segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Freguesias insatisfeitas com Plano 2015

As freguesias dos Açores consideram insuficientes as verbas destinadas pelo Governo Regional à cooperação com as autarquias em 2015, enquanto as Câmaras Municipais se mostram satisfeitas com a aposta do Plano Anual na dinamização económica e coesão social.

Num parecer à anteproposta de Plano Anual 2015 do Governo Regional, a delegação açoriana da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) considera que o programa de cooperação com as autarquias e, especificamente, um programa de cooperação financeira com as freguesias, com uma dotação de apenas 400 mil euros, é “claramente insuficiente para os objetivos que se visa atingir”.

“Considerando que existem, nos Açores, 155 Juntas de freguesia, a dotação deste programa apenas permite, em média, que cada uma das Juntas possa beneficiar de 2.580 euros durante o ano de 2015”, declara a delegação regional dos Açores da Anafre.

A Anafre preconiza um novo programa que contemple “outros domínios de cooperação técnica e financeira com as Juntas de freguesia, que não apenas a cooperação financeira direta” prevista no documento do Governo Regional.

As Juntas de freguesia pretendem, desta forma, ser “parceiros estratégicos” do desenvolvimento local, através da aplicação do princípio da subsidiariedade e tendo em conta o cumprimento das metas fixadas na Estratégia 2020, visando um “crescimento inteligente, sustentável e inclusivo”.

“A fixação do modelo de cooperação da Região com as freguesias apenas em aspetos instrumentais, relativos ao funcionamento destas – ainda que importantes – constitui uma opção desadequada, que as circunstâncias da entrada em vigor de um novo quadro comunitário com um horizonte temporal até 2020 aconselham a rever”, considera a delegação regional dos Açores da Associação Nacional de Freguesias.


Notícia: «Açoriano Oriental» e jornal «Açores 9».
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Sou Muita Esperto disse...

São estas as freguesias das Flores: Caveira; Cedros; Ponta Delgada; Santa Cruz das Flores; Fajã Grande; Fajãzinha; Fazenda; Lajedo; Lajes das Flores; Lomba e Mosteiro.
São estas as camaras municipais das Flores: Camara Municipal de Santa Cruz e Camara Municipal das Lages.
Isto para servir uma população 3793 almas, que de ano para ano tem vindo a decrescer.
Cada junta de freguesia no concelho das Lajes serve em média 215 pessoas enquanto que no de Santa Cruz serve 572.
A freguesia de Rabo de Peixe em S. Miguel e a das Lajes na Terceira tem mais gente do que as Flores. Ambas são administradas por uma junta de freguesia com meia dúzia de funcionários.
Os dinheiros que as juntas recebem, muitas vezes utilizados para distribuir blocos, cimento e tinta, provém, como se sabe, dos impostos que todos pagamos.
Os dinheiros que as juntas recebem, muitas vezes utilizados para fazer obras nas casas deste e daquele, tem origem nas contribuições que cada um é obrigado a dar.
A legião de funcionários que atulha muitas das juntas de freguesia é paga pelo erário público, ou seja, por todos nós.
Cada um que tire as suas conclusões.

Anónimo disse...

a juntas que nem um cêntimo deviam ter , há mas agora como se vem chegando as festividades natalícias , e preciso dinheiro pra os jantares de natal das juntas , onde alguns são proibidos de irem . sera que o dinheiro e de todos nos que o pagamos com os nossos impostos ?

Anónimo disse...

A dos cedros não conta para aqui. Não se faz nada lá.Uma cambada de analfabetos.Deviam fechar......... aquilo é uma vergonha.