terça-feira, 16 de setembro de 2008

Festival «Flores põe-te a mexer» 2008: o Balanço (da Organização do evento)

Decorreu entre 12 e 19 de Agosto, na Fazenda das Lajes, ilha das Flores, o primeiro Festival «Flores põe-te a mexer». O projecto, organizado por um grupo informal de 15 jovens florentinos, teve como objectivo primordial a ocupação dos tempos livres dos residentes e visitantes, através da realização de actividades desportivas e lúdicas.

Estes jovens florentinos pretenderam com o seu trabalho voluntário desenvolver as actividades que marcam a época de Verão na ilha das Flores. Actividades como torneios de futebol e volei de praia, passeios de kayake, trilhos pedestres, visitas pelos locais turísticos da ilha e ainda visita à ilha do Corvo. Nestas actividades estiveram envolvidas aproximadamente 150 pessoas, logo o nosso lema «põe-te a mexer» foi percebido e posto em prática pelos participantes.

As principais dificuldades sentidas pela organização do Festival «Flores põe-te a mexer» passaram pela preparação do recinto, uma vez que este ainda era consideravelmente grande, contendo duas áreas de campismo, zona de lazer com restauração e a tenda do festival com palco.

Para além disto, existem outros pontos que convém esclarecer. Não houve qualquer apoio monetário entregue em mão por parte da Câmara Municipal das Lajes, estes acataram com algumas despesas, cederam material e o terreno, tal como a Junta de Freguesia da Fazenda das Lajes nos cedeu o salão para zona de restauração. Todo o investimento financeiro partiu dos privados locais, Direcção Regional de Juventude e Governo [Regional] dos Açores. A todas estas instituições, os nossos mais sinceros agradecimentos.

O terreno não foi devidamente preparado, como havia sido combinado anteriormente com a autarquia [lajense], por alegados motivos de compromisso com os cidadãos. Assim sendo, que fique claro que os “moços” também sabem “roçar beiras” e “cavar terra” quando é preciso. Tudo isto, com o intuito de criar as condições necessárias e melhores possíveis para a realização do evento.

Outro ponto a esclarecer é o local escolhido para a realização do evento. Pois bem. Existem vários motivos pelos quais o local escolhido foi decidido. Em primeiro lugar, recebemos pessoas de outras ilhas, às quais foi necessário assegurar serviços mínimos. O facto de existir um mini–mercado perto do local (sendo este o motivo menos importante, pois mini–mercados encontram-se em quase todo o sítio); o facto de existir uma caixa Multibanco relativamente perto, à qual fizemos deslocações diárias quando tal se revelou necessário; e, para quem já organizou eventos de considerável dimensão, a obrigação legal de estar perto de um Centro de Saúde ou de alguma instituição que possa prestar auxílio imediato em caso de acidente. Neste caso, falamos, claro, dos Bombeiros Voluntários das Lajes das Flores.

Foi também importante a sensibilização ao respeito pela natureza, sensibilização que se veio a verificar na prática. No decorrer do Festival «Flores põe-te a mexer» o ambiente que se viveu e sentiu foi positivo, uma vez que não surgiram desacatos nem confusões que tenham perturbado o bem-estar de quem por lá passou. Tudo isto é responsabilidade social.

Infelizmente, não podemos deixar de manifestar a nossa indignação para com a direcção local da Secretaria Regional do Desporto, que ao assumir certos compromissos com a organização, falhou redundantemente. Agora, contas saldadas e malas às costas, será apresentado um relatório final à Direcção Regional da Juventude indicando tudo o que se passou, como se passou e porque se passou. Como é óbvio, não poderemos deixar de mencionar esta desagradável situação.

Para que não restem dúvidas, o Festival «Flores põe-te a mexer» veio para ficar. Enquanto houver boa vontade e disponibilidade das entidades locais e regionais, este é o marco que nos propomos criar, para que não se ouça por aí que “... na ilha das Flores nunca se faz nada”.

Não se pense pois, que não existem dificuldades, porque são muitas e de vários níveis. Mas é a força de vontade, a amizade e o desejo de fazer mais e melhor pela nossa terra que nos levará a continuar na organização do único festival dos Açores com a duração de uma semana.

