domingo, 10 de agosto de 2014

Apenas 6% de independência energética

No ano de 2012 os Açores importaram quase 385 mil toneladas de combustíveis fósseis, o que representa um aumento de 1,33% em relação ao ano anterior, segundo os dados publicados no Balanço Energético, compilado pela Direcção Geral de Energia e pelo Serviço Regional de Estatística.

A produção de energia doméstica no arquipélago é de apenas 23.600 tep (“tonelada equivalente de petróleo”, que é a medida utilizada), o que significa que a independência energética dos Açores é de apenas 6,13%. Nesse domínio estamos muito abaixo da média de independência energética nacional, que é de 21,5%. A produção doméstica açoriana é a energia eléctrica, ao nível da geotermia, hídrica, eólica e biogás.

Segundo a Direcção Geral de Energia, o relatório para o ano de 2013 apenas deverá ser conhecido no mês de Dezembro de 2014, sendo que este relatório de 2012 é ainda considerado provisório.


Notícia: jornal «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

A substituição da energia fóssil por renováveis, tão apregoada pelo governo regional é cada vez mais uma miragem.
As renováveis, apesar de condições de produção excelentes - são os estrangeiros que vem cá dizer - esbarram com más vontades e com regras protetoras, que não fazem sentido nos dias que correm.

Anónimo disse...

Quem é que lucra com isto?
Serão os consumidores?
Serão as empresas e a industria?
Será o principal produtor?
Serão as petrolíferas ou serão os distribuidores?
É pensar um bocadinho e ver....
Assim, como estamos, é que não pode ser.

Anónimo disse...

este básico da 01.15 em falar em energias sem perceber patavira de nada sobre o assunto vem para aqui mandar bocas foleiras. aprende burro.

Anónimo disse...

Para quando o fim das obras da hídrica na Fazenda, as obras nesta terra são como as obras de santa Engrácia nuca tem fim, daí dou a razão ao comentador das 16:16.