segunda-feira, 20 de abril de 2015

GNR preocupada com crimes ambientais

Em 2014, a GNR instaurou nos Açores um total de 1.015 autos de contra-ordenação e 11 participações crime na área ambiental e está preocupada com o aumento de ilícitos desta natureza, tendo em conta a riqueza ambiental açoriana.

“A área do ambiente é sem dúvida aquela onde se tem verificado um amento da deteção de ilícitos e a que o Comando Territorial dos Açores está a dar importância muito grande, até pela biodiversidade que existe nas ilhas”, disse João Maia.

Segundo o chefe do Comando Territorial dos Açores da Guarda Nacional Republicana, "as equipas do ambiente da GNR fazem a fiscalização de uma panóplia de matérias", nomeadamente o registo animal, veículos em fim de vida, no domínio hídrico, em pedreiras, licenciamento de obras, transporte e proteção dos animais, detenção de animais perigosos, entre outras.

Para além de bastantes infrações à lei sobre as normas para animais perigosos e potencialmente perigosos, o comandante da GNR nos Açores apontou ainda como outras infrações detetadas na área do ambiente "a deposição de resíduos e lixos a céu aberto" e a questão dos "incêndios" florestais, embora esta última situação "em menor número".

No âmbito do controlo costeiro, em 2014 aportaram às nove ilhas açorianas 3.137 embarcações de recreio, provenientes da América do Sul e Europa. A ilha que teve mais aportagens foi o Faial, a que se seguiu Terceira e São Miguel, indicou João Maia.

Com 300 elementos na Região, a GNR tem um posto em cada uma das nove ilhas e três destacamentos, em Ponta Delgada (São Miguel), Angra do Heroísmo (Terceira) e Horta (Faial).

As competências exclusivas da GNR nos Açores são a vigilância da costa, a fiscalização das infrações tributárias e aduaneiras, bem como a proteção da natureza e ambiente. A GNR também colabora em ações de proteção e socorro das populações e tem competência para fiscalizar qualquer viatura para detetar infrações ao código de estrada.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e RTP Açores.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: