10 municípios já aprovaram IMI familiar
Os autarcas de Santa Cruz e Lajes das Flores adiantaram que ainda não foi deliberado nada sobre a aplicação desta medida nos concelhos florentinos.
Dez dos dezanove municípios dos Açores já têm aprovado o IMI familiar, que estabelece descontos para agregados com dependentes sobre prédios destinados a habitação própria e permanente.
A lei permite uma redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) consoante o número de dependentes do agregado familiar: até 10% para famílias com um dependente, até 15% com dois dependentes e até 20% com três dependentes.
O IMI familiar consta do Orçamento do Estado para 2015, mas só será aplicado no próximo ano. As Assembleias municipais que aprovarem a medida têm que comunicar as reduções à Autoridade Tributária e Aduaneira até 30 de Novembro.
Segundo dados avançados pela Associação de Municípios dos Açores, nas autarquias da Ribeira Grande, Povoação, Lagoa (São Miguel) e Praia da Vitória (Terceira) a redução prevista na lei de IMI familiar com dependentes já foi aprovada, assim como nos três municípios do Pico (Lajes, São Roque e Madalena) e ainda na Calheta de São Jorge e Santa Cruz da Graciosa. Na Horta, a redução só abrange o terceiro escalão (famílias com três ou mais dependentes).
Notícia: jornal «Açoriano Oriental», TVI 24 e «Correio da Manhã».
Saudações florentinas!!
1 comentário:
Os nossos autarcas não querem saber dos IMI para nada. Os munícipes que pagam IMI elevados não lhes andam a lamber as botas por mil e um motivos. Eles gostam é dos que estão lá todos os dias a pedinchar, pois esses é que são as cruzes certas. Os outros são munícipes que têm discernimento e por isso votam livremente não estando agarrados a favores, para quê reduzir-lhes o IMI? Para quê incentivos à natalidade, se a nossa população não está envelhecida?
Enviar um comentário