quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Chegou o novo barco de transporte de passageir@s entre as ilhas do Corvo e das Flores: "Ariel" já navega

A população da mais pequena ilha dos Açores festejou esta quarta-feira [ontem] a chegada da nova embarcação, destinada ao transporte de passageiros entre o Corvo e as Flores, "um sonho antigo tornado realidade" por 750 mil euros.

Baptizada "Ariel", a nova embarcação cabinada, com capacidade para 12 passageiros e dois tripulantes foi mandada construir pelo Governo [Regional] açoriano nos Estaleiros Navais de Peniche para "melhorar as acessibilidades" entre as duas ilhas do grupo Ocidental do arquipélago.

O Secretário regional da Economia, que falava na cerimónia de baptismo do novo barco no Corvo, adiantou que até ao final de Setembro, a título experimental, serão realizadas duas viagens por dia durante cinco dias por semana.

"A partir de Outubro, o número de ligações será repensado, tendo em atenção a procura e a necessidade de possibilitar as ligações aéreas com o exterior", afirmou Duarte Ponte.

O acesso à mais pequena ilha do arquipelago, onde residem cerca de 400 pessoas, só pode ser feito por via marítima ou aérea, através dos voos da SATA que se realizam às segundas, quartas e sexta-feiras.

O novo barco, que o Executivo Regional decidiu mandar construir em Maio, será gerido pela AtlanticoLine, a empresa de capitais públicos encarregue do transporte marítimo de passageiros entre as ilhas açorianas.

O "Ariel", com 12 metros de comprimento, tem dois motores propulsores de 425 cavalos, uma autonomia de 1.200 litros de combustível e pode atingir uma velocidade de 23 nós.

Segundo Duarte Ponte, a nova embarcação ficará sedeada no Corvo e estará sempre disponível para, em caso de emergência, apoiar os cerca de 400 habitantes da ilha.

Para o presidente da Câmara Municipal do Corvo, o socialista Fernando Pimentel, "hoje é um dia de festa na ilha", porque foi cumprido "um sonho de muitos anos" que vai permitir aproximar as duas ilhas vizinhas.

"Estou muito satisfeito por estar a viver este dia, até porque sempre reivindiquei este barco", afirmou à Agência Lusa Francisco Pimentel, alegando que a nova embarcação confere "mais conforto e segurança aos passageiros".

Até ao momento as ligações marítimas entre as duas ilhas eram feitas através de semi-rígido, com capacidade para 10 pessoas, mas que segundo o autarca "não tinha muito conforto e em dias de mau tempo os passageiros chegavam todos molhados ao seu destino".

O preço do bilhete de ida e volta custa 20 euros, valor que já era praticado no semi-rígido, indicou o autarca, acrescentando que as viagens com a ilha das Flores começam quinta-feira [hoje].

"Esta tarde [de ontem] o barco está a realizar viagens gratuitas à volta da ilha do Corvo para a população conhecer o Ariel", revelou.

Notícia: «Diário Digital» e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

37 comentários:

Anónimo disse...

Ainda hà jabardos que falam mal do governo regional é mesmo uns caras sem vergonha. andei a votar psd no tempo do mota amaral e nunca nada fez por nós mas finalmente os corvinos e florentinos estão de parabéns com este barco só tenho agradecer ao governo Carlos Cesar. Obrigado Governo Regional assina José Antonio Florentino ausente.

Anónimo disse...

ditadores são iguais ou piores que no tempo do mota amaral... e são uns porcos comem na mesma gamela...
falta uma voz que sem medo e vergonha possa discutir na assembleia os problemas das flores e esta alguém é o paulo valadão

Anónimo disse...

oh camarada manel tem cuidado porque o psd já preparou a festa de santo antónio o jf já deu as vacas e não quer a banda da fajanzinha lá, o psd manda a filarmónica do corvo... o canalizad da camara o paul aponhalou nos pelas costa agora é todo jf ....
o jf quer que aquilo seja em grande...

Anónimo disse...

Ó Zé, antigamente votavas ppd, agora votas ps, ó Zé tu procuras algo...

Anónimo disse...

Em vésperas de eleições até admiro não terem contratado o n/m paquete "Funchal"...

Anónimo disse...

O Governo Regional descobriu a galinha dos ovos de ouro. Qual é o objectivo? Evitar os vôos entre as Flores e o Corvo? Os turistas é que vão ficar contentes: ja pagam centenas de euros para viajar com a SATA até às Flores e ainda vão ter de pagar mais 20 euros para chegar ao Corvo. Magnifico!!!

Anónimo disse...

mas expliquem lá quem esse jf,será um que herdou umas grandes heranças fez uns negócios a favor dele com as vacas do martins e rebelo e tem a mania que é valente

Anónimo disse...

desconheço quem colocou a noticia no forum mas ja agora aproveito para deixar aqui um pequeno (grande) reparo, o nome do presidente da camara do corvo é Fernando Pimentel e não como é mencionado.

Anónimo disse...

Tem razão.Correcção feita.

PH

Anónimo disse...

