terça-feira, 14 de abril de 2015

Concelho das Lajes comemora 500 anos

O concelho de Lajes das Flores, na ponta mais ocidental da Europa, celebra 500 anos e vai pela primeira vez atribuir insígnias honoríficas, num momento em que enfrenta decréscimo populacional e falta de emprego.

“Infelizmente, o concelho tem perdido habitantes. Não é um fenómeno recente, pois começou provavelmente a partir de meados do século XIX. Houve momentos em que a sangria foi mais acelerada que noutros, mas o que é facto é que de uma forma consistente temos assistido à redução da população”, disse o presidente da Câmara Municipal de Lajes das Flores.

Luís Maciel afirmou que a área do emprego e a dificuldade em fixar população, nomeadamente as camadas mais jovens, são as principais dificuldades deste concelho da ilha das Flores: “Sabemos que não é exclusivo do município de Lajes das Flores, mas este fenómeno de situação de crise financeira que temos estado a atravessar também tem impactos negativos na nossa economia e tendo em conta que já somos um concelho com pouca população, é difícil fixar cá população”, frisando que a autarquia tenta, dentro das suas possibilidades, e em parceria com o Governo Regional, “fazer tudo para combater os efeitos da crise”, nomeadamente ao nível do emprego, recorrendo “ao máximo” a programas de fomento à empregabilidade.

O autarca adiantou que o município pretende arrancar “brevemente” com dois projetos, um deles um Centro de Acolhimento para “pessoas com problemas na área social, de inserção ou carências” e a construção de “uma incubadora de empresas para criar condições para a fixação de jovens” e potenciais investidores para dinamizarem a economia local.

“Também já estamos a regular nesta área para termos programas de apoio financeiro para quem queira investir no concelho”, acrescentou o presidente da edilidade, que pretende também recorrer ao novo quadro comunitário de apoio para “financiamento de alguns projetos”.

Luís Maciel revelou ainda que a situação financeira da Câmara Municipal das Lajes tem evoluído “favoravelmente”, indicando que o passivo “situa-se entre meio milhão e um milhão de euros, nomeadamente, dívidas a fornecedores e à banca, a curto e médio longo prazo”. Segundo referiu ainda, “desde o início do mandato”, em 2013, tem-se registado “uma progressiva redução do endividamento, dos pagamentos em atraso”, embora a autarquia “ainda não tenha atingido o equilíbrio financeiro”.

Para comemorar os 500 anos do concelho, o Município de Lajes das Flores preparou “um programa vasto e abrangente ao longo do ano” com várias atividades de âmbito cultural, como concertos e exposições de pintura, apresentações de livros e eventos que pretendem também valorizar as produções locais e “prestigiar os principais setores” lajenses.

A Câmara Municipal das Lajes pretende igualmente promover várias áreas económicas, através de exposições e colóquios sobre as principais atividades do concelho nas últimas décadas, que passaram pela caça à baleia, a apanha de sargaço e a agricultura.

Na área política, Luís Maciel disse que será feita homenagem às personalidades que mais contribuíram para o desenvolvimento do concelho, pelo que serão atribuídas, pela primeira vez, insígnias honoríficas municipais no feriado municipal.


Notícia: jornal «Açores 9» e «Diário de Notícias» da Madeira.
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

é de aproveitar os 500 anos do concelho das Lajes e passar este concelho ser o unico das flores assim passando santa cruz a ser freguesia das lajes.

Anónimo disse...

não li aqui uma coisa muito importante para a vila e concelho das lajes que é o posto de socorros quando é que entra em funcionamento, já estamos fartos de promessas e nada de concrecto.

Anónimo disse...

Também digo o mesmo anónimo das 9.57 falam muito mas nada de concreto, pelo menos até agora. Assina o Sempre atento para o melhor nas Lajes.