Queremos também aproveitar esta oportunidade para agradecer ao Luís Ângelo, que com profissionalismo e abdicando do seu tempo de descanso, abraçou a nossa causa como se fosse sua. A ele e à família, do fundo do coração, um sincero muito obrigado, bem como a todos os outros que connosco colaboraram directa ou indirectamente. Para o ano há mais!!
Bem hajam.


A Organização do Festival «Flores põe-te a mexer»


Fotos do festival e das actividades estão disponíveis em www.festival-flores.blogspot.com.
Saudações florentinas!!

28 comentários:

Anónimo disse...

Desde já quero dar os parabéns a essa iniciativa. Infelizmente não estive presente mas sei, através de pessoas que participaram, que valeu a pena todo o esforço e dedicação das pessoas e entidades envolvidas. Mais uma vez se prova que, com um pouco de vontade e espírito de sacrifício, muito se pode alcançar. Que, num futuro próximo, mais iniciativas do género surjam no panorama sócio-cultural florentino, pois a ilha e suas gentes bem o merecem. Um bem haja à organização do evento e de quem o auxiliou/participou.

Nuno Quadros

Anónimo disse...

O festival dos moços está aprovado ,não desistam ovelhas ranhosas há sempre,parabéns

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Coitados dos pequenos, fartaram-se de trabalhar! Queixam-se de dificuldades, para tudo é preciso trabalho. Ainda queriam que lhes tivessem preparado o terreno. Têm bom lombo para trabalhar.

Anónimo disse...

Essa "fotozinha" á estilo hi5 dispensava-se, até porque nem favorece nada o artigo, pouco tem a ver com o tema a menos que queiram promover "pequenas" a enfardar shots e smirnoff...

Anónimo disse...

Desculpem-me, mas senti-me na tentação de dar um pulo ao "site" (espécie de blogue) dos "pequenos" e não resisto a deixar mais duas "axas"...
primeiro a votação logo á entrada: tá tudo certo, é importante saber a opinião geral, mas já agora porque não tem opção "mau" ou pelo menos "menos bom", é que não creio que toda a gente tenha "adorado" apesar da votação aí ser forte confesso.
Quanto as fotos, tem fotos até bastante giras..da Sílvia no porto da lomba...no caiaque...no semi rigido, "Atão" e o resto do pessoal estava de folga ou quê? isso é que é promoção pessoal "hein?"
já agora para voltar ao assunto o "festival" até nem esteve mauzinho(não sei bem porque lhe chamam festival, caía melhor outro nome, mas que seja)uma ressalva para as "raves" estilo "barraco", evitem-nas, além de banalizadas (até a Festa da Fajâzinha já tem uma)dava jeito coisas novas e diferentes, sobretudo num "festival" que pretendem seja jovem e inovador.

Anónimo disse...

acho bem boa eniciativa porque as festas nas flores estam a acabar tive na dos cedros vou uma desgraça perguntei a uma pessao porque não havia um cunjuno e a resposta foi " a junta não ajudou !" e disse um membro da junta " ninguém foi ter com a gente naO SABIAMOS " mas lá estavam .... já não há vergonha são estes senhores que estam a acabar com as festas sim poque já acabaram com a escola na quena freguesia aa e com a pré escola por acaso pasei por lá aquilo está uma vergonha... para iniciativas mts parabéns

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Sílvia Diana Costa disse...

Em primeiro lugar o site do festival nao é uma especie de blog, mas sim um blog mesmo, porque caso não saiba um site tem custos e um blog é gratuito.
Em relação à votação o razoável já por si tem uma conexão menos boa.
Quanto às minhas fotos no porto da lomba...no caiaque...no semi rigido, coube-me a mim acompanhar o grupo do kayake logo eu ter aparecido mais vezes nas fotos, mas se incomoda assim tanto vou retirar algumas. A foto que está no blog a ilha das flores não fomos nós que escolhemos.
O conceito de festival não foi mal aplicado uma vez que decorreu durante uma semana e teve actividades diversas.
A barraca foi a única coisa que não conseguimos mudar uma vez que são as únicas disponíveis na ilha e a aquisição de uma tenda de festival é caro e implica o transporte da mesma para a ilha o que também não é barato.
Agradeço a sua opinião, aceito-a como critica construtiva. Para o ano vamos fazer melhor e aprender com o que se passou este ano.