Este barco vai ser uma grande despesa para o Governo Regional, no inverno vai estar parado a maior parte das vezes. Aliás, o Governo regional não deveria estar a competir com os privados! Realmente em vespera de eleições dá-se tudo: é vacas, é barcos, é Kit autonomico ... sabe-se mais o que! Eu voto em branco pois são todos uns bananas e no Pereira banana jámais! Arranjou trabalho pro filho e o meu anda em S. Miguel a dar o litro na privada! Era o que mais faltava!

Anónimo disse...

não há vergonha nenhuma ppd ps ou pp é a mesma coisa... o paulinho das feiras sim o portas vem ás flores para dar força ao companheiro paulo rosa..... é preciso ter lata o pessoal ainda nao se esqueceu a merda que ele fez venha ele porque assim já o pessoal só se deixa enganar se quizer.... a bram bem os ollhos. não se deixem eludir

Anónimo disse...

pois eu continuo a dizer vou votar paulo valadão tem coragem de enfrentar o cesar e todos os cães que por lá andam...

Anónimo disse...

vá valadão o pessoal cada vez mais está ctg... e o voto é secreto

Anónimo disse...

Eu como natural das Lajes e viver na mesma freguesia a meu ver foi uma grande obra do Governo Regional este Barco de pasageiros que vem benefeciar tanta a Ilha do Corvo como a Ilha das Flores ficando estas duas Ilhas de parabéns pelo excelente barco.

Anónimo disse...

mas este sr. secretário é burro ou quê? então diz que quando os doentes do corvo precisarem sair de maca já tem barco,mas afinal um doente em maca nãao tem que vir para as flores, pois os florentinos quando estão doentes a sério têm que sair de cá, o que vem os corvinos fazer para cá se só temos o centro de saúde, que trabalha a meio gás?
Tanta ignorancia vai NESTE GOVERNO.
Vamos ver quanto tempo dura esta lancha? Na mão dos corvinos vai ter pouco futuro, estão a velos comprir hohários e regras ? mal empregado dinheiro! isto é um brinquedo novo, agora que o tempo está bom, mas quando a hora mudar, e as vagas crescerem , vai ser giro.
Vou pagar pra ver.DEIXEM PASSAR AS ELEIÇÕES E VEREMOS...

Anónimo disse...

BOA NOTICIA! Espero bom futuro para o transporte dos passageiros do corvo e das flores, mas já havia outros transportes, não com os dinheiros do governo regional, que para menos de 400 almas teve que arranjar um transporte especial, lá tranbalha-se muito, e levantam-se muito cedo, os corvinos, são bons a pedir, burros são os que lhes dão ouvidos.A LANCHA estava mesmo a fazer muita falta, talvez para levar cerveja bastante para os corvinos , pois segundo as estatisticas, o corvo é a ilha que bebem mais cerveja.
DESTA LANCHA AINDA OUVIREMOS FALAR MUITO, OU EU MUITO ME ENGANAREI?
EM VESPERAS DE ELEIÇÕES VALE TUDO, E OS OPURTUNISTA, NÃO PERDEM UMA.
SERÁ QUE O MARINHEIRO JÁ APRENDEU A NADAR? E O MESTRE QUE EMBARCAÇÃO JÁ CONDUZIU? ALGUM TRATOR ? VENHAM AS GRANDES VAGAS E VEREMOS SE A FESTA CONTINUA. A PROCIÇÃO AINDA VAI NO ADRO.AVANTE CAMARADAS.!!!!!!!!

Anónimo disse...

HÁ aqui mtuita malta que só fala no PAULO VELADÃO ! O QUE será que ele fez pelas flores assim tão importante? além de engrossar a conta bancaria? SÓ pode ser alguem que ainda acredita no pai natal? os politicos ,só desejam poder, assédio, tratamento vipe, e bons salarios.AINDA há burros que acreditam neles?ENTÃO NÃO VÊEM QUE ELES SÓ SÃO SIMPATICOS EM VESPERAS DE ELEIÇÕES. DEPOIS QUEREM DISTANCIA DO ZÉ POVINHO.

Anónimo disse...

vocês não vêem que eles até meteram a dra EMILIANA nas listas para juntar vOTOS, devem estar a sonhar!!!ELA NÃO LEVA UMA DÚZIA, O ZÉ GABRIEL VAI TRABALHAR PARA A ESCOLA QUE NÃO É DOENTE NEM RICO,e está em boa idade para trabalhar, isto de começar em novo já a preguiçar, é muito mau para o corpo, e para a saúde, criam-se maus habitos de preguiça.
tem paciencia zé, mas já recebeste uma boa maquia, a partir de 1o de outubro, vais ganhar um vencimento mais mudesto, mas com o suor do teu rosto e não tens que rastejar ao pé de ninguem.ESTÁS A FICAR UM POLITICO DE BARRIGA GRANDE COMO OS OUTROS, EO MANEL QUE SE ACAUTELE, QUE AS TANTAS TAMBEM FICA EM CASA.

Fórum ilha das Flores disse...

Numa notícia da «RTP/Açores» é possível ver um curto vídeo sobre o começo das viagens regulares entre as ilhas das Flores e o Corvo com a embarcação "Ariel".

