domingo, 22 de janeiro de 2012

“Parque Aberto” com novas iniciativas

À semelhança do que é feito em outros parques da Região, também o Parque Natural da ilha das Flores tem uma agenda de actividades abertas à população, denominado ‘Parque Aberto’.

Este conjunto de actividades prolonga-se até Abril. Durante este período serão promovidas várias acções gratuitas com o intuito de envolver a população na descoberta do seu próprio património e dar a conhecer os detalhes mais emblemáticos e cativantes dos Parques Naturais.

É desta forma que os Parques apresentam um conjunto de iniciativas diversas, que nos levam a conhecer mais profundamente a beleza natural e as especificidades destas áreas. Percursos pedestres, maratonas fotográficas, aventuras infantis nos diversos Centros de Interpretação Ambiental, oficinas e workshops, exposições e desportos de natureza, são alguns dos exemplos de actividades em que poderá participar.

Com a implementação deste projecto de sensibilização, que decorrerá ao longo de meses, pretende-se aumentar a consciência ambiental e dar a conhecer a importância fundamental da qualidade natural e ecológica das ilhas dos Açores. Assim contribui-se igualmente para a sustentabilidade e qualidade de vida de todos os residentes.

Saudações florentinas!!

1 comentário:

Fórum ilha das Flores disse...

Nestas iniciativas do "Parque Aberto" saliente-se as duas actividades que serão realizadas mais proximamente.

- O Parque Natural da ilha das Flores (PNIF) realizará uma formação de iniciação às técnicas de observação de aves, no dia 2 de Fevereiro (quinta-feira) pelas 19h30, no Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão (CIAB). Os formadores serão Kenny Alves e Luís Cravinho.

No dia 4 de Fevereiro (sábado), pelas 10 horas, ocorrerá uma saída de campo para observação de aves, com ponto de encontro no CIAB para a partida de autocarro com destino à Lagoa Branca.

As inscrições são gratuitas mas limitadas e devem ser efectuadas no CIAB ou por telefone (292207390 e 292542447) ou email (pnflores.boqueirão@azores.gov.pt).

- De 10 de Fevereiro a 10 de Março decorrerá uma maratona fotográfica, naquele que será o Primeiro Concurso de Fotografia Parque Aberto do PNIF.

O tema geral deste concurso fotográfico é “Parque Natural das Flores - conhecer para proteger”, sendo dividido em 5 sub-temas: mar, terra, água, flora endémica, fauna selvagem.

Este concurso fotográfico tem carácter exclusivamente recreativo, não havendo lugar a qualquer pagamento por parte dos participantes. A inscrição no concurso terá de ser efectuada até dia 8 de Fevereiro, mediante o preenchimento de formulário próprio que poderá ser solicitado directamente numa das instalações do Parque Natural da ilha das Flores ou nos Serviços de Ambiente das Flores e Corvo [contactos já indicados acima].