sexta-feira, 11 de junho de 2010

Invasoras ameaçam biodiversidade

A protecção da espécie vidália, o único género endémico nos Açores, é uma prioridade.

A proliferação de espécies vegetais invasoras, mais do que a utilização dos solos, é “a maior ameaça actual à biodiversidade nos Açores”, disse [no passado sábado] o secretário regional do Ambiente e do Mar, no Porto Martins, na ilha Terceira.

Álamo Meneses falava no decorrer de uma na acção de sensibilização para a erradicação do chorão na zona costeira daquela freguesia da ilha Terceira, integrada no Plano Regional de Erradicação e Controlo de Espécies da Flora Invasoras em Áreas Sensíveis (PRECEFIAS) promovido pelo Governo [Regional] açoriano.

A orla costeira do Porto Martins é um dos principais habitats da vidália (Azorina Vidalii), que é “o único género que é endémico dos Açores”, sublinhou o governante [regional], acrescentando que, por isso, é um dos principais “símbolos da biodiversidade” no arquipélago.


Notícia: «Jornal Diário» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Esta passada terça-feira, data em que se comemorou o Dia Mundial dos Oceanos, ocorreram algumas outras operações de erradicação de algas invasoras no litoral sul da ilha do Faial.

Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

A infestação parlamentar pela quadrilha de falsificadores de cartões de crédito preocupa-nos a todos muito mais.
Ao que o Corvo chegou!
Ao que o nosso parlamento chegou!

Anónimo disse...

No veu ver: O corvo não chegou. Eles é que chegaram ao Corvo.
Cadeia com eles e, a regressarem pela noite dentro, pedra ao pescoço e água com eles.

Anónimo disse...

Vejam só o que está escrito no dia 4 de junho o titulo é Governo quer reduzir despesas