quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Prejuízos elevados para os pescadores

Peixe ficou retido na ilha das Flores por falta de espaço nos aviões da SATA. Tratou-se sobretudo de goraz, uma espécie de grande valor comercial.

Os pescadores florentinos viram-se impedidos de escoar o seu pescado duas vezes por indisponibilidade de carga aérea. O problema preocupa a Associação de Pescadores da ilha das Flores: “Aconteceu a semana passada, ficamos um dia com peixe atrás, ficou [retido] goraz num dos dias. E depois voltou a repetir-se no dia seguinte ficar outra vez peixe atrás. Isso é muito preocupante, porque estava-se a comprar o goraz nessa altura entre 28 e 30 euros por kilo. É uma responsabilidade muito grande para quem está investindo e não vê o seu produto chegar ao destino final no tempo desejado. Isso é preocupante e claro que isso são problemas que se refletem sempre em cima dos pescadores depois”, afirmou José Azevedo, presidente da Associação de Pescadores da ilha das Flores.

O assunto tem sido também acompanhado pelo deputado comunista eleito pela ilha das Flores. João Paulo Corvelo já entregou no Parlamento um requerimento pedindo explicações: “Isto preocupa-nos muito, pois todas as vezes que existem atrasos no pescado em sair das Flores isto diz que o pescador na vez seguinte em que há lota o seu rendimento é menor. Portanto, isto é uma questão que tem vindo a acontecer: a carga aérea fica em terra; temos de alterar isso para que o rendimento dos pescadores da ilha das Flores possa ser um rendimento igual aos pescadores do resto do arquipélago”. No requerimento o PCP exige saber se o Governo Regional está disponível para rever o planeamento de voos inter-ilhas da SATA, de forma a utilizar com mais frequência o Dash Q400 e como consequência ampliar a oferta de carga aérea. O deputado florentino quer ainda saber se o Executivo pensa criar mecanismos para compensar os pescadores florentinos pelos prejuízos causadas.

A SATA admite o problema, reconhecendo que tem havido constrangimentos no escoamento de pescado a partir da ilha das Flores.

Na semana passada o deputado socialista Manuel Pereira terá revelado então um profundo desconhecimento da realidade do escoamento de pescado da ilha das Flores.


Notícia: «Jornal da Noite» da RDP e «TeleJornal» da RTP Açores.
Saudações florentinas!!

12 comentários:

Anónimo disse...

Terão os pescadores, associação de pescadores, compradores ou quem por obrigação reservado atempadamente este serviço para agora poderem e terem a razão do seu lado com estas reclamações.

Anónimo disse...

É preciso ter vergonha na cara e muita coragem para se afirmar o desconhecimento acerca dos anseios dos pescadores florentinos!
Foi por essas e por outras que vocês levaram o tombo que levaram.
Mais valia ser sincero e admitir a realidade do que cair no ridículo das suas declarações!

Anónimo disse...

Pois. Os pescadores das Flores querem é pescar para exportar, e há mais de um mês que as peixarias da associação de pescadores que o sr azevedo dirige, não abrem porque alegadamente não há peixei. Vão mas é mamar para outro lado.

Anónimo disse...

o presidente das pescas tantas viagens para a espanha os pescadores estão como tao.

Anónimo disse...

o que faz o pereira.

Anónimo disse...

E O Belo, anda a tratar do seu gadinho!

Anónimo disse...

os do corvo tem mais forca do que as flores.

Anónimo disse...

o pereira já deveria ter resolvido este problema que é da mesma cor do governo.

Anónimo disse...

Este Pereira vive onde! É preciso ter lata o homem anda coberto de suor de tanto trabalho, o deputado comunista entrou agora ainda com pouca experiencia e esta a levar os problemas da ilha a debate no parlamento regional e tem o descaramento de dizer que não sabia de nada peça mas é a demissão do cargo que ocupa ficar-lhe-ia mais bonito.

Anónimo disse...

Os pescadores podem sempre vender o resto do gasóleo que não utilizaram para recuperar estas percas como já foi prática em anos anteriores.

Anónimo disse...

Estes Socialistas estão a cair de pouco em pouco, e este novo ano 2917 vai cair o resto, passou-se mais um ano e nada feito sobre o posto de socorros da Vila das Lajes, nem aumento do Porto para receber Cruzeiros, nem aumento do Porto de Recreio passando a Marina, etc,etc.

Anónimo disse...

Foram quatro anos em que as Lajes das Flores parou no tempo, nada de obras, nem sequer um Hotel se fez para haver turistas a passearem nas Lajes, o que se fez foi muito forró para animar aqueles que nada contribuíram para o desenvolvimento deste Concelho Lajense. Ouvi a Noticia que o Senhor João Lourenço voltava a Candidatar-se pois é sempre bem vindo é um Homem de garra de vontade de fazer mais e não era da cor do Governo, se assim fosse teria feito muito mais.