sábado, 14 de janeiro de 2012

«Volta aos Açores» termina hoje nas Flores... com escrita do último capítulo

A «Volta aos Açores em Literatura», uma iniciativa inédita no arquipélago, termina hoje na ilha das Flores com a escrita do último capítulo de