sábado, 20 de setembro de 2008

Tripulantes de cabine da SATA Air Açores podem partir para a realização de greve durante a campanha eleitoral

Os tripulantes de cabine da SATA Air Açores podem paralisar nos últimos dias da campanha eleitoral para as eleições [legislativas] regionais de [19 de] Outubro, como forma de "chamar a atenção da classe política" para as suas reivindicações.

Henrique Martins, do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVA), adiantou [ontem] à Agência Lusa que foi "aprovado por unanimidade um pré-aviso de greve", numa assembleia-geral realizada na cidade de Ponta Delgada. "A paralisação será realizada no próximo mês de Outubro, provavelmente na semana das eleições", afirmou o dirigente do SNPVA, que admite que a greve possa ocorrer a 16 e 17 de Outubro.

Em causa está "o não cumprimento da lei" por parte da SATA Air Açores, nomeadamente "falta de formação e o protelar da assinatura do novo acordo de empresa e cumprimento do [acordo de empresa] que está em vigor", aponta o sindicato. Segundo Henrique Martins, existem nalguns casos tripulantes a quem não foi dada a formação obrigatória por lei, desde há quatro anos.

Além disso, o sindicato acusa a companhia aérea, que assegura as ligações entre as nove ilhas açorianas, de adiar a assinatura do novo Acordo de Empresa. Perante isto, Henrique Martins alegou que "não há mais diálogo possível" com a empresa, que "diz sempre ser para a semana que vai resolver a situação", o que já se tornou "um ciclo".

"Temos noção que uma greve pode provocar transtornos aos passageiros, mas nesta situação é inevitável", afirmou Henrique Martins, frisando que a paralisação pretende "chamar a atenção da classe política" para as reivindicações dos 35 tripulantes de cabine da SATA Air Açores.

A Lusa tentou uma reacção da SATA o que não foi possível para já.

Notícia: «Diário Económico» e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

14 comentários:

Anónimo disse...

Deviam era privatizar de imediato a SATA para acabar com esta patifaria que está alí instalada. E greves, é cancelamento de voos sem razão, é má educação dos empregados, é malas perdidas. E mais: quem é que alguma vez viu um anuncio público para a admissão de pessoa? É filhos dos amigos, é amigos dos filhos, é primos dos maridos, é irmãozinhos, é tudo o que não devia ser.

Anónimo disse...

Com a sua educaçao nao sei que educaçao pertende que tenham para atender(se for igual á sua nao vai haver mesmo um "pingo" de educaçao).
Anuncio para ademissao de alguem para SATA? Nao viu? Colado no vidro de quem entra no aeroporto, ja sei tambem nao viu claro. Se usa oculos é melhor ir os graduar ou se nao tem oculos tem que comprár uns.
E passe um pouco do seu tempo a olhar para os jornais para verr os anuncios para ademissao para SATA e lembresse com essa educaçao nao sei nao se chega a ir longe em que trabalho for.

Anónimo disse...

Vou ter de a responder, sabe quantas pessoas estiveram na entrevista da SATA? 15 pessoas porque eu lá estiven e nao fiquei, mas havia uma menina que estava a estudar no faial e veio do faial ja com as suas malas feitas que ja vinha com a ideia que o lugar era dela (lá pelo pai trabalhar numa instituiçao mesmo ao lando do aerporto, a baixo da pizzaria Esperança o mais precissamente Tribunal)...
Olhe o caso de quem pensa que ja tá tudo feito

Anónimo disse...

Coitadinhos dos empregados da SATA! Sempre a olhar par o relogio a ver quando é que chega às 17 horas para irem a correr para casa(ou para a piscina, no Verão).
Falo sobretudo dos do aeroporto das Flores.
Quanto aos concursos, eles são "semi-publicos", mas depois é muita coincidência que os candidatos escolhidos tenham parentes directos empregados naquela empresa!!!Falta de transparência? Eles têm razão de fazer greve. E preciso conservar o ganha-pão dessa gentinha.

Fórum ilha das Flores disse...

Em notícia hoje avançada pela Rádio Renascença soube-se que está «agendada greve na SATA»:

O pessoal de cabine da SATA Air Açores vai fazer greve em Outubro. A paralisação pode ser de três ou quatro dias.

Numa assembleia geral do Sindicato de Pessoal de Voo e da Aviação Civil foi decidido, por unanimidade, que os tripulantes [de cabine] vão parar no próximo mês.

Henrique Louro Martins explica os motivos que levaram os trabalhadores [de cabine] a avançar para a greve: falta de formação obrigatória, incumprimento do acordo de empresa, constante alteração às escalas, não respeito por folgas ou tempos de repouso e adiamento da assinatura do novo acordo de empresa.

Esta greve da SATA Air Açores vai afectar sobretudo os voos inter-ilhas, mas os efeitos poderão aumentar se os trabalhadores da SATA Internacional, que reúnem amanhã, também decidirem fazer greve.

Fórum ilha das Flores disse...

O jornal «Público» também anuncia que os "trabalhadores da SATA vão fazer nova greve".

O Sindicato do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) agendou nova greve na SATA Air Açores para Outubro. Hoje, os restantes tripulantes da SATA Internacional deverão juntar-se aos protestos.

Os trabalhadores da SATA Air Açores decidiram marcar nova paralisação para 16 e 17 de Outubro próximos. Hoje, os restantes trabalhadores vão discutir o alargamento da contestação às restantes operações da companhia de aviação nacional.

