terça-feira, 12 de agosto de 2014

Núcleos empresariais exigem que Encontro mundial de Reservas da Biosfera se realize nas ilhas açorianas com aquele galardão da UNESCO

O Núcleo Empresarial da Graciosa e o Núcleo Empresarial das Flores e do Corvo querem que as reuniões do Encontro Mundial da rede de Reservas da Biosfera sejam realizadas nas ilhas que são Reservas da Biosfera da UNESCO.

Segundo um comunicado conjunto de ambos aqueles Núcleos Empresariais (pertencentes à Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e à Câmara do Comércio e Indústria da Horta), foi apenas através da comunicação social que tiveram conhecimento que se iria realizar um Encontro Mundial da rede de Reservas da Biosfera da UNESCO nos Açores, entre 15 e 19 de Setembro, nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge. Ora, as únicas ilhas açorianas que estão classificadas pela UNESCO como Reserva da Biosfera são as ilhas da Graciosa, Flores e Corvo, pelo que os seus Núcleos Empresariais não compreendem o porquê do Encontro Mundial não se realizar naquelas ilhas.

Os Núcleos Empresariais lembram as palavras do diretor regional do Ambiente, ao referir que durante esse Encontro se pretende “fazer a ponderação e o balanço daquilo que existe e o que foram as experiências das três Reservas da Biosfera” e que “esta é uma marca que podia e devia ser melhor aproveitada pelo tecido económico, sobretudo dessas ilhas”, esperando “que a realização desta reunião nos Açores possa constituir um estímulo para o incremento da atividade e da marca Biosfera nesses territórios”.

Segundo os Núcleos Empresariais, estas palavras seriam integralmente subscritas caso o Encontro Mundial da rede de Reservas da Biosfera da UNESCO fosse realizado nas ilhas açorianas classificadas como Reserva da Biosfera. Nesse sentido, e como não é isso que está previsto, os Núcleos Empresariais admitem que “não podem ficar calados perante tal situação, exigindo que este processo seja alterado e que as reuniões do Encontro Mundial da rede de Reservas da Biosfera sejam realizadas nas ilhas açorianas que são contempladas por tão importante galardão da UNESCO”.


Notícia: Azores Digital.
Saudações florentinas!!

23 comentários:

Anónimo disse...

Será que é desta que os nossos deputados vão fazer alguma coisa?

Anónimo disse...

já aqui tinha comentado este assunto.

Anónimo disse...

E agora é que reclamam 1 mês depois de ter sido divulgado o evento e a 1 mês do mesmo acontecer?!
JÁ VÃO TARDE...NÃO?

Anónimo disse...

os nossos deputados não dizem nada para não ofender o padrinho, e a patir do dia 20 já cantam aqueles 6000.00 euros na conta , não se pode perder senão na próxima já não é deputado.

Anónimo disse...

Tretas sem pé nem cabeça que vão entretendo certas gentes ao longo do verão.
Será que as ilhas reserva da Biosfera tem estruturas hoteleiras para acolher várias centenas de pessoas?
Se tem, a única justificação para se optar pelas ilhas do triângulo é o estimulo que esse encontro traz a essas ilhas.
O nosso exemplo pode ser importante para outros.

Anónimo disse...

Quem são os deputados das Flores? Sou natural e residente nas Flores, mas não sei ... desculpem a minha ignorância ...

Anónimo disse...

olha...olha... já anda um deputado a defender o seu tacho e até diz que não temos hoteis, será que costuma vir um batalhão como no meu tempo ia para africa. mas não se diz nada ao padrinho para não ir contra as suas ideias.

Anónimo disse...

E verdade com tantos deputados e não fazem nada pelas Flores, só defendem o seu tacho, rua com esta gentinha para as próximas.

Anónimo disse...

