sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

CMLF homenageia Gustavo de Fraga

A Câmara Municipal de Lajes das Flores realiza hoje uma cerimónia de homenagem ao professor Gustavo de Fraga, através da colocação de uma placa de homenagem na casa onde nasceu, e através da atribuição de uma rua com o seu nome. A cerimónia pública de homenagem terá início pelas 11 horas, junto ao Rossio na freguesia da Fajãzinha.

Gustavo de Fraga nasceu na freguesia da Fajãzinha em 1922 e faleceu em Ponta Delgada (São Miguel) em 2003. Figura maior da intelectualidade portuguesa, Gustavo de Fraga foi professor catedrático da Universidade de Coimbra e um dos fundadores da Universidade dos Açores, onde foi vice-Reitor e o primeiro presidente do Concelho Cientifico. É autor de uma vastíssima obra, onde sobressaem os estudos filosóficos e estudos relativos a temáticas açorianas, os quais permanecem ainda hoje referências no universo científico nacional e ocidental.

A Câmara Municipal de Lajes das Flores convida toda a população a participar nesta homenagem.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

25 comentários:

Anónimo disse...

O Professor Doutor Gustavo Fraga é ilustre entre os ilustres Florentinos. Especialista em Ortega e Gasset, tem uma obra filosófica primorosa, digna dos melhores. Era um homem bom, humilde e muito humano. Aprendia-se sempre junto dele. Foi um prazer conviver com ele várias vezes na vida.

Anónimo disse...

nunca fez nada pelas Lajes e vão fazer uma homenagem. haja paciencia.

Anónimo disse...

Bom, humilde e muito humano, nem tanto, mas ilustre entre os ilustres, sem dúvida. Quem diz que não merece uma homenagem destas, é um a***. Mas há que corrigir um pormenor: a homenagem não é ca Camara Municipal, é da Universidade de Coimbra e da Universidade dos Açores, e a Camara aparece para por umas jarritas e limpar a rua, e enfim, convida-se aquela gente senÃo, ficam ofendidos.
Relativamente ao Professor Fraga,sei do que falo porque fui aluno dele e sa sua esposa, Dra Teresa Fraga.

Anónimo disse...

Mas o que foi que a fajanzinha ganhou tirando a parte de ser um abitante o que fez pela freguesia quantas vezes veio a sua terra

Anónimo disse...

eu não me lembro de o ver alguma vez nas flores desde que saiu dela nem nunca ouvi falar do nome dele senão agora.

Anónimo disse...

Antes fizessem uma omenagem ao joão lourenço, este sim foi o que tirou oconcelho das lajers do atraso e da fraquese que estava. Esta camara aos homens grandes não faz omenagens..

Anónimo disse...

È verdade o João Lourenço é que merece receber uma grande homenagem foi ele que tirou as Lajes das cepa torta.

Anónimo disse...

Está tudo acassapado, ninguém pia.

Anónimo disse...

E vale porventura a pena piar?

Anónimo disse...

pois não vale a pena piar porque a verdade doi.

Anónimo disse...

Contra toiros e gente tola, dizem e muito bem os terceirenses, "paredes altas"!

Anónimo disse...

afinal já estão a piar para relaxar a dor, e querem dizer como os terceirenses e não sabem como é que eles dizem.

Anónimo disse...

está mais do que na altura de homenagear o Pereira, a o Belo e a Focha pelo trabalho desempenhado nos últimos 4 anos!
Com alguém disse há dias, tenho pena de só uma é que tenha levado um pontapé no rabo porque justiça houvesse tinham ido os 3!

Anónimo disse...

Paredes altas eram as que se faziam antigamente nas casas da Fajã Grande viradas para a Ponta da fajã. Enfim,não eram bem paredes altas mas sim sebes altas, para não se ver as pernas da m+++++++++.

Anónimo disse...

Este gajo nunca fez nada para a freguesia nem uma sandocha veio comer depiis de sair da terrinha dos contentes .a filha e o genrro bem espertos vieram mamar a custa da camara e da univircidade estao se lixando para terra dos contentes

Anónimo disse...

é triste fazerem homenagem a pessoas que saíram da sua ilha e nunca mais se lembraram do lugar onde nascerem.

Anónimo disse...

Opiniões são opiniões e valem o que valem. A minha é esta: o Professor Doutor Gustavo Fraga foi um ilustre Florentino. Tem uma obra filosófica primorosa, digna dos melhores a nível mundial, e foi um bom professor.

Como pessoa era um homem com um caracter forte, norteado por bons princípios, humilde e muito humano. Tinha muito orgulho em ser Florentino, referindo-se muitas vezes à sua terra.

Uma justa homenagem a um filho desta terra.

Anónimo disse...

A nível mundial olha esta abrotea

Anónimo disse...

Ao bronco ignorante das 21:04:

Os ensaios do Professor Doutor Gustavo Fraga são estudados em várias universidades do mundo civilizado. Das Américas à Europa. Uma justa homenagem a um ilustríssimo filho desta terra.

Anónimo disse...

não vendas tanta banhada cobra anónimo das 10.53.

Anónimo disse...

Da tua terra queres dizer da terra dos contentes boca de ensaio

Anónimo disse...

Como é que se pode querer que nas Terças, no meio dos inhamais, se valorize o Professor Fraga? Vai lá fossar raiz de cana-roca, vai lá...

Anónimo disse...

Ao abrótea de fundo:

Gustavo de Fraga (1922–2003) cursou Ciências Históricas e Filosóficas nas universidades de Lisboa e Coimbra e licenciou-se pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi Leitor de Português na Universidade de Bona (Alemanha) e bolseiro na Sorbonne em Paris (uma das melhores universidades francesas) e na Universidade de Friburgo (Alemanha). Foi assistente na Universidade de Coimbra (Faculdade de Letras). Doutorou-se em filosofia, em 1967, com a dissertação De Husserl a Heidegger: Elementos para uma Problemática da Fenomenologia. Foi Vice-reitor e Presidente do Conselho Científico da Universidade dos Açores. Foi nomeado professor catedrático da Universidade de Coimbra (1981) e jubilou-se a 27.04.1990.

Anónimo disse...

mas o que tem a ver as Flores com este testamento que o anonimo das 22.56 divulga, ele só fez por si mas pela sua ilha nada.

Anónimo disse...

Fez pelo conhecimento e pela cultura universais, que, como se sabe, são bem da humanidade.