quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Já está em vigor a eco-taxa para as garrafas de cerveja não-reutilizáveis

A eco-taxa a aplicar nos Açores, intitulada de ECOCERV, para as garrafas de cerveja não-reutilizáveis foi publicada [no passado dia 25 de Agosto] em «Diário da República».

A ECOCERV, aprovada em Junho no Parlamento açoriano, tem como objectivo diminuir a produção de resíduos na Região. Encontra-se, por isso, integrada no Decreto Legislativo Regional sobre os regimes económico e financeiro, no âmbito da gestão de resíduos. De acordo com alguns dados, as garrafas de cerveja introduzidas para consumo nos Açores não contemplam a possibilidade de reutilização (este número chega a ascender aos 60 milhões).

Esta eco-taxa será aplicável apenas às garrafas de cerveja [não-reutilizáveis], sendo que o valor extra a cobrar aos consumidores deverá vir discriminado na factura. Este valor será, em princípio, de dez cêntimos nas unidades de 25 centilitros ou inferiores, e de 15 cêntimos para as garrafas com capacidade superior a 25 centilitros. As receitas reverterão para o Fundo Regional do Ambiente. Esta instituição pretende promover e apoiar projectos de formação, sensibilização e aplicação de novas tecnologias, para que assim se possa reduzir os custos de produção de bens, tanto na área do ambiente, como na gestão dos resíduos.

Notícia: «Jornal Diário», «Açoriano Oriental», jornal «Destak», «Correio dos Açores» e «Portugal Diário».
Saudações florentinas!!

10 comentários:

Anónimo disse...

A cervejola vai ficar mais carota,vai ser preciso tambem um subsidio

Anónimo disse...

o meu tempo quando havia dinheiro para uma cerveja tinha-mos que devolver a garrafa para irem na caixa para são maiguel. quem quise-se ficar com garrafa pagava mas para se beber uma cerveja teria que ser um dia bem lembrado assim como o natal. a primeira cerveja que eu bebi tinha quase 20 anos oferecida por um florentino que veio de vesita à sua terra e fui bebela para dentro de um serrado de milho para que ninguem vice e fosse dizer a meu pai.

Anónimo disse...

Tudo serve a esta corja para cobrar mais taxas e mais impostos.

É pena não haver a "stupid-tax", pois os problemas financeiros destes governos da treta ficariam solucionados...

Anónimo disse...

Acho muito certo pagarem pela garrafa, e até não sei porque acabaram com este emposto. Pelo aquilo que já ouvi falar em alguns tempos pagavam pela garrafa era sinal de haver menos garrafas nas valetas e nos serrados dos vizinhos que alguem bebe as cervejolas e atira com as garrafas.

Anónimo disse...

O problema é que pagamos uma taxa para reciclar as garafas mas vão todas para as lixeira a ceu aberto.

Anónimo disse...

Esperemos que o alcoolismo baixe nos Açores!!!

Anónimo disse...

muito bem dito...

Anónimo disse...

é verdade e que todos esses moços se ponham ao trabalho em vez de ficarem todo o dia com a barriga encostada ao balcão.

Anónimo disse...

Anonimo de 17 de Setembro às 14:45 :

No teu tempo bebias era uns dedais de aguardente de figo pelas matanças do porco, e era bem bom. lembro-me que ias de casa em casa sempre que sonhavas haver uma matança para ver se apanhavas uma pinguinha. Bons tempos ... É desses que tens saudades, não é? Querias, como todos os que por aí andam, era que que por aquí as coisas continuassem na mesma, que era para apareceres de óculos, suspensórios e guardassol, e toda a gente ter ir beijar a mão.. bem bom que isto já não é bem assim. Olha, ainda não te disse, mas este Verão foi um descanço. O dollar esteve pelas ruas da amargura, por isso não houve mosca, era três ou quatro mosquitos em cada freguesia. Parecia o paraíso...

Anónimo disse...

A falar com o meu amigo, até me esquecí. Não sei quanto é a taxa da cerveja, mas de certeza que é baixa. Realmente é uma patifaria o que se vê na lixeira. camiões e camiões de garrafas. E toda a gente sabe que a cerveja qe vem em grades de plástico, tem depósito, mas basta ir a quqluer uma das lixeiras e ver lá até as garrafas dentro das grades. e isto não é culpa de quem as bebe, é culpa dos senhores comerciantes, mas esses ganham o que querem, compensa pagar a multa.