segunda-feira, 2 de março de 2009

Jovens florentin@s estão desde 2005 sem ensino profissional na própria ilha

Os alunos [com residência na ilha das Flores] que pretendam obter esse grau de especialização profissional têm de prosseguir os seus estudos na ilha de São Jorge, uma situação que desagrada a algumas famílias [florentinas].

Sem alternativa, os jovens da ilha das Flores, no Grupo Ocidental do arquipélago açoriano, têm de prosseguir os seus estudos no ensino regular e como a Escola Profissional não lhes está acessível na própria ilha, [esses jovens florentinos] têm de sair [da sua ilha natal] para estudar [numa outra ilha] para o exercício de uma profissão, o que já foi considerado pelo deputado [regional] Paulo Rosa, como uma discriminação inadmissível.

A Escola Profissional da ilha das Flores foi um projecto acarinhado pela Câmara Municipal de Santa Cruz, mas depois da sua fundação, em 2003, as instalações demoraram a ser adaptadas ao ensino profissional, tendo, aliás, desde logo, sido comentadas as condições que então se proporcionavam aos alunos.

A Escola Profissional da ilha das Flores funcionou com base num protocolo mantido com a Escola Profissional de São Jorge, um protocolo que está por cumprir em pleno, uma vez que os alunos [florentinos] continuam sem acesso a esse tipo de ensino na ilha mais ocidental do arquipélago.

O ensino profissional conheceu na Região Autónoma uma grande procura, nos últimos anos, tendo conseguido uma elevada percentagem de alunos e uma significativa taxa de empregabilidade.

Notícia: RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

16 comentários:

Luís Henriques disse...

E depois vêm-se queixar que os jovens não se querem fixar na Ilha... Quando não se trabalha no sentido de criar uma situação que os leve (no mínimo a "regressar") a permanecer na Ilha, é isto que acontece: Ainda mais jovens a sair da Ilha.

Cumprimentos,
Luís Henriques

Anónimo disse...

Quantos são os jovens que saiem da ilha para frequentar o ensino tecnico-profissional?

Que cursos neste momento interessariam á sociedade Florentina?

Quantos professores seriam necessários e quais os seus custos?

Que instalações seriam precisas e quais os custos de manutenção?

As escolas tecnico-profissionais podem ser privadas. O Sr. Deputado do CDS, em vez de querer que os contribuintes ou minicipes paguem a factura, porque é que não cria um estabelecimento destes?

Porque é que ambas as camaras não criam?

Porque é que a Santa Casa da Misericórdia não cria?

Porque é que há-de ser sempre o governo a fazer tudo e objecto de todas as exigências?

Anónimo disse...

Os munícipes a pagar a factura lololol a Santa Casa da Misericórdia a criar uma escola técnico-profissional lololol inovador sem dúvida, assim tb eu governava!

Ah e já agora, é o governo pq é quem foi eleito pra gerir isto tudo, incluindo os nossos dinheiros por isso é quem tem a responsabilidade!

Anónimo disse...

ao anonimo de 2 de março às 19,55 não diga mais verdades hoje. como já disse no meu tempo não havia subsidios para estudar e hoje em dia tude quer estudar e sempre á espera dos subsidios do governo esquecendo que este dinheiro vem dos bolsos dos contribuintes . ara diabo deichem de andar a puxar pelos bolsos dos contribuintes e o senhor deputado que ganha muito bem e até de mais antes se preocupa-se com agricultura que ela anda darasto .

Anónimo disse...

pois. pois. vi ontem nas noticias da rtp açores o deputado antonio o que alias vejo muitas vezes mas nunca vi aquele homem a falar será que ele fez promessa.

Anónimo disse...

A Santa Casa da Misericórdia na Terceira tem uma escola profissional.
a camara da Praia da Vitória tem uma escola profissional.
Nada de novo.
Porque é que o governo, com o dinheirinho espremido a todos, é que deve fazer?

O Sr. Deputado do CDS devia investir nos jovens e criar uma escola.
Contratava professores e, em coerencia com o que defende, deixava-os à vontade a fazer o que quisessem, não os avaliando.
Contratava um auxiliar por turma, pagando do seu bolso.
Arranjava turmas de 15 alunos, para o ensino ser personalizado.
Pagava a água e a luz gastas.
Caiava e pintava o prédio.
Tratava de arranjar instalações desportivas, porque~esse é um direito.

Depois disso, senhor deputado, agente conversava.

Anónimo disse...

Proposta à Blogosfera:
Dia "F" para o crime ambiental da Fajã do Calhau


http://fiatluxcarpediem.blogspot.com/2009/03/proposta-blogosfera-dia-f-para-o-crime.html

Anónimo disse...

deputados votos meu não á mais nenhum. nem lá apareço.

Anónimo disse...

Eu sou contribuinte e não me importo de subsidiar com os meus impostos os estudos para que não volte a ler coisas como:

- deichem
- darasto
- agente conversava

Isso é que me choca! Incultos! Não sabem e querem impedir os outros de saber!

