quarta-feira, 30 de junho de 2010

Ajudas comunitárias estancaram emigração no concelho das Lajes

A melhoria das condições de vida proporcionadas pelas ajudas comunitárias em 25 anos de integração europeia permitiram estancar o flagelo da emigração nas Lajes das Flores, mas a fixação de jovens continua problemática no concelho mais ocidental da Europa.

“Antigamente, ir para a América era como ir para o céu”, afirmou João Lourenço, presidente da Câmara [Municipal] das Lajes das Flores, que viu emigrar para os EUA e Canadá sete dos seus oito irmãos, frisando que actualmente a situação é diferente devido às melhorias nas condições de vida da população permitidas por obras financiadas por verbas europeias. Apesar de se traduzirem num estancamento da emigração, estes investimentos ainda não são, no entanto, suficientes para garantir a fixação de jovens no concelho, reduzido a uma população inferior 2 mil pessoas, maioritariamente idosas.

O concelho mais ocidental da Europa, com uma área de cerca de 70 quilómetros quadrados, tem uma população que vive maioritariamente da agricultura, pecuária e da pesca, sendo o município a entidade que emprega mais pessoas, cerca de 150. Para João Lourenço, a falta de empregos é um dos principais problemas do concelho, o que faz com que os jovens procurem outros locais para viver, optando especialmente por Ponta Delgada, em São Miguel.

No sentido de inverter este quadro, a Câmara das Lajes das Flores vai continuar a investir na construção de novas infraestruturas, aproveitando ao máximo as ajudas comunitárias disponíveis. Entre os projectos em carteira, João Lourenço salientou a construção de uma avenida na Fajã Grande e a criação de casas-museu em várias freguesias para preservar a memória do concelho.

João Lourenço reconheceu que, se fosse hoje, alguns dos projectos executados nos últimos anos com a ajuda de fundos europeus poderiam ser outros, mas admitiu que os financiamentos comunitários se revelaram essenciais para o desenvolvimento de uma ilha que é penalizada pelo seu duplo afastamento, em relação à Europa e às ilhas das mais populosas do arquipélago.


Notícia: «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

17 comentários:

Anónimo disse...

nem vale apena dizer nada

Pato Bravo disse...

Verdade seja dita,João Lourenço também possui muitas virtudes,não é só defeitos que se deve apontar ao homem.As Lajes cresceu nos últimos anos, e espero e desejo que assim continue.Aliás, as Lajes nos últimos 30 anos sempre teve melhores Presidentes em relação a Santa Cruz...

Jota disse...

Por muito bem intencionadas que
sejam a criação de algumas
inrfraestruturas,como pólos
museológicos,avenidas marginais,
piscinas aquecidas e uma coisa
que dizem ser uma marina...
Isso de pouco,ou nada serve para
manter ou atrair pessoas se não
houver trabalho,se não forem
criadas empresas pela sociedade
civil.
Quantos jovens sairam nos ultimos
anos e quantos estão na calha
para ficarem fora da ilha depois

de acabarem os respectivos
cursos?
Ou será que vão voltar para
passarem os dias na piscina ou
passear na avenida?
Aquilo que salta à vista é que
não há uma regeneração positiva
na sociedade Florentina.
Os mais velhos estão acomodados,
os que foram estudar para fora,e
se algum regressar será para um
departamento ligado ao estado.
Restam alguns jovens que na sua
maioria pouco há a esperar deles
em termos de inovação.

Com esta forma de fazer política,
sem estratégia de futuro, quer
por parte das autarquias, quer do
governo, tentando nos adoçar a
boca com política de fachada.

Acho que estamos num "beco sem
saída"
Ou se calhar a saida é mesmo ir
daqui para fora...

Anónimo disse...

Convém sempre lembrar que este mes de julho era o mes da visita do governo ás flores. Queria aqui deichar um apelo aos senhores deputados pelas Flores para não esquecer de pedir ao Governo o que à muitos anos estamos à espera o Centro de SAÚDE nas Lajes das Flores. Assina o sempre atento para o melhor do Concelho das Lajes.

Anónimo disse...

"Entre os projectos em carteira, João Lourenço salientou a construção de uma avenida na Fajã Grande e a criação de casas-museu em várias freguesias para preservar a memória do concelho"

Alguém me explica, como coisa que eu fosse burro, em que é que estas "extraordinárias" medidas, fixam jovens nas Lajes?

A já célebre "piscina aquecida sim. Vai fixar muitos e muitas, na desinfecção com cloro e limpeza de musgos.

E é em ideias destas que assenta o nosso desenvolvimento.

