quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Feira na freguesia do Mosteiro

A ilha das Flores durante muitos anos, aliás até há poucos anos carenciava de iniciativas, quer públicas, colectivas ou privadas. Graças à mudança de mentalidades e lufadas de ar fresco trazido por alguns imigrantes que escolheram esta Terra do Sol Poente como sua residência permanente ou temporária, esta ilha tem uma sido palco de uma evolução considerável na última década e agora com a mais recente chegada do cabo de fibra óptica, as gentes desta terra já se sentem mais perto dos outros... do Mundo.

Assim, entre muitas coisas que se tem vindo a mostrar… digamos a desabrochar, são as feiras que vão acontecendo com muita frequência e com a particularidade de serem itinerantes, ou seja vão até às populações percorrendo as freguesias da ilha, assim estando junto das populações que a acolhem de braços abertos. Desta feita coube à freguesia do Mosteiro, a mais pequena da ilha e provavelmente dos Açores (actualmente com 35 habitantes), organizar e acolher a feira no passado domingo.

As imagens recolhidas, bem como os testemunhos são prova inequívoca de que este evento veio para ficar. A sede da Junta de Freguesia do Mosteiro foi pequena para tantos participantes, sendo mesmo necessário montar uma tenda no exterior para fazer face às solicitações.

Muito obrigado à Junta de Freguesia do Mosteiro e à sua presidente Isabel Tenente, por tudo, em especial o cuidado de antecipadamente ter avisado do evento, bem como mostrado todo o interesse para que a Costa Ocidental testemunhasse e divulgasse o mesmo. Muito obrigado a todos e bem-haja.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Uma belíssima ideia.
Estas coisas, contudo, não podem ficar pelo mercado interno, que é obviamente diminuto.
Já imaginaram o que seria aportar às Lajes um barco de cruzeiros e desembarcarem 500, 700, 1000 turistas para comprar o nosso artesanato?
Pois é.
Quando se fala em investimentos reprodutivos, falam-se em coisas assim.

Anónimo disse...

Graças a Deus que na Ilha das Flores á uma coisa diferente,uns tem para vender e outros querem comprar e mesmo que não comprem pelo menos vão ver o que por lá existe,gostei muito de ver a filmagem feita por um grande artista,bem haja a todos.

Feira nas Flores disse...

É verdade a sede da Junta de Freguesia do Mosteiro foi muito pequena para todos o participantes do grupo de feira, Porque neste preciso momento o grupo já contem 20 elementos, ao qual não é possível levar todos a lugares pequenos devido ao seu espaço.
Esperamos conseguir correr a Ilha toda e levar a população em geral o evento feira que nem sempre as pessoas podem se deslocar devido ha sua idade, ou por falta de transportes, assim nós estaremos nas suas freguesias!
Assim faremos o possível para Conseguirmos ir em frente.
Mas seria muito bom se todas as juntas de Freguesias dessem uma ajuda, como a junta do mosteiro nos deu abrindo suas portas ao qual nos fez o convite e nos cedeu luz sem precisamos pagar,e nos ajudou metendo mesas. O ideal seria nos convidar para fazermos esses eventos nas suas freguesias e sedes da Junta ou mesmo nos concelhos em lugares grandes!

Agradecemos a todas as pessoas que se tem deslocado as freguesias para ir a feira, sempre bom poder contar com todos nem que seja visitar, e desde já agradecemos as mensagens recebidas de apoio para continuarmos.

Muito obrigada!

Ps: E estaremos na Faja Grande no dia 23 Fev

Anónimo disse...

Que deia muita saúde a quem organiza porque acredito que deia muito trabalho fazer tudo isso. Força continuem com isso que eu apoio, concordo que isso precisava de haver na ilha a mais tempo!
E espero que as juntas possam ajudar todas (convidando)porque estou esperando ver a feira na minha freguesia que ainda não vi.
Parabéns sr José Serpa pelo video e não deixe de ir a todas as feiras o fazer para nós vermos.

Bem haja a todos.

Anónimo disse...

A Cada dia que passa essas feiras estão melhores, adoro as visitar e comprar. Continuem... Boa Sorte!

Anónimo disse...

Tomara que houvesse outra feira para eu poder ir,até aqui não tive tempo mas espero poder aínda um dia ir ve-la,força amigos que continuem sempre com vontade,e bonito e é uma coisa de novo na nossa terra,oxala que as juntas e camaras vos ajudassem,usados de uns para mim é novo e o dinheiro está caro para comprar novo parabens.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com vídeo-reportagem da correspondente local da RTP Açores, Susana Soares: "Realizou-se na Junta de Freguesia da Fajã Grande, na ilha das Flores, uma Feira; tendo esta iniciativa sido um sucesso".

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com vídeo-reportagem da correspondente local da RTP Açores, Susana Soares: "Feira na Junta de Freguesia da Fazenda das Lajes".