Anónimo disse...

Felizmente temos agora na ponta norte da pista sucata,lixeira e pedreira : Braga&Pereira Lda.

Anónimo disse...

este anónimo dia 4, 14,11 de certeza que já mamou dos impostos dos contribuintes por isso agora defende que não se importa de pagar. eu como nunca mamei dos contribuintes para estudar nem os meus filhos foi sempre com o meu suor custa-me agora estar a encher a barriga de malandros .

Anónimo disse...

Ai nunca mamou ou seu burro? Quando foi ao hospital foi ao privado e pagou no fim ou foi ao centro de saude e nao pagou nada? Andou na escola pública ou na privada? Privadas não há nas Flores por isso... Assim sendo quem paga o sistema de saúde e o sistema de educação em Portugal é o Estado, ou seja, os contribuintes! Usufruiu ou não? Não sabe não fala!

Tudo isso é pago com os nossos impostos, os seus, os meus e os de todos (que os pagam), por isso devemos investir em instruir um povo, que pelas amostras que aqui aparecem, é cada vez mais pobre (de espirito)...

Anónimo disse...

conheço muitos com grandes estudos e são uns autenticos burros com um B grande quanto assistencia médica estou de acordo dscontar todos os meses e agradece a Deus que antes do 25 de abril só alguns é que tinha direitos.quanto a descontar para esses malandros andarem a estudar sou contra esta ideia e estudava quem pude-se e este dinheiro que o governo dá seria destribuido para melhores assistencia médicas melhores reformas melhores apoios á terceira idade melhor apoio aos agricultores etc, etc.

Anónimo disse...

eas bolsas de estudo que a camara tem pago a tantas meninas??? e algumas não tem falta, por acaso o sergio carpinteiro que tem um grande ordenado , e gaba-se que aluga o seu apartamento no algarve no verão, por 1000 euros, gaba-se a boca cheia e de barriga cheia que a filha já tem emprego, e outras de ponta delgada que tambem não tem falta, mas os pais sabem mamar , e bem, e chorar, quem não chora não mama.por acaso sabem quanto o sergio pede para fazer qualquer serviço, um ordenado dum politico, aluga a casa cá e não paga impostos , por isso arrota e com rasão esta terra adotou muitos pedintes, que vieram com as calças na mão e estão d3e barriga cheia.
e admiram-se de os jovens de cá ficarem lá fora, só vem para cá os que tem padrinhos ou cunhas.

Anónimo disse...

Nao sei se sabem o que é uma coisa chamada "Fundo Social Europeu", mas para quem nao sabe, passo a explicar, é o fundo da Uniao Europeia que financia as Escolas Profissionais, sendo elas publicas ou privadas e por isso nao seria necessario o Sr. Paulo Rosa tirar do seu bolso. Acho piada a uma coisa, ele está eleito e eu ate acho MUITO bem, porque ele é 1 pessoa que esta a lutar pelos direitos dos florentinos e tenta que as pessoas nessa terra tenham melhores condicoes de vida, mas é como o habitual, toca a meter abaixo quem faz por essa ilha. ja o paulo valadao tentava trazer algumas coisas para a ilha, e ja esta em casa, o que voces gostam é de PS e de PSD que nao faz nada pela ilha. e ja agora, a escola profissional deveria era ja estar implantada nas flores, porque ha miudos que estao em vias de aos 15 anos irem estudar para s. jorge porque nao se adaptam ao ensino regular e que nao pretendem seguir estudos, logo querem ter uma profissionalizacao. E para quem nao sabe, das flores, pelo que sei, estao cerca de uma duzia de alunos nas profissionais em S. miguel e outra duzia de alunos na profissional de S. Jorge. e vendo a parte que depois tem jovens do corvo que vao pro faial e para a terceira, poderiam ir pra escola das flores e assim sendo, ficariam mais perto de casa. mas cada um pensa como quer!

Anónimo disse...

Bem, sei que esta noticia já está um pouco desactualizada, mas digo isto igualmente:
Os jovens não podem ficar nas Flores (Apenas aqueles que querem tirar um bom curso, e lutar pelos seus interesses) porque os cursos que lá existem (apenas um e do interesse de poucos) não são (desculpem se ofender alguém) grandes cursos!
Quantos são os jovens que querem ser jardineiros, bar-mans, contabelistas, etc!? Pois.. conta-se pelos dedos das mãos.
Tenho conhecimento que neste momento estão matriculados "meia dúzia" de estudantes no conselho das lajes (onde existe a actual "escola profissinal") e Que muitos destes estão lá apenas porque não tiveram outra escolha ou quiseram "fujir" ao ensino regular.
Eu agora pergunto:

- Uma escola com apenas um curso pode ser considerada escola profissional?

- Porquê sempre cursos que não interessam á maioria dos jovens?

- Porque não se começa a pensar em cativar os nossos jovens a ficar na sua terra?

Desculpem lá ser tão directo e objectivo, mas penso que tenho certa razão..