sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Renováveis... até serão mais baratas!!!

Novos limites às emissões de dióxido de carbono [colocados pela União Europeia, a partir de 2013] podem levar a um aumento de três por cento nos preços dos produtos, podendo chegar-se aos seis ou oito por cento [de aumento do preço] na electricidade. [Fonte: notícia da secção de Economia da edição on-line do jornal «Público».]

Nós por cá (felizes e contentes??!) vamos então construir uma nova Central TermoEléctrica... sábias cabecinhas que tomam estas d€ci$õ€$!!!
Será mais poluente e usará uma fonte produtora [presumo que fuel-óleo] que teremos obrigatoriamente de importar sempre, ao contrário da água que corre nas nossas ribeiras e do nosso vento que quase sempre sopra... Até nem é nada difícil fazer algumas contas... Mas, o burro, sou eu??

18 comentários:

Anónimo disse...

Sò é cego aquele que não quer ver , isto é das maiores aberrações que já vi, numa altura que está todo o mundo virado para as energias alternativas , nós florentinos estamos a andar para trás. tenham juizo

Anónimo disse...

Parece-me que o embargo ainda é possível. Organize-se um grupo, o mais próximo possível das 4.000 pessoas, para pôr termo a este disparate!

Anónimo disse...

E acreditar nas notícias no nosso país? Ainda é possível?

Anónimo disse...

só se pode embargar era se fosse em santa cruz como é na capital das flores vocês do outro lado da ribeira não mandam cá nada.

Nuno disse...

É incrível, não fazia a mínima ideia que se ia fazer uma central hidroeléctrica nas Flores!

Quem é o responsável? Não terá ele lido que o MIT considera que a Ilha das Flores foi considerada um dos melhrores locais do mundo para estudar a autonomia energética só usando renováveis???

http://www2.inescporto.pt/use/noticias-eventos/nos-na-imprensa/projecto-inovador-acores-estudam-autonomia-energetica

Os Florentinos podiam ser independentes em quase tudo o que é essencial á vida de forma sustentável enquanto o resto do mundo anda á rasca...

Anónimo disse...

Neste momento, com a tecnologia que já existe para produção de electricidade a partir de fontes renováveis, a decisão de construir uma termo-electrica nas Flores só pode ser vista como uma operação mafiosa!!!
Mas existe uma entidade (grupo Bensaúde) que tem o monopólio do fuel e que pretende fazer render o seu "peixe". Enquanto esse grupo mandar, vamos ter electricidade produzida a partir de petroleo.
Se estes senhores fossem donos do vento, do sol e da chuva, aí sim, tínhamos uma catrefada de aerogeradores, painéis solares e turbinas hidráulicas!!!

Fórum ilha das Flores disse...

Para além da notícia d' «A União» [que o Nuno (num comentário) mais acima nos indica], sobre esta mesma temática aconselha-se ainda a leitura de «Açores podem vir a ter algumas “ilhas sustentáveis” através da produção de energias renováveis» e também o artigo de opinião do [florentino] professor universitário José Cabral Vieira: «Energias renováveis».

Ainda se chama a atenção ao Nuno que o que se pretende construir na ilha das Flores nem sequer é uma Central HidroEléctrica mas sim uma Central TermoEléctrica...

Saudações florentinas!!

Anónimo disse...

Também há programas de viagens para idosos onde estes ficam nos hotéis dum determinado grupo...

Qualquer dia e quando esse grupo comprar o Sol, vamos pagar renda a eles a título de iluminação natural...

É o sistema, meus amigos!

Anónimo disse...

mas a central é nas lajes não sei porque andam tanto preocupados os do lado de lá da ribeira.

Nuno disse...

Peço desculpa pela gaffe- o choque é tanto fez-me obviamente nem sequer rever o meu próprio texto!
:)

Cumprimentos!

Anónimo disse...

olha vejam só a cental ainda não fuciona e este já levou um choque na cabeça.

Anónimo disse...

Estou mas é farto deste bairrismo estúpido.qualquer comentário neste sentido,da autoria dum idiota atrasado,devia ser removido.

Anónimo disse...

pois.pois. ainda estão abrir os alicerces para começar a casa onde vai ser montado os metores que viram de santa cruz e outros de fora e já houve quem leva-se já um choque na cabeça. gente vejam só estas desgraças.

Nuno disse...

Pelo menos no meio desta má notícia o sentido de humor não faltou a pelo menos um Florentino!
Agora venham ideias.

;)

Anónimo disse...

Vai acontecer àquela central o mesmo que aconteceu ao motor que estava na Lourã.

Anónimo disse...

Ideias para quê Nuno? As alternativas são conhecidas. Ideias para fazer mudar de ideias o governo regional? A quem achas que te deves dirigir no sentido de apresentar estas ideias? Aqui mesmo, neste blog, acredita que és ouvido.

Anónimo disse...

moços passem no cabo de cima das casas para verem a maquinaria que já lá está para começar a obra para a central. isto é dito e feito mas que rapidez andão estas coisas. também e a curto prazo está para começar a marina é claro que tem de haver energia para abastecer o porto comercial e a marina são duas grandes obras que consomem muita energia durante a noite.

Anónimo disse...

como esta semana não tinha tempo passei hoje de manhã no cabo de cima das casas para ver as maquinas para o inicio da central da eda pude apreciar já o inicio da obra, no qual não conheço o projecto mas pela area de terreno que está marcado no chão pode-se dizer que é uma grande obra. também sube de fonte limpa que será montado ali perto a estação Espanhola.