"Garagem" para embarcações de luxo?
Posição estratégica dos Açores e preços imbatíveis são armas para atrair proprietários ricos. Segurança na Marina de Ponta Delgada é o maior problema.
O caso do catamaran ‘Houbara’, actualmente estacionado na Marina de Ponta Delgada, é disso um exemplo. Propriedade de um industrial francês e até agora capitaneada por Nuno Alves Simas, esta luxuosa embarcação de 24 metros e 5 milhões de euros de custo - com design e tecnologia de ponta - chegou a São Miguel em Maio e cá ficará durante os três meses do Verão, “porque ao nível dos custos sai muito mais barato manter o barco nos Açores do que no Mediterrâneo, onde também é muito mais difícil encontrar lugar nesta altura do ano”, afirma o skipper açoriano.
E para se ter uma ideia dessa diferença, enquanto que nos tradicionais portos do sul de França uma diária para o estacionamento de uma embarcação de luxo pode custar facilmente mil euros, na Marina de Ponta Delgada a mesma diária não passará dos 100 euros, ou seja, dez vezes menos. Uma redução de preço que se torna ainda mais vantajosa se o proprietário da embarcação luxuosa fizer um contrato de três ou quatro meses, que é normalmente o período anual de paragem deste tipo de embarcações.
Nuno Alves Simas dá também o exemplo da Turquia, país onde trabalhou como skipper de um magnata da comunicação social durante algum tempo e cujas marinas eram muito usadas por proprietários ricos dos países da União Europeia por terem diárias mais acessíveis, deixando desta forma bastante dinheiro naquele país. O skipper açoriano sugere que as marinas açorianas se promovam nas muitas feiras ligadas ao iatismo privado e de ‘charter’ que decorrem na Europa. Nuno Alves Simas acredita que o mais difícil será trazer as primeiras embarcações, porque depois o ‘boca a boca’ fará o resto até porque, afirma, “dos Açores, ou se gosta, ou se gosta muito”.
Os Açores são um ponto estratégico no Oceano Atlântico na rota entre as Caraíbas e a Europa, para onde regressam na Primavera muitas das embarcações privadas de luxo para passar o Verão no Mediterrâneo. Por isso, a sua distância relativamente à Europa continental não seria um impedimento para os Açores serem uma ‘garagem’ de embarcações luxuosas. Contudo, o grande problema para que esta oportunidade de negócio se abra para os Açores é a falta de segurança que neste momento ainda existe na Marina de Ponta Delgada. Aliás, são mesmo necessárias obras de cerca de 3 milhões de euros para colmatar, quer a degradação de alguns equipamentos na zona do Clube Naval, quer a agitação marítima na zona das Portas do Mar.
Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!
4 comentários:
mais milhões para aquela marina que gastou mais de 50 milhoes a mais do que estava previsto, mas o governo nas ilhas pequenas faz é coisas pequenas porque dá poucos votos.
Última Hora.
Acaba de chegar à minha redação um comunicado em que informa que no Porto das Lajes das Flores a Aerogar de Passageiros encontra-se sempre fechada em dias da chegada e partidos do Navio Santorin ficando os Passageiros à chuva procurando nos contentores abertos abrigos. Como não estou na Ilha gostaria de saber quem é o responçavel para meter aqui no Jornal. Esta gar é para estar aberta em dias de Navio como acontece nas outras Ilhas.Assina o sempre atento para o melhor no Concelho das Lajes.
É vergonhoso como eu vi aqui neste porto as pessoas terem que andar às carreiras a fugir da chuva e a meterem-se em contentores com uma sala em boas condiões.
não quem é o anónimo das16,58 mas gostaria de o conhecer para lhe dizer que neste concelho das lajes precisava mais de pessoas iguais para escreverem o que de mau se passa por cá.
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