segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Eira por concluir há cerca de dois anos

Tive o cuidado de andar pelo concelho das Lajes e não encontrei nenhuma outra eira por reconstruir... aliás, nem eiras e afins, nem merendários e afins, nem vigias da baleia e afins, nem miradouros e afins. Porque será que esta eira parou neste ponto há cerca de dois anos e nunca foi concluída? Aliás, a eira foi aterrada e como se não bastasse foi-lhe colocada um enorme penedo no centro, o que invalida qualquer boa intenção de utilizar aquele recinto.

Com este mandato autárquico a chegar ao fim - e sendo esta uma obra iniciada neste mandato - será que não haverá dinheiro, iniciativa, predisposição, determinação para a sua conclusão? Ou será que, uma vez mais, os cerca de 40 habitantes desta aldeia não justificam a conclusão da obra na eira? Ou será que por não haver nova recandidatura camarária já não tem interesse mais uns votos?

Posso afirmar que, desde o ano transacto, existem planos de carácter sócio-cultural para este espaço. Mas como poderia tal acontecer nestas condições? Quantas mais questões se levantam e que poderiam ser enumeradas... Mas será que vale a pena?

Devo esclarecer que quero parabenizar as freguesias e aldeias que têm os recintos que enumerei, pois considero uma mais valia quer para os habitantes quer para quem nos visita. Com certeza mais sortudos... Agradecimentos tambem às entidades que levaram a cabo os referidos trabalhos.


José Agostinho Serpa

5 comentários:

Anónimo disse...

mesmo que houvesse mais recanditatura os teus votos não eram a casa esta pronta.

Anónimo disse...

O bagoiço faltou.
As eiras, currais e palheiros são património com interesse em preservar. São parte da nossa memória secular, forjada com suor pelos nossos antepassados.
A qualquer altura são passíveis de recuperação e uso cultural.
O contexto autárquico português entretanto alterou-se. A doidura financeira de certas camaras, empurrou-as para empréstimos porque o dinheiro falta.

De estrutura agrícola mimada, porque repositório de carradas de cultura, a eira passou de moda e hoje não passa de um canto ermo, coberta de infestantes.

Anónimo disse...

O bagoiço faltou para pagar regimento de funcionários camarários que se convertem em votos...!
Ou seja investimentos culturais, ou em movimentos sociais, juventude etc etc não existe nas Lajes...E abafa-se problemas sociais para não ter que se investir por ai também... é a vida!

Anónimo disse...

Olá Sr. José, aproveito para lhe dar os parabéns pelo trabalho que faz por essa ilha.
Estou a escrever neste espaço, para alertar para uma situação vergonhosa que acontece na sua freguesia.
Admiro-me muito de o Sr. Ainda não ter visto.
Fizeram um curral para vacas no lugar da Pedra da Margarida e na lápide tem 3 nomes escritos.
Ora bem, segundo se sabe esta foi uma de três obras feitas em 4 anos de mandato dessa junta.
Sendo uma obra da junta, logo é uma obra de cariz publico com dinheiros públicos.
Mas o que acontece é que os 3 senhores, que levaram acabo essa obra (os atuais membros da junta de freguesia) e para que ninguém esqueça os nomes para o próximo ato eleitoral para a junta de freguesia que será a 13/10/2013, entenderam colocar os seus nomes (unicamente) em vez de ser feita a referência á Junta de Freguesia. Estas obras são as públicas, pois se não contarmos com algumas obras particulares levadas acabo pelos elementos da referida junta, os mesmos que tem o nome na referida placa do curral das vacas. (e os almoços e jantares feitos em vários pontos da ilha e que são pagos pela junta, através de facturação falsa passada por um cúmplice que, de quando em vez, faz uns serviços para a junta, mas que quando está com os copos fala o que não deve.
Bem, este é mais um exemplo de como existe um regime opressor, deficiente em democracia, do quero posso e mando, ordinário… aliás estes mesmos senhores, nas últimas eleições congéneres, pegaram nas pessoas que necessitavam de ajuda, levaram-nas ao local de voto e escreveram nas suas mãos a letra correspondente à lista a que pertenciam.
Isto só visto e filmado para que o testemunho seja passado para todos.
Sr. José, bem sei que não pode filmar na assembleia de voto, mas faça com que esta informação se espalhe na sua freguesia antes do próximo domingo

José Agostinho Serpa disse...

Olá Sr. Anónimo das 13.30, respeito o facto de se manifestar sob anonimato, assim como respeito o que diz.
Suponho que quando se dirige ao sr. José, que se refere a mim.
Bem, pois quanto aos nomes na placa e à situação, por si, alertada eu fui ao local e estou em condições e disposto a confirmar que é verdade e autêntico.
Em boa verdade fica-se sem saber de quem é aquela infraestrutura, se é daqueles senhores, ao do hierárquico público.
mas como já nada sabemos neste país, esta é mais uma icónica, mas que tenho a certeza que saiu dos impostos de todos nós.
Quanto às restantes afirmações, uma coisa é o que se ouve, e outra é ter provas.
Devo esclarecer que nas últimas eleições eu ainda não cá estava a morar, por isso nada provo ou sei.
Muito obrigado por este alerta.
José Agostinho Serpa