Anónimo disse...

Parabéns aos jovens dinámicos desta Ilha, vocês merecem muito mais do que uns simples parabéns mas infelizmente quem manda não vos dá o devido mérito ou valor! Infelimente este governo desgovernado só favorece "burros do partido socialista armados em macacos", compreenderam!?

Anónimo disse...

as festas estam a dezaparecer na nossa terra por culpa de meia duzia de pallhaços... acham-se os donos e senhores dessa terra essa terra é de todos... bem é verdade ainda vivemos numa ditadura tb é verdade abaixo os senhores pra cima a democracia

Anónimo disse...

Em primeiro lugar você chama o "site" como quiser, afinal é vosso, (é pessoal a opinião de que um blogue tem mais um pouquinho que se lhe diga, talvez se prenda um pouco com a falta de originalidade que vai desde a foto da cabeçalho até as "florzinhas", não se ofenda mas tem mais de piroso do que original,já que aceita criticas construtivas se calhar os "pequenos" menos fotogénicos pudessem dar um jeitinho nisso)...pssssssttttt já agora, existem "sites grat's" sim senhora, os servidores tem as suas limitações, mas convenhamos que não se pode ter tudo, da próxima vez consultem o google, pensando que não, ajuda.

mas não foi isso que me trouxe aqui, mas sim dizer lhe que as suas fotos a mim não me incomodam minimamente, você até é uma "pequena" bem "apessoada", acho é que os restantes também tem cara, mas não aparecem tanto, se calhar andavam ocupados em tarefas menos "fotografáveis". (quem sabe ás voltas com a foto do cabeçalho).
Quanto á votação... hum... acho que é mesmo tendencial da vossa parte, afinal tem de concordar comigo que também tem direito a voto quem tenha detestado, ou "adorado" menos o evento.
Também tem o direito de lhe chamar festival, eu chamaria outra coisa, mas como já disse antes, chame-lhe o que entender.
Quanto á "barraca" não me devo ter feito entender.
Ora vejamos, a minha singela opinião prende-se nao com a "barraca" em si, mas com o facto que já enjoa essas "pseudo-raves" de terra batida, ceetamente existem formatos de diversão noturna tão ou mais interessantes, mas certamente muito mais originais.
ah.. já agora não tem nada que agradecer, eu volto sempre de qualquer forma, desejo-lhe força para cumprir a "promessa" de que para o ano fará melhor, lá estarei para ver.

Anónimo disse...

Acho que davas um maior contributo se te chegasses a frente e fosses organizar o evento com esses moços, já que estás tão iluminado. Garganta já se viu que tens. Passa disso? Ou vais ser previsível como a maioria?

Sílvia Diana Costa disse...

Continuo é a não perceber porque assina como grilo falante e não dá o nome real ... enfim ... nós organização fizemos o melhor que podiamos e com as condiçoes que tinhamos ... nem tudo correu tão bem ... mas o que interessa, e isto é apenas a minha opinião, é que fizemos algo diferente, quem participou divertiu-se, não aconteceram desacatos e foi sem duvida positivo, uma vez que o festival foi uma mais valia para a ilha das Flores em si, nas semanas anteriores e seguintes ao festival o nome da ilha das Flores fez-se ouvir e ler em vários orgãos de comunicação social regional o que, uma vez mais na minha opinião, é positivo. Em relação a tudo o resto que comentou ... epá aposto que nem faz ideia do que é necessário para organizar um evento/rave como diz ... por isso quando souber o que é por em prática tudo o que é necessário, venha falar comigo mas por favor seja crescidinho e assine ok!!!

Anónimo disse...

o grilo diz que estará para o ano para ver. isto é se não morrer...

Anónimo disse...

