Início do novo modelo de voos inter-ilhas
As novas obrigações de serviço público para o transporte aéreo entre as ilhas açorianas entraram hoje em vigor, passando a haver o preço máximo por bilhete de 120 euros e reforço da oferta de voos.
As novas obrigações de serviço público para os voos inter-ilhas foram publicadas a 25 de Março no Jornal Oficial da União Europeia, o que permitiu lançar, em seguida, o concurso público internacional e assim cumprir todos os prazos para a entrada em vigor do novo modelo. A SATA Air Açores foi a única empresa que apresentou uma proposta ao concurso, no valor de 135 milhões de euros, e o contrato terá a duração de cinco anos.
Vitor Fraga refere que o novo modelo de transporte aéreo inter-ilhas define que, consoante a procura, a concessionária é obrigada a incrementar a sua oferta de voos, “desde logo com o estabelecimento de uma rota que não esteja previamente definida caso exista procura, na perspetiva de escoar todo o tráfego”.
O secretário regional do Turismo e Transportes adiantou ainda que se houver listas de espera superiores a 48 horas para um determinado destino a concessionária é obrigada a reforçar a sua oferta, assim como quando existir irregularidades por via das condições atmosféricas é obrigada a repor as ligações 24 horas após as mesmas melhorarem.
“Começaremos aqui um processo de implementação de novas obrigações de serviço público que irão contribuir de uma forma determinada para atenuar todos os efeitos provenientes do estrangulamento [que tem ocorrido nos voos inter-ilhas]”, disse Vitor Fraga, lembrando que o transporte aéreo é “dinâmico”.
Notícia: «Açoriano Oriental» e «Jornal de Negócios».
Alguns operadores turísticos receiam que faltem lugares nos aviões com o novo modelo de transporte aéreo inter-ilhas, afirmando que as ilhas mais pequenas vão ser penalizadas durante o próximo Inverno.
Saudações florentinas!!
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