Para o (a) anónimo(a) das 14:04:
Acha que é "treta" o assunto?
Treta é você, pois está a ser pago (a) ao peso do ouro para ter uma opinião destas sobre a sua terra e pior ainda é que a legitimidade para ter essa opinião só lhe foi dada porque nós quisemos.
Não há estruturas, criem-nas, é para isso que vocês estão a ser pagos. Para defender os interesses das Flores e não os vossos.
Se não podem acolher centenas, acolham dezenas, mas promovam a nossa terra e não se resignem ao ordenado.
Que sentido faz existir um encontro de Reservas da Biosfera em ilhas que nem o são?
O seu argumento, além de pouco inteligente, da falta de "camas" é um fraco argumento.

Anónimo disse...

Engana-se o fulano das 21:26:00.
Sempre ganhei a minha vida com o meu suor.
Não sou deputado nem faço tensões de o ser mantendo-se a atual bandalheira.
Não sou pago para dizer que anda tudo bem nem pago para dizer que está tudo mal. Tenho vergonha na cara e muito respeito pelos contribuintes.
À frente.
Explique-me o cebolão quantas camas garantem as ilhas reserva da biosfera?

Anónimo disse...

Poderiam existir somente 10 (dez, para você compreender bem já que parece ser de compreensão lenta)camas nas ilhas reserva da biosfera, mas seriam essas a ser utilizadas.
Rentabilize-se o que há.
A sua esperteza saloia é do mais baixo que já "vi".
Já que é tão esperto(a), porque razão a Assembleia Legislativa Regional dos Açores, não está sediada em Lisboa ou na Madeira?
Ou mais, porque motivo é que o Parlamento Europeu não está situado nos Estados Unidos ou na Austrália?
É de facto muito "fraquito (a)" na sua argumentação e ao utilizar a palavra "cebolão", dá para entender muito bem qual o seu nível.
Faça um favor a quem correu o risco de o (a) eleger, e pense antes de abrir a boca.

Anónimo disse...

esta desculpa do anónimo das 12,59 é uma desculpa esfarrapada mas a mim não encaixa, quando tu nasceste eu já cá estava à muitos anos, e sem ganhar nada defendo a minha ilha em qualquer lugar.

Respeitinho é bonito, nada de refilar disse...

Anda o QI de certa gente muito rasteiro.
Qualquer evento nacional ou internacional, onde se presume virem convidados, faz-se com dignidade.
O alojamento é o mínimo que se deve garantir. Tem por acaso as ditas ilhas camas para duas centenas de pessoas?
Usavam-se as camas, que o fulano das 15:33 imagina ter, e os restantes participantes iam para tendas e barracas, montadas por inteligências raras.
Isto para se rentabilizar o que há.
A ALRAA está nos Açores - não faz sentido outra coisa. O parlamento europeu está num ponto da europa. Faz sentido outra coisa?
As reservas da biosfera em questão, presumo eu, localizam-se nos Açores. Ou será que não?
Não sou deputado, esteja descansado. O que como é suado e respeito muito os contribuintes.

Ao fulano das 12:12
É treta o assunto.
A minha opinião é livre, não é paga por ninguém nem é treta. Faça o favor de me respeitar como eu o respeito a si.
Opiniões pagas ou encomendadas não é comigo. A minha liberdade de opinar, tal como a sua, está garantida na constituição. Quer você ache graça quer não.
"Não há estruturas, criem-nas"...
Criem-nas quem?
Eu tenho tanta obrigação de criar estruturas como você tem. Abra a sua carteira e invista na sua terra.
A mim ninguém me paga para criar estruturas.
O "vocês estão pagos" é uma casa de família. Repito: o que como vem do meu trabalho. Sempre tive vergonha na cara.
A promoção dos nossos Açores não tarefa só de quem governa. É de todos, de Santa Maria ao Corvo, passando pelas ilhas onde se vai realizar o evento.
"Que sentido faz existir um encontro de Reservas da Biosfera em ilhas que nem o são?"
Nenhum.
Mas se não há condições logísticas, ou, como tudo indica, se se pretendem promover outras ilhas, faz algum sentido andar-mos a refilar?

Anónimo disse...

tambem sou de acordo se fazer estas reuniões nas ilhas que já são da biosfera.

Anónimo disse...

Agora arranjam-se desculpas para justificar tolices politicas. Quem controlam os Açores são os grandes interesses económicos e não é desses interesses que o encontro seja realizado nas Flores/Corvo/Graciosa.
Não venham é dizer que não existem condições/alojamento para todas essas pessoas. Por acaso fazem ideia de quantas camas estas ilhas podem oferecer ?
Estas ilhas já á muito que estão habituadas a ser deixadas para traz. Uma Vergonha é o que isto é.

Anónimo disse...

é verdade deixadas para trás já de Há muito que até fazem regatas de iates com o nome de autonomia e a começar em santa maria e acabar no faial ficando as flores e o corvo e fora.

Anónimo disse...

e fazem rali nas flores para compensar a regata da autonomia que não chegou às flores.

Anónimo disse...

estes deputados que temos nas flores cantam muito é antes das eleicões depois de ganhar e se for das mesma cor calam-se como sepos para não ofender o padrinho e não ficarem sem a panela, na próxima vamos é votar em deputados que não seja da cor do governo assim podere-mos ter alguem que nos defenda.

Anónimo disse...

Caro anónimo(a) das 23:05
Continuo a achar os seus argumentos muito "fraquitos".
1.º Você falou, falou e não disse nada. Resumindo, é político (a)!
Presumo que ALRAA seja Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, e começando por aí, se faz sentido que a ALRAA (linguagem de político(a), tem de disfarçar melhor),esteja sediada na RAA (você deve saber o significado), então porque não fazer o encontro das Reservas a da Biosfera nas Ilhas que de facto o são?
2ºO facto de dizer que não existem camas suficientes nas Flores para "albergar" os participantes no evento, revela um total desconhecimento da capacidade hoteleira da Ilha, e para alguém "culto" como você, fica-lhe mal!
Não há estruturas logísticas?
Os eventos desta natureza, de certeza que são planeados com muita antecedência, logo , o tempo seria um bom aliado na preparação do evento, o que numa primeira fase levaria ao estudo das condições logísticas existentes, realizando o evento com base nas mesmas. (não podem vir 300, venham 100)
3º Ficou ofendido(a) com a falta de respeito? Não tivesse utilizado a palavra "cebolão", a qual revela bem a sua rudez, que se esconde atrás de palavras "melosas".
4º Sim, volto a repetir, vocês são pagos para intercederem pelos anseios do povo e não em proveito próprio, como bem se tem visto nas ultimas legislaturas, que mais não são do que legados de gente inculta, sem formação e com a agravante de verem a política como uma profissão!
5º Respeito tenha V.ª Exª por aqueles que lhe pagam, e bem, para andar apenas a aquecer a cadeira e pouco mais.

Anónimo disse...

eu bem tinha avisado antes das ileições que nas lajes tude da mesma cor não dava certo mas quiseram assim vamos ter que aguentar até ao fim, mas voces não voltem a pecar, foram meter o josé da musica que foi contra o ensino obrigatorio nas lajes onde perdemos grande desenvolvimento nesta vila, esperamos uma pousada da juventude nas lajes e até esta hora nada feito nem os deputados nem o presidente da camara falam com o governo, tambem ouvi dizer que vai existir um posto de socorros na casa do povo das Lajes e espero ver antes das eleições do próximo ano.

Anónimo disse...

Nunca fui muito de polémicas.`
A argumentação que tenho, fraquinha, fraca ou forte, não teve resposta.
"Os políticos falam e falam e não dizem nada".
Nada mais certo para três tipos de criaturas: os políticos (no ativo ou encapotados), os candidatos a políticos e também certos escaravelhos que a troco de uma avença, deixam-se soprar por interesses diversos.
Não cabo nessas maquias.
O comentador das 16:22 tem seguramente pé para qualquer um destes sapatos.
A ALRAA está RAA. Ponto.
O PE está na UE. Ponto.
O encontro das Reservas a da Biosfera realização nos Açores. Ponto.
Encontros deste tipo, ainda por cima patrocinados pelas Nações Unidas costumam ser abertos à comunidade internacional. Vem quem demonstra interesse, inscreve-se e paga.
Com que critérios se aceitam uns, em função da disponibilidade de camas, e se negam a outros - que podem ser várias centenas - a participação?
Não é assim que as coisas funcionam.
O mar entra na poça mas não se pode meter a sua imensidão nesse espaço. Não cabe. A nossa mentalidade, culta ou inculta tanto faz, é muitas vezes de nadador de pocinha. O mundo é grande e nos últimos anos globalizou-se.
Em suma: a logística é a que toda a gente vê e "os maiores da sua rua" tentaram pôr-se em bicos de pés.
Dai ser esta história um passatento que deu enfeite à silly season.
A identificação dos limites da tal pocinha junto ao mar, onde certa gente parece só sabe nadar, não é provocação. A expressão "cebolão" usa-se para espicaçar, no bom sentido entenda-se, mas não para ofender.
Repito: "vocês" é uma casa de família.
O que ganho vem-me do meu trabalho. Do suor do meu rosto.
Ninguém me paga para dizer bem e ninguém me paga para dizer mal. Repito: tenho vergonha na cara.
De resto concordo o nº 4 do comentário fulano das 16:22.
Há gente paga para responder aos anseios do povo e não o faz; há quem use os cargos que tem em proveito próprio; há gente em lugares de poder que é inculta, grunha e analfabeta; uma quarta parte dos políticos de carreira que temos, profissionais, já são demais.
Como o comentador das 16:22 vê, concordamos em muito. Parte dos tiros de canhão que atirou, são para outros e passaram-me literalmente ao lado.

Anónimo disse...

Nunca fui muito de polémicas.`
A argumentação que tenho, fraquinha, fraca ou forte, não teve resposta.
"Os políticos falam e falam e não dizem nada".
Nada mais certo para três tipos de criaturas: os políticos (no ativo ou encapotados), os candidatos a políticos e também certos escaravelhos que a troco de uma avença, deixam-se soprar por interesses diversos.
Não cabo nessas maquias.
O comentador das 16:22 tem, seguramente, pé para qualquer um destes sapatos.
A ALRAA está RAA. Ponto.
O PE está na UE. Ponto.
O encontro das Reservas a da Biosfera realiza-se nos Açores. Ponto.
Encontros deste tipo, ainda por cima patrocinados pelas Nações Unidas, costumam ser abertos à comunidade internacional. Vem quem demonstra interesse, quem se inscreve e quem paga.
Os convidados são sempre excepções. Com que critérios se aceitam uns, em função da disponibilidade de camas, e se rejeita a participação a outros, porque não há camas nem espaços apropriados para o evento?
Não é assim que as coisas funcionam.
A nossa mentalidade, culta ou inculta tanto faz, é muitas vezes de nadador de pocinha. O mar é grande e nos últimos anos globalizou-se.
Em suma esta conversa evidenciou a logística - a que toda a gente vê - e mostrou "os maiores da sua rua" a porem-se em bicos de pé.
Dai ser esta história ser um passatempo estival que enfeitou a silly season.
A identificação dos limites da tal pocinha junto ao mar, onde certos cebolões parecem só saber nadar, não é provocação. O "cebolão" usa-se para espicaçar, não para ofender.
Repito: "vocês" é uma casa de família.
O que ganho vem-me do meu trabalho. Do suor do meu rosto.
Ninguém me paga para dizer bem e ninguém me paga para dizer mal. Repito mais uma vez: tenho vergonha na cara.
De resto concordo por inteiro com nº 4 do comentário fulano das 16:22.
Há gente paga para responder aos anseios do povo e não o faz; há gente que usa os cargos que tem em proveito próprio; há gente inculta, grunha e analfabeta em lugares de poder; e, a quarta parte dos políticos profissionais que pagamos, numa terra minimamente civilizada eram considerados demais.
Como o comentador das 16:22 vê, concordamos em muito. Parte dos tiros de canhão que atirou, são para outros e passaram-me ao lado.
Boas férias....

Anónimo disse...

Quando radicalismo intelectual toma o lugar da racionalidade, não há forma de dar a volta à questão.
No entanto considero que foi um bom "debate" e que tal como disse, "os da sua rua" ficaram a digerir acerca "dos podres" dos assuntos florentinos.
Boas férias para si também.