De acordo com Henrique Martins, do sindicato dos tripulantes, na assembleia-geral de hoje vai estar em cima da mesa uma proposta de greve geral para o mesmo período. "O mais provável é avançarmos com pré-aviso para essas datas [16 e 17 de Outubro]", referiu.

Os trabalhadores da SATA contestam "o desrespeito pelo Acordo de Empresa", o "incumprimento da legislação nacional e internacional", o "clima de instabilidade" na empresa e a falta de "respostas às preocupações manifestadas".

Fórum ilha das Flores disse...

O «Jornal Diário» avança [hoje] com mais algumas informações...

Nova paralisação na SATA Air-Açores

A SATA Air-Açores vai entrar de novo em greve, marcada para os dias 16 e 17 de Outubro, três dias antes das eleições [legislativas] regionais.

Esta greve poderá estender-se por mais um dia e irá afectar sobretudo os voos inter-ilhas. Contudo, os efeitos poderão aumentar, uma vez que o Sindicato do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) irá reunir-se ainda hoje para decidir se a contestação irá ou não ser alargada às restantes operações da companhia de aviação, estando em cima da mesa uma proposta de greve geral.

De acordo com Henrique Martins, do sindicato dos tripulantes, os principais motivos de protesto passam pela falta de formação obrigatória, desrespeito pelo Acordo de Empresa, incumprimento da legislação nacional e internacional, bem como o clima de instabilidade pela constante alteração de escalas e desrespeito pelas folgas e tempos de repouso, bem como a inércia por parte da Administração face as preocupações manifestadas.

Anónimo disse...

Nao estejas preocupado porque cada vez pagas mais pelas viagens e assim vai continuar...
E quando for entao de Verao em vez de irem para praia vao a vossa casa para que a vossa dona de casa com a rua numero 5 da palma da mao e lhe monstre a porta da TRAZEIRA e com vista á ZONA PUBLICA.
Cumps para que o vosse dia (25 Abril) seja no verao pelo menos dia sim dia sim Senhor.

Anónimo disse...

Espera, tu dizes que os funcionarios da SATA sao estao á espera das 17horas para irem para casa, serto!?
Só uma pergunta tu trabalhas?
É porque se nao esperas pela tua hora de sair é porque nao trabalhas ou entao vais é embora antes de chegar a hora é uma das de serteza. Só mesmo para rir um pouco é vir aqui ao blogger para ver os estraordinarios comentarios de pessoas que nao sabem bem o que dizem e nem pensem bem no que dizem, mas enfim, do que era este blogger sem estas importantes personagens da nossa importante sociadade florentina =P

Anónimo disse...

muito bem dito ??? isto é uma palhaçada neste blog!!!

Fórum ilha das Flores disse...

O «Jornal de Negócios» informa hoje que "[os] tripulantes da SATA Internacional e [da] SATA Air Açores [estarão] em greve a 16 e 17 de Outubro"...

Os tripulantes de cabine das companhias aéreas SATA Internacional e SATA Air Açores paralisam a 16 e 17 de Outubro, uma greve que poderá afectar as ligações aéreas em plena campanha eleitoral para as eleições [legislativas] regionais.

Henrique Martins, do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVA), adiantou hoje à agência Lusa que a decisão da greve na SATA Internacional foi tomada terça-feira numa assembleia-geral, depois de já ter sido também aprovado, na última semana, um pré-aviso de greve na SATA Air Açores.

A SATA Air Açores assegura as ligações aéreas entre as nove ilhas açorianas, enquanto a SATA Internacional realiza os voos com o exterior do arquipélago.

“As greves vão coincidir porque os problemas são muito semelhantes”, explicou Henrique Martins, ao acrescentar que a paralisação pretende "chamar a atenção" dos políticos para as reivindicações em causa.

No caso da SATA Internacional, que assegura as ligações com o exterior, está "o incumprimento" de um protocolo relacionado com tabelas salariais.

Além disso, e no caso da SATA Air Açores, o sindicato acusa a companhia aérea açoriana de "protelar sem fundamento justificativo" o novo texto do Acordo da empresa e "cumprimento do actual".

A alegada falta de formação obrigatória por lei é outro dos pontos que opõe trabalhadores e SATA.

Segundo Henrique Martins, a paralisação inicia-se às 00:00 de 16 de Outubro, terminando às 23:59 do dia seguinte.

A campanha eleitoral para as eleições [legislativas regionais] de 19 de Outubro decorre de 5 a 17 de Outubro.

Anónimo disse...

privatizar resolve a solução,quem quer trabalho vai trabalhar quem quer emprego vai para a rua essa é que é essa

Anónimo disse...

Isto é de rir ! entao vem um paspalho aqui dizer que os funcionarios da sata esperam pelas 1700 horas , para sairem do trabalho e irem para a piscina!
1º - onde é que esta o mal disso ??
2º - Nao será p que toda a gente de verao faz ?
3º - Ou sera que por serem da sata tambem n podem ir á piscina ??

Quem vem para aqui fazer comentarios desses, é porque nao tem mesmo mais nada que fazer !


E como este amigo aqui mais acima, que so diz mal da sata mas no entanto ja teve la a concorrer!| sera assim tao mau ??

Anónimo disse...

Vocês deviam pôr os olhos em quem luta pelos seus direitos ao abrigo da lei. O problema da maior parte é permanece sempre calado e depois são estas válvulas de escape. As greves doem. Inveja? A inveja mata. Viva a luta dos trabalhadores. Vai à luta!