domingo, 21 de setembro de 2008

Partidos açorianos vão gastar mais de três milhões de euros na campanha eleitoral das Regionais/2008

Os partidos que concorrem às eleições [legislativas] açorianas de 19 Outubro vão gastar mais de três milhões de euros na campanha eleitoral, com orçamentos tão díspares que variam entre os três mil euros e os 1,8 milhões de euros.

Num total de 3.085.911,11 euros, os orçamentos das oito forças concorrentes (PS, PSD, CDS/PP, CDU, BE, PDA, MPT e PPM) já foram entregues no Tribunal Constitucional, como determina a lei.

De acordo com os documentos remetidos ao Tribunal, o PS/Açores, que suporta o Governo Regional desde 1996, é o que mais dinheiro tem para investir na campanha (1,8 milhões de euros), ou seja, quase dois terços do total de verbas que serão gastas até 17 de Outubro. Para conseguir este montante, os socialistas contam com a angariação de fundos (215 mil euros), a subvenção pública (460 mil) e os bens cedidos a título de empréstimo (100 mil), mas a maior receita vem da contribuição do PS nacional (um milhão de euros).

A seguir está o PSD/Açores, com 887 mil euros para investir na campanha, menos cerca de um milhão de euros que o PS/Açores. No caso dos sociais-democratas açorianos, 500 mil euros vêm do PSD nacional, os restantes 388 mil [vêm] da subvenção pública.

A CDU, com um orçamento de 180 mil euros, e o CDS/PP, com 135 mil euros, seguem-se na lista dos partidos com mais meios financeiros, ainda assim, muito longe das duas principais forças políticas regionais.

Do outro lado da balança estão os partidos como o Bloco de Esquerda, cujo orçamento não chega a 50 mil euros, assim como o Movimento Partido da Terra, que se fica por apenas 11 mil euros.

Mas os partidos mais pobres são o Partido Popular Monárquico (PPM) e o Partido Democrático do Atlântico (PDA). Os monárquicos só pretendem gastar 4.500 euros, ao passo que o PDA não vai além dos três mil euros, o orçamento mais modesto entre todas as forças políticas concorrentes.

Todas estas verbas têm diferentes fins, como explicam também os mandatários financeiros das oito forças políticas concorrentes. A maioria das verbas será gasta na concepção da campanha eleitoral, na contratação de agências de comunicação e na elaboração de estudos de mercado, bem como na promoção, comunicação impressa e digital e nos comícios, espectáculos e caravanas. O dinheiro que ainda restar destas iniciativas será aplicado na oferta de brindes e nos custos administrativos e operacionais.

Notícia: semanário «Sol»; adicionalmente leiam-se também as notícias do «Açoriano Oriental»: "PS/Açores diz que o orçamento para [a sua] campanha [eleitoral] fica muito abaixo do limite [legal]", "PSD/Açores vai gastar menos [dinheiro] do que orçamentou", "CDS-PP/Açores considera [que os] orçamentos de campanha [eleitoral são] escandalosos".
Saudações florentinas!!

10 comentários:

Anónimo disse...

Pois. E isto é só para distribuir o lixo. Não está aincluida a recolha, pois essa, é com as autarquias. E essas recolhem tarde e a más hors. Por enquanto ainda só há cartazes do Alentejano do Faial do Corvo, mas não tarda nada, vai ser o Gordo da Rua da Aresta, do Garanhão dos Cedros, das da Fazenda das Lajes, etc.

Anónimo disse...

esse dinheiro daria para arranjar as estradas que estão mal mas nessa altura é só gastarem e sem proveito acreditem que se fosse das algibeiras dos concorrentes não havia cartazes nem ofertas mas é só corrupção todos se governam com o que é dos outros e nos os tolos vamos deitar o x no quadrado depois eles não nos conhecem mais é so nas eleiçoes que apertam a mão e fazem-se de santinhos a pedir como se não tivessem pão para comer pobres de espirito

Anónimo disse...

Onde andam os guardas da naturesa,os serviços do ambiente que não veem o lixo que estam deitando a ribeira do cascalho e tudo vai parar ao mar,só veem é os pobres agricultores,como diz o velho ditado mais gatos mais ratos

Anónimo disse...

e o partido do governo que orçamenta isso e gas mts mais dos açorianos indiretamente...

Anónimo disse...

e os lixos das lixeiras????? que vão para o mar....

Anónimo disse...

afinal quem e a lista cdspp?nao era apresentada aí nas flores este fim-de-semana?

Anónimo disse...

Grande ladroagem.
O partido do governo andou a estarraçar durante todo o ano os impostos dos contribuintes a fazer campanha (vide o kit autonómico) e agor ainda vão ter milhões de subvenções públicas para poluir o ambiente com lixo, barulho e cuspo!

Anónimo disse...

ó mamão tens inveja do meu progesso trabalha malandro.

Anónimo disse...

nota-progresso!

Anónimo disse...

Ó anónimo do dia 22 ás 10h03:
Anadam a mamar e a nanar...