sábado, 1 de junho de 2013

Estudos sobre o fim das quotas leiteiras

O Comité das Regiões propõe ao Conselho e ao Parlamento Europeu que os Açores sejam contemplados nos estudos sobre os impactos do fim das quotas leiteiras, no âmbito de uma proposta apresentada pelo presidente do Governo Regional na sessão plenária que decorreu em Bruxelas.

Esta foi uma das propostas de alteração apresentadas pelo Governo Regional ao parecer do Comité das Regiões sobre o relatório da Comissão Europeia relativo à abolição do regime de quotas de produção de leite, que será agora entregue ao Parlamento Europeu e ao Conselho Europeu.

Por iniciativa do Governo Regional, o parecer “solicita a realização urgente de estudos complementares para avaliar o impacto territorial da supressão de quotas [leiteiras]” por grupos de países e regiões ultraperiféricas, como é o caso dos Açores, que produz cerca de 30 por cento do leite nacional.

Nas razões apresentadas, o Governo Regional alegou que as regiões ultraperiféricas, devido aos seus condicionalismos permanentes, como é o caso da insularidade, do grande afastamento e da pequena superfície, têm poucas alternativas às suas produções tradicionais.

O Governo Regional argumentou ainda que o “carácter único da produção de leite nos Açores constitui um dos motores principais da economia, da estabilidade social, da qualidade do meio ambiente e da ocupação do território” no arquipélago.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

Sem comentários: