quarta-feira, 8 de maio de 2013

XI Sopas de Espírito Santo da AAiF

A Associação Amigos da ilha das Flores (AAiF) promove no próximo dia 12 de Maio [domingo] a sua XI edição das Sopas de Espírito Santo à moda das Flores, que terá lugar no Salão Paroquial de São José, em Ponta Delgada (São Miguel), pelas 13 horas.

Esta actividade de cariz cultural integra o plano de actividades da AAiF para 2013, ano em que assinala o seu décimo aniversário, enquadrando também os seus principais objectivos de promover o bem estar dos naturais da ilha das Flores e daqueles com quem vivem, bem como realizar acções que promovam a própria ilha.

Do programa desta actividade constam os preparativos no sábado, com a benção da carne, do pão e do vinho, além da alvorada pelos foliões de Espírito Santo, enquanto que no domingo terá lugar a procissão com as coroas e bandeira de Espírito Santo, acompanhadas pelos foliões, do Salão Paroquial para a Igreja de São José onde será celebrada missa às 11 horas.

Pelas 13 horas serão servidas as tradicionais Sopas de Espírito Santo à moda das Flores, que serão confeccionadas pelos cozinheiros António Eduíno Eduardo e Serafina Eduardo, vindos da freguesia da Fajãzinha da ilha das Flores. Além das Sopas, haverá também carne assada, massa sovada, arroz doce e uma prova de queijo oferecido pela UniFlores.

Tempo ainda para as habituais rifas e arrematações, bem como para animação pelos grupo de foliões do Espírito Santo, que este ano é constituído por florentinos residentes em São Miguel, que aceitaram o desafio da direção da AAiF para constituírem um grupo de foliões à moda das Flores. Desta forma se contribui para preservar esta peculiar tradição cultural dos Açores e das festas de Espírito Santo.


Notícia: «Açoriano Oriental», «Diário dos Açores» e «Açores 9».
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Nas festas do Sr. Espirito Santo, não se fecha as portas a ninguem.
Também quero umas sopinhas.

Anónimo disse...

Isto é que é cultura;

Anónimo disse...

E andam os lavradores das Flores cheios de dificuldades ,e a fábrica ainda tem a coragem de oferecer queijo para os comilhões deviam era ter vergonha e pagar mas era a dobrar,muitos dos que vão comer estes queijos quando chega á altura das rendas já no dia anterior a expirar a mesma estão a ligar a perguntar pela mesma não sabem ver as dificuldades dos outros e agora ainda vem sugar o trabalho destes vão mas é pastar , e não usem o Divino Espirito Santo porque este sim não tem nada a ver com esta maneira de ser ,Viva o sr Espirito Santo

Anónimo disse...

Credo!

Anónimo disse...

Para o sr. Anónimo das 7h29

É mesmo, veio um contentor de 40 pés cheio de queijo à borla para dar aos sócios da associação, vai dar 6 queijos tipo prato e 2 daqueles tipo pneu a cada sócio. Eu já tenho os meus em casa e no domingo vou almoçar de borla porque a associação agricola tambem pagou a vaca, e, o leite para o bodo foi dado pelo Martins e Rebelo.
E uma velhinha da Fajã mandou uma saca de feijão para no fim, quando tivermos bem comidos e bebidos,dar-mos umas bufas para tu cheirares!

Anónimo disse...

Em resposta ao comilhão anónimo das 19:35 do dia 10/05/2013 , és um grande ignorante pois nem sabes que o queijo grande se chama em qualquer parte da região "queijo grande tipo ilha" é por estas e outras que estás a dar grandes bufas, mas já sei qual o teu problema tens o intestino grosso ligado ao cerebro e mais não digo.

Anónimo disse...

Credo!