'Saudades dos Açores' já permitiu deslocação de cerca de cem emigrantes
O programa 'Saudades dos Açores', criado em 2003 pelo Governo Regional, já permitiu a deslocação ao arquipélago a cerca de uma centena de emigrantes que há mais de duas décadas não se deslocavam aos Açores por motivos económicos.
Esta iniciativa, promovida pela Direcção Regional das Comunidades, destinava-se inicialmente a emigrantes nos Estados Unidos da América e Canadá, foi posteriormente alargado às Bermudas e este ano passou também a abranger o Brasil, proporcionando uma estadia nos Açores de cerca de uma semana.
Este ano, segundo revelou a directora regional das Comunidades, Maria da Graça Castanho, foram apresentadas 31 candidaturas, das quais 15 oriundas dos EUA, 10 do Canadá e as restantes 6 do Brasil. Maria da Graça Castanho salientou que, tendo em conta o número limite de participantes, foram excluídas 11 candidaturas, pelo que se deslocam aos Açores 20 emigrantes dos EUA, Canadá e Brasil.
Estes açorianos que emigraram e não visitam o arquipélago há mais de 20 anos, estarão nos Açores entre 5 e 13 de Novembro, sendo 19 naturais de São Miguel e apenas um de Santa Maria, revelou a directora regional das Comunidades.
Notícia: «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!
2 comentários:
Sinto muito por estas pessoas que em 20 anos não conseguiram fundos para voltarem aos Açores.
A vida nem sempe corre bem a todos. Ás vezes hà falta de saude outras vezes de vontade.
Ho das 02.01 ja não leva muitos anos para voltar a vir aos tempos em que os barris vinham carregados de roupa e comida para matar a fome, e ainda vais fazer calos a trabalhar a terra se quizeres comer.
Enviar um comentário