeste de Santa Maria.

Novidade é também o prolongamento de quase um mês desta operação, que apenas terminará a 10 de Outubro, assim como uma definição de horários que coloca a Terceira como placa giratória nas ligações entre as ilhas dos grupos Central e Oriental.


Notícia: jornal «A União», «Açoriano Oriental» e «Jornal Diário».
Leia-se ainda duas outras notícias (de meados do mês de Janeiro): "AtlânticoLine analisa propostas para fretamento de navios [para operação 2010]" e "Sete propostas para novos navios inter-ilhas".

Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Corre o boato que a Ariel vem para as Flores para ser entregue à MareOcidental.

MILHAFRE disse...

O próximo cagaçal dos barcos já está a ser montado...