Anónimo disse...

há muita malta que querem o paulo. não há muita malta é sempre o mesmo que escreve por si e pelos outros.

Anónimo disse...

há quem fale mal de o barco de passageiros ter cido entregue á tripulação do corvo. como se fala aqui por as lajes as coisas são entregues a quem mereçe.

Anónimo disse...

Finalmente os "burros" falam.. mas a caravana continua a passar... A noticia é: "Chegou o novo barco de transporte de passageir@s entre as ilhas do Corvo e das Flores: "Ariel" já navega". Os comentários seguintes falam de: Ataque aos Corvinos e intenções de voto para as próximas eleições. Se não houvesse barco não havia noticia e muito menos comentários despropositados. Temos pessoas para todos os gostos. Vejamos: "Vamos ver quanto tempo dura esta lancha? Na mão dos corvinos vai ter pouco futuro, estão a velos comprir hohários e regras ? mal empregado dinheiro!" Outro: "A LANCHA estava mesmo a fazer muita falta, talvez para levar cerveja bastante para os corvinos , pois segundo as estatisticas, o corvo é a ilha que bebem mais cerveja.
DESTA LANCHA AINDA OUVIREMOS FALAR MUITO, OU EU MUITO ME ENGANAREI?
EM VESPERAS DE ELEIÇÕES VALE TUDO, E OS OPURTUNISTA, NÃO PERDEM UMA.
SERÁ QUE O MARINHEIRO JÁ APRENDEU A NADAR? E O MESTRE QUE EMBARCAÇÃO JÁ CONDUZIU? ALGUM TRATOR ?" Mas será que ainda existem pessoas que para ter algum protagonismo têm de atacar os outros? Atacar quem não os ataca? Parece-me um acto de cobardia atacar outras pessoas, sendo estes também açoreanos. AH!! Gostava de conhecer o "anónimo". Pois parece ser o unico que dá a cara neste blog. Sejam homens e mulheres de corpo inteiro. Saudações Açorianas para quem merece ser Açoriano.

Anónimo disse...

em vesperas de eleições tudo vale... temos falta de um camarada que os denuncie a todos desde o pp, psd e aos do ps bandidos ....

Anónimo disse...

e também CDUs.

Anónimo disse...

naõ esses denunciam, sempre denunciaram o valadão sempre denunciou

Anónimo disse...

denunciam as vacas nas grotas.

Anónimo disse...

E as vacas mortas que entram no matadouro?!!! e muito mais que se sabe!

Anónimo disse...

Ter um barco destes para o torismo e terem o porto das poças com as condições de embarque de há cinquenta anos, assim não, fassam obra,continuam a ignurar o porto de mais movimento da ilha, assim não da PS

Anónimo disse...

ó pá então não vez que quando tiver pronta a casa de passageiros no porto das lajes vem tude para cá , para que é que queres obras no porto das poças era só gastar dinheiro inútil. isto deichou de ter utilidade. mantante calma e vai dando uns mergulhos e aparando aquelas tal rosquilhas que sai nos desgostos.

Anónimo disse...

Boa sorte e que seja uma mais valia para as populações.Felicidades para todos, com saudade.

Anónimo disse...

ò malta da Pesca desportiva ja temos o,PP que defende o porto de recreio nático para as poças
vale meu

Anónimo disse...

Porreiro pá! Esses para ser eleito até vendiam a mãe, e como sabem que nunca seráo governo até podiam prometer uma estação espacial na Lomba.

Anónimo disse...

há quem diga que precisa de obras no porto das poças por ser de grande movimento. Há! é verdade muito movimento que até o tubo do desgoto não consegeu dar escoamento de tanto movimento. Há! quando o mar está mau no Corvo o barco de passageiros vem é para as Lajes. é que Há! tantos movimento nas poças que não consegue encostar. saudações lagenses.

Anónimo disse...

Pois eles são todos simpaticos antes das eleições e depois querem distancia. É muito certo, está a falar do poder, do poder por voces experimentado aqui, PS e PPD, e lá PS, PPD e PP, este ultimo da ultima vez foi arisco... não é Paulinho? Aprendeste com quem?

Anónimo disse...

NÃO SERÁ ADMITIDO QUALQUER COMENTÁRIO QUE ESTEJA ESCRITO [com uma palavra que seja!] EM MAIÚSCULAS.

Mais parece a propaganda do governo. O que não falta nesta caixa de comentários são palavras em letras maiúsculas.

Fórum ilha das Flores disse...

car@ últim@ comentador@ anónim@,

este nosso "aviso" [que você acima transcreveu] apenas está a encimar a nossa caixa de comentários desde que notámos haver demasiados abusos na escrita de palavras em maiúsculas nos comentários escritos no «Fórum ilha das Flores». mas este nosso aviso não teve quaisquer efeitos retroactivos, obviamente apenas teve efeito após a sua publicação e anúncio a tod@s @s que aqui deixam o seu comentário...

saudações florentinas!!
NF

Anónimo disse...

Qual é o IMO desta embarcação?