sábado, 25 de abril de 2015

Telemedicina reforça acesso à saúde

O Governo Regional espera ter a funcionar até ao final do próximo ano cerca de 14 projetos de telemedicina, tornando mais rápida a acessibilidade a cuidados de saúde.

"Alguns desses 14 projetos de telemedicina estão já em fase mais adiantada de implementação, como é o caso da dermatologia. Mas são tudo projetos que até final da legislatura vamos trabalhar para que fiquem concretizados o mais rapidamente possível", disse Vasco Cordeiro.

Os 14 projetos de telemedicina abrangem diversas áreas e especialidades médicas, estando já implementado um deles (suporte ao tratamento de feridas) em todas as Unidades de Saúde de Ilha. Segue-se agora a dermatologia, estando previstos projetos para áreas relacionadas com a reumatologia, a obstetrícia, a cardiologia, a endocrinologia ou o aconselhamento médico em casos de emergência e eventual necessidade de evacuação médica aérea.

Vasco Cordeiro afirmou que nas evacuações médicas aéreas, o Governo Regional está convencido de que o projeto de telemedicina "pode ajudar muito" à "forma, à comodidade, à segurança e à rapidez para uma tomada de decisão".

A aposta na telemedicina pretende justamente "tornar mais cómoda, mais rápida, no fundo mais fácil a acessibilidade [de quem reside nos Açores] aos cuidados médicos", enfatizou Vasco Cordeiro.

Vasco Cordeiro ressalvou que, "obviamente, a telemedicina não substitui todas as necessidades" e que o Governo Regional não está a fazer esta aposta para evitar a deslocação de médicos especialistas: "Apostamos na telemedicina porque isso é melhor para os açorianos. Não dispensa a deslocação de especialistas. Quando muito, permitirá maior eficácia e maior aproveitamento dessa deslocação", afirmou o presidente do Governo Regional.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: