terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Até Outubro devem ser "regionalizados" todos os serviços da nossa Meteorologia

Já se encontram criados dois grupos de trabalho que tornarão real a regionalização do Instituto de Meteorologia para os Açores. Um é composto por elementos do Governo Regional, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e que iniciará, em breve, reuniões com o outro grupo, a ser criado ainda durante este mês, da Secretaria de Estado do Mar, para que assim se processe esta mesma regionalização.

Em declarações ao jornal «Correio dos Açores», José Contente salientou que “o Governo da República anuiu na eficácia e eficiência que será esta regionalização da delegação do Instituto de Meteorologia nos Açores”.

Os grupos de trabalho irão, a partir de agora, tratar das questões relativas aos recursos humanos e patrimoniais, bem como de assuntos como a salvaguarda dos tratados internacionais em matéria de organização meteorológica, preparando assim toda a parte burocrática e administrativa do processo, para que a regionalização aconteça “o mais cedo possível”. E segundo José Contente, “o mais cedo possível” é “até ao final desta legislatura”. Ou seja, segundo o Governo Regional, em Outubro, “estará tudo a funcionar no mesmo local onde o Instituto está sedeado actualmente em Ponta Delgada.

No entanto, o secretário regional salienta que “vão ser ganhas algumas sinergias, nomeadamente com a Universidade dos Açores, no âmbito da Geofísica, através de uma ligação mais estreita com o Centro de Vigilância Sismovulcânica. Para além desta, a proximidade de um serviço como este, e que é de tamanha importância para a Região, será igualmente uma mais-valia para os açorianos, em termos de segurança global e uma demonstração da centralidade dos Açores perante projectos da área da climatologia e meteorologia”.

Esta é uma pretensão que tem vindo a ser levantada ao longo dos últimos anos. Desta vez, o Governo Regional dos Açores confia que a mesma “ficará resolvida, face a algum trabalho que este executivoproduziu nesta matéria”.


Notícia: «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

As sinergias ~ganhas são sempre as mesmas: é meter tudo em S. Miguel.

Anónimo disse...

Olha este queria que a Metereologia viesse para as Flores!

Anónimo disse...

Concerteza que deveria ir para as Flores a Metereologia não é só empancar tude em São Miguel.