domingo, 21 de outubro de 2012

Não se sabe quem vê a RTP Açores...

Não há dados oficiais de audiências que permitam saber quantas pessoas vêem a RTP Açores e a RTP Madeira. Num momento em que se debate o futuro dos canais regionais, não há forma de perceber que impacto têm as 6 horas de emissão diárias nos habitantes das ilhas.

Fonte oficial da MediaMonitor Marktest explica que «a medição de audiências é efectuada em Portugal Continental; as ilhas estão excluídas». Contactada pelo semanário «Sol», a RTP também não avança dados sobre quem vê o quê na Madeira e nos Açores.

"Poucos açorianos se dariam conta, no próprio dia, se Lisboa simplesmente mandasse fechar a RTP Açores amanhã", admite o jornalista Joel Neto. Natural da ilha Terceira, o colunista do «Diário de Notícias» defende, no entanto, que manter um canal regional é essencial: "Quanto mais avança a globalização, mais sentido faz a televisão de proximidade".

Joel Neto também não poupa críticas à programação da RTP Açores: "Nos últimos anos, sob a direcção de Pedro Bicudo, houve dezenas e dezenas de horas em horário nobre ocupadas com a retransmissão de concertos dos anos 80 e 90". Por isso, o jornalista acredita que é preciso reforçar o investimento com "mais meios técnicos e humanos", para voltar à época em que a RTP Açores tinha "um papel essencial na consolidação da autonomia".

Apesar de todos os cortes feitos pela [anterior] administração de Guilherme Costa – que limitou a emissão regional a 6 horas diárias –, o serviço público da RTP Açores custa 8 milhões de euros por ano e emprega 149 funcionários nas suas nove ilhas – que custam 5,5 milhões.

A distribuição da emissão da RTP 1 nas ilhas faz com que os dois arquipélagos sejam os únicos locais do país onde a população tem acesso a cinco canais gratuitos. Apesar disso, a Zon revela que «as taxas de penetração entre o Continente e as Regiões Autónomas são comparáveis». De resto, a televisão por cabo começou por ser implementada como projecto-piloto nas ilhas. No entanto, nem a Zon nem a Meo revelam quantos clientes têm nos Açores e na Madeira.


Notícia: semanário «Sol».
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

A RTP-Açores se tivesse administrações com juizo, tinha-se voltado para os Açores. Os Açores grandes, com dois milhoes de almas, que vão desde o Brasil ao Corvo, passando pelas prósperas comunidades dos Estados Unidos e Canadá.
Através de satélite, devia-se ter apostado na missão histórica de unir todos os Açorianos à volta dos seus valores.
Não houve juizo, nem saber, nem querer.

Anónimo disse...

Belo e profundo comentário o das 22.45.parabéns.
N.F.

Anónimo disse...

Bom comentário.

Fique se ja sabendo na minha casa há pelo menos 2 pessoas que veêm RTP-A, nem que seja só para ver a metereologia e as noticias, pois de resto, depois da redução do horário de produçao própria há pouco que cative os telespectadores Açoreanos.