SOCORRO!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Inventariar os nossos pontos turisticos.
Estudar as nossas potencialidades turisticas.
Divulgar as nossas potencialidades turísticas.
Fomentar a actividade pesqueira, garantindo postos de frio e escoamento do pescado.
Aperfeiçoar a actividade agricola, apostando na qualidade e nas nossas características de pureza ambiental únicas.

Ter juizo no ordenamento do território, evitando zonas de risco e construindo de harmonia com a natureza.
Potenciar a criação de empresas pelos nossos jovens, vocacionadas para prestarem serviços nas Flores e no arquipélago.

Façam chegar isto ao presidente da Camara das Lajes sff.

Anónimo disse...

Eu sou contra as estas cagadisses de museológicos nas freguesias que só tem coisas repetidas e gasta-se sacas de dinheiro e não trás valor nenhum ao concelho. A Camara está entressada em guardar o Património antigo do Concelho faça um museu nas Lajes, e ai sim com um ou dois empregados a tempo inteiro mostrar ao turismo. Assina o sempre atento para o melhor do concelho das Lajes.

Anónimo disse...

O/A "sempre atento para o melhor do concelho das lajes" devia ser presidente da camara... (cepo)

Anónimo disse...

nunca se sabe se um dia concorro a presidente da camara das lajes, para mostrar a quem me chama cepo como se fazem as coisas. assina o sempre atento para o melhor do concelho das lajes.

Anónimo disse...

mais um mes está pronta a marina das flores localizada nas lages.

Anónimo disse...

Noticia chegada á minha redacção. Informo que em poucos dias chegará às Lajes das Flores o barco de passageiros carregado de turistas.Assina o sempre atento para o melhor do concelho das Lajes.

Anónimo disse...

Eu já não vou ás Flores à trinta e tres anos e este ano faço conta de a vizitar. Fala-se muito da Marina nas Lajes das Flores aqui no canadá e espero que seja uma Marina tanto grande como a de Ponta Delgada São Miguel é pela Flores onde passa os Iates vindos da América do Norte.José António.

Anónimo disse...

Chamas aquilo uma marina? Aquilo não passa de um PEQUENO porto de recreio para embarcações locais. A verdadeira marina ainda está para ser feita...

Anónimo disse...

Boa tarde amigos. Pedido!Este pedido já eu ando à muitos meses para o fazer, mas umas vezes por falta de tempo outras por esquecimento.Quero então dizer que hoje em dia muitos dos turistas andam com a casa às costas, por isso pedia ao Senhor Presidente da Camara das Lajes das Flores que manda-se construir um parque de campismo nas Lajes para melhores condições a quem nos visita. Assina o sempre atento para o melhor do Concelho das Lajes.

Anónimo disse...

este anónimo das 13,52 até me faz rir quando diz que a verdadeira marina está para vir. espera á sombra para não te queimares com o sol.

Anónimo disse...

É impossível para os jovens formados fixarem-se no Concelho das Lajes! O Concelho não tem oferta de emprego ... mas mais triste que isso, são aqueles que tentam fixar-se no seu Concelho e são completamente "bloqueados" pelo Exmo. Sr. Presidente do Município. Como é do conhecimento geral, o Município é uma das únicas fontes empregadoras, mas só lá têm lugar aqueles que são do interesse pessoal do Exmo. Presidente, ou entao aqueles que não oferecem qualquer tipo de novidade, que simplesmente concordam e aceitam as ordens do citado. Se alguém tiver uma boa formação, for empenhado e inovador...esse alguém simplesmente não serve porque oferece "resistência" a determinadas situações. Não se pode negar que já foi feito muito pelo Concelho, mas a verdade é que se o Exmo. Sr. Presidente tivesse uma mente mais "aberta", estivesse disposto a aceitar ideias inovadoras, concerteza que teríamos muitos mais jovens a fixar-se no seu Concelho. Contudo, com esta política movida apenas por interesses de supremo controlo, por um tradicionalismo excessivo, o mais normal é que cada vez existam menos jovens a fixar-se nas Lajes e, ainda mais triste que isso, a cada vez terem menos gosto em deslocar-se até a Vila das Lajes...

Anónimo disse...

turismo de qualidade sim agora turismo de campismo? pra quê? turistas de pé descalço que só comem uma sande e bebem um sumo?? pra longe que desses já cá temos a mais... e eu quero é que o senhor presidente trate de multar quem deita lixo e faz lixeiras por todo o lado, que faça o saneamento e DEPRESSA QUE QUEREMOS OS ESGOTOS TRATADOS E DEPRESSA, queremos que a qualidade da água seja verificada e quero UM CENTRO DE SAÚDE COMO DEVE SER ..
deixem-se de tretas turistas e coisas dessas . primeiro nós que quero viver de forma decente na minha terra