segunda-feira, 1 de setembro de 2008

EDA vai construir uma nova Central Termoeléctrica na ilha das Flores

A empresa de Electricidade dos Açores, S.A. e a Siemens, S.A. assinaram [na passada semana] o contrato relativo à empreitada de construção da nova Central Termoeléctrica das Flores, no valor de 12,4 milhões de euros, formalizando-se em simultâneo a consignação dos trabalhos.

De acordo com fonte da empresa açoriana, a razão fundamental deste projecto foi, por um lado, a necessidade do aumento da potência térmica instalada, para fazer face ao crescimento constante da procura de electricidade na ilha das Flores, de forma a garantir a quantidade e qualidade do seu fornecimento, e, por outro, a impossibilidade deste aumento de potência já não poder ocorrer na actual central mista térmica–hídrica de Além Fazenda, por falta de espaço disponível e de condições de segurança em caso de acidente.

Nesta primeira fase, a nova Central Termoeléctrica da ilha das Flores será constituída por 5 grupos termoeléctricos Diesel, sendo 2 novos grupos da marca MAN, com uma potência unitária de 956 kW, e mais 3 grupos a transferir da actual Central de Além Fazenda, com potências unitárias de 1x810 kW e 2x500 kW. A transferência dos grupos será efectuada após a instalação e arranque dos grupos novos, de modo a não comprometer o normal funcionamento do sistema electroprodutor da ilha das Flores.

Com a conclusão do projecto, prevista para Abril de 2010, a potência instalada na nova Central Termoeléctrica das Flores será de 3.992 kW, representando cerca de 48% da capacidade de produção instalada na ilha (15% da potência corresponde ao Parque Eólico, com 600 kW instalados, e 37% relativa à potência hidroeléctrica [da Central de Além Fazenda], com 1.480 kW).

A mesma fonte refere que para além desta infra-estrutura produtiva que agora se inicia, estão previstos mais dois grandes investimentos na ilha das Flores, neste caso no âmbito das energias renováveis, designadamente o novo Aproveitamento Hidroeléctrico da Ribeira Grande, com uma potência instalada de 1.134 kW, e a reabilitação e automatização da Central Hidroeléctrica de Além Fazenda, com cerca de 1.500 kW.

Notícia: «Diário dos Açores» e «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

23 comentários:

Anónimo disse...

estes engenheiros e projectistas da eda em conjunto com os nossos governantes tanto locais como regionais são um ABISMO .Em pleno século XXI é das maiores estupidezes que já vi , aproveitem a água que corre para o mar e ovento e deixem -se de tretas

Anónimo disse...

alguem sabe-me dizer onde vai ficar esta nova central.

Anónimo disse...

Vai ficar nas lajes, acima do estaleiro da Somague

Anónimo disse...

obrigado amigo pela imformação.

Anónimo disse...

Inacreditável!

Anónimo disse...

Inadmissível!

Anónimo disse...

Construir um hotel de 4 estrelas antes de construir um aeroporto internacional, embora extremamente caro, justificar-se-á para albergar os políticos que se lembrem de cá vir passar uns dias, ou para umas festas de fim de ano; Agora construir uma central termoeléctrica numa ilha que, segundo alguns textos científicos, pode ser auto-suficiente com energias renováveis, não lembra nem ao mais senil dos tresloucados. Tenham juízo!

Anónimo disse...

Espero ansiosamente que surja um movimento cívico com capacidade suficiente para embargar este disparate.

Anónimo disse...

Sugiro ainda que o embargo não seja feito por fazer, mas sim no sentido de obrigar as entidades competentes a substituírem a execução deste disparate, pela execução de um projecto em que, com apenas energias renováveis (eólica e hidroeléctrica), se alcance a potência instalada pretendida dos cerca de 6000 kW.

Anónimo disse...

Apelo ainda a que não se transforme o embargo a este disparate num acumular de estudos intermináveis que adiem a instalação da potência necessária até ao ponto de ruptura, lembro o que se passou com o aterro sanitário, o que se pretende de facto é instalar a potência adequada às necessidades da ilha, mas aproveitando o que o meio ambiente tem para nos oferecer e não contribuindo para a sua destruição, ou seja, instalar a referida potência, sim, mas de uma forma inteligente.

Anónimo disse...

queremos é a central nas lajes sejo de que maneira e toda a vida vi centrais a nafta e a gasoleo e ninguem morreu. quanto ao anbiente foi mais um tacho que nunca deveria ter existido e é por arranjarem tachos para isso tacho para aquilo é que este país está de cú para o à.

Anónimo disse...

inteligencia é coisa rara na cabeça de quem decide a central, presumo que tem o intestino grosso ligado ao cérebro

Anónimo disse...

achas que não tenho razão naquilo que escrevi, tambem deves ser um fraco de memoria com estas conversas tolas presumo que o meu cão é de certeza mais inteligente do que tu.

Anónimo disse...

Se calhar deviam informar-se melhor antes de falar.

Anónimo disse...

eu sei de alguns beneficios que essa central vem fazer nas flores e em especial nas lajes mas há dois ou tres animais de santa cruz que querem é tude para lá e tem um presidente da camara que tem feito tanto pelo concelho e ainda só falam é mal.

Anónimo disse...

as Lajes està em grande desenvolvimento ñao a duvida viva ao carlitos

Anónimo disse...

e é já no dia 16/9/2008 pelas 10h que será aberto as propostas dos concorrentes à marina nas Lajes, e com essa cental nova e com a priscina que o joão quer, tambem com o inicio do lar de idosos é só desnvolvimento nas lajes .e ainda há mais para fazer mas o segredo é a alma do negocio.

Anónimo disse...

sou das lajes e continuo a achar a central mais uma grande mas mesmo grande asneira ,qualquer dia lembram-se de lançar a concurso uma central nuclear ,são mesmo umas cabeças iluminadas pela escuridão

Anónimo disse...

sou das lajes e vivo nas lajes contiuo achar que a central será uma grande obra e ajudará ao desenvolvimento das lajes e vai trazer grandes beneficios.

Nuno disse...

Inútil, inútil, inútil.
Como pode ajudar algo que vai tornar uma ilha já de si isolada completamente dependente num dos recursos mais importantes??

Anónimo disse...

não percebes nada disso nuno alves pereira.

Anónimo disse...

quando é que começa a montar a central eu não quero só promessas e esperar muito tempo é que o tempo é dinheiro

Anónimo disse...

Central é obra que nunca se acaba.
É UM FAZ E DESFAZ!!!!!!(obras SIEMENS,EDA.) É de loucos...