sábado, 27 de setembro de 2008

Açores ficaram de fora das regiões europeias com maior interesse turístico

Os Açores estão de fora das vinte regiões europeias com interesse turístico. A listagem dos locais foi divulgada pelo Fórum Anual do Turismo europeu, reunido [nos passados dias 18 e 19] na cidade francesa de Bordéus.

O Fórum Europeu de Turismo é um encontro de agentes de turismo que promovem a Europa à escala global, mas esses agentes [turísticos] não reconhecem os Açores como destino turístico atractivo.

O encontro de técnicos especializados dá um especial valor à diversidade e aos valores sociais, culturais e ambientais e, consequentemente, elegeram vinte regiões da Europa com mais potencialidades de atracção e de crescimento turístico em 2008.

As duas dezenas de destinos turísticos europeus eleitos são, depois, promovidos à escala global, mas no âmbito dessas regiões não existe nenhum arquipélago europeu. O Fórum Europeu de Turismo deu preferência às regiões continentais, onde a cultura se interliga com o ambiente, a arquitectura e as histórias europeias, incluindo também os recursos termais, as montanhas, os vulcões e as tradições.

As regiões eleitas e reconhecidas [como EDEN - European Destinations of Excellence] pertencem a alguns dos novos países da União Europeia, como a Letónia, a Lituânia, a Roménia, a Eslováquia, a Bulgária, Chipre, Estónia e Hungria. Depois dos destinos tradicionais como a Áustria, Grécia, Irlanda, Itália, Espanha, Luxemburgo, Bélgica, França e Turquia, aqueles destinos voltam a estar na lista de preferências do turismo mundial.

Notícia: RTP/Açores e «Correio dos Açores». De relembrar que hoje [dia 27 de Setembro] é o Dia Mundial do Turismo.
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

o que se anda a fazer ao nosso dinheirinho, a secretária regional do turismo anda a dormir ou então a ver o barco passar-lhe á frente

Anónimo disse...

Melhor assim, imaginem ordas de estrangeiros em procição de maq. fotográfica na mão a correr as lagoas a Rocha dos Bordões, Fajãs, etc, a lotarem os poucos e pacatos locais publicos... Impossivel. A Europa é grande e os locais são só vinte. Mas que se aplica mal o dinheiro e as ideias isso é uma realidade. Se no verão descontar-mos os locais de calção e sandálias fica pouco, muito pouco turista...