sábado, 8 de junho de 2013

Aprovado novo ordenamento das lagoas

O Governo Regional aprovou [no passado dia 21 de Maio] o plano de ordenamento das bacias hidrográficas das lagoas da ilha das Flores, passando cinco delas a ser classificadas como de "utilização protegida" e outras três de "utilização condicionada".

”As lagoas Branca, Negra, Comprida, Funda e das Patas são classificadas como de utilização protegida, atendendo às suas utilizações actuais e previsíveis, mas também à necessidade de salvaguardar os seus valores ecológicos”, lê-se no comunicado do Conselho do Governo dos Açores.

Quanto às lagoas da Lomba e Rasa, são classificadas “como de utilização condicionada, atendendo aos condicionamentos naturais, que aconselham a imposição de restrições às actividades secundárias, nomeadamente por apresentarem uma superfície reduzida”.

Segundo o Conselho do Governo Regional, este plano “visa a concretização de um modelo de ordenamento que garanta a salvaguarda da integridade paisagística das bacias hidrográficas das lagoas, através da compatibilização dos usos e actividades com a proteção, valorização e requalificação ambiental das lagoas, nomeadamente ao nível da qualidade das águas”.

O Conselho do Governo aprovou ainda medidas que visam responder a estragos provocados pelo mau tempo na ilha das Flores em estradas e linhas de água. O executivo açoriano decidiu também fazer trabalhos de conservação e limpeza de 40 quilómetros de caminhos rurais e florestais na ilha.

O Governo Regional decidiu também avançar com projectos para a construção de uma rotunda na vila das Lajes, para um sistema de abastecimento de água a parcelas agrícolas na Caveira e para a proteção costeira da zona do Hotel ServiFlor, em Santa Cruz.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta muito dificil de aprender ,não conheço lagoa nemhuma das patas ,cconheço sim " poço das patas" ou em alternativa" poço da alagoinha" ,se não sabem não é vergonha perguntar ...