Para o anónimo: "estás iluminado" ??? Se calhar queria era dizer "és iluminado" de qualquer forma "brigadinha".
Tenho garganta, mas também tenho olhos, que pelos vistos alcançam o que os seus não enxergam. já que é tão solícito, porque não se chega você á frente e faz melhor já que faz parte da imprevisivél "minoria" de anónimos que por aqui aparecem.
Para a "pequena": ainda bem que reconheçe que continua a não perceber (meio caminho para a cura é reconhecer a doença) talvez se lesse com mais atenção os comentários não cometia gafes, em algum dos meus anteriores comentários eu disse que não foi positivo existir o festival??? Que tudo o que você diz acerca dos meios de comunicação não é positivo??? (ainda que exagerado... afinal a RTP Açores e o Açores vip, são apenas como você diz "comunicação social regional" que nunca dão enfase que merecem as "coisas" nas "ilhas de baixo")
O que eu sempre foquei foram dois ou três pontos que podiam e deviam ser revistos/alterados a custo de tornarem o acontecimento uma coisa banal.
E a minha opinião continua inalterada desde que veio aqui a primeira vez "tentar" responder-me, e bata você o pézinho, e faça o "beicinho" que quiser, que vou manter inalterado o meu ponto de vista.
E não me convence você, nem ninguém que o grupo de "pequenos" que organizou o evento por muito "bons rapazes" que sejam (e são pelo menos alguns)o estejam só, e sublinho só, (para que não me venha dizer depois que não percebe) a passar todo esta "trabalheira" pelo bom nome da ilha etc... etc... sem nada mais em vista.
Quanto ao meu comentário encontra-se devidamente identificado, se não gosta do meu "nome", lamento mas não estou aqui para agrada-la, e olhe que já cá assinava comentários bem antes de você assinar.
Ah.. já me esquecia, agradeço o convite, mas não sinto qualquer necessidade de falar consigo, sobretudo partindo você do presuposto que me quer ensinar o que acha que sabe, e presume que não sei, mas não se preocupe eu compreendo o seu ponto de vista, a imaturidade revela-se é assim.

Anónimo disse...

Não não. Queria mesmo dizer que estás iluminado. Seres iluminado é uma coisa completamente diferente. O estar, felizmente, neste caso, é passageiro. Quanto ao resto, era previsível que fizesses essas considerações. Chega-te lá "à frente". Afinal, "se queres as coisas bem feitas, fá-las tu próprio". Passar bem.

Anónimo disse...

Parabéns pelo esforço, conseguiu ultrapasar as 2 frases. vá lá... com mais um "esforçozito" consegue trazer algo de positivo para a conversa.

Anónimo disse...

Sim "Cheri(e)", é como tu quiseres. Não faz beiçinho!

Anónimo disse...

Beicinho e não beiçinho!!! Percebeu?!!!

Anónimo disse...

Acontece. Desculpe lá, senhor perfeição.

Anónimo disse...

Ouvi dizer que receberam altas recomendações expressas para não irem pedir patrocinios à Castanheira...

Anónimo disse...

e o que é que tens a ver com isso !!!

Anónimo disse...

não querem patrocinios,não querem sacos de cimento,devem preparar-se para não dar obras...

Anónimo disse...

Ainda gostava de saber onde é que estes crânios vão buscar essas ideias!?

Anónimo disse...

como não tem nada para fazerem ( inventam)

Tânia Medina disse...

Boas, bem.. ja tinha visto o site, bem como a foto que está aqui presente, minha e de uma amiga. nao sei quem a meteu ou nao mas isso pouco me importa. o que me importa realmente é saber quem é o "grilo falante" primeiro, se nao sabes fazer melhor nao critiques. e se queres criticar dá a cara e nao tejas so aí a cuspir pro ar.
Problemas com a foto ja vi que tens bastantes.ainda nao percebi o pk. talvez quisesses uma foto tua em vez da que tá. temos pena. para o ano aparece, pode que te tirem alguma foto e tmb tenhas direito a que ela esteja aqui.
Se nao for pedir mt gostava que dissesses quem es. tanto eu como as outras pessoas que veem aqui tao curiosas.
Ao contrario de ti, tou a dizer isto tudo com o meu nome assinado.mas como o senhor, ou senhora, so quer criticar nao tem coragem de meter aqui o seu nome. LOL
Axo que disse tudo o que tinha a dizer, ahhh só mais uma coisa, quando organizares algo melhor nao te esqueças de avisar. e desejo que tenha alguem com a mesma dor d cotovelo que tem para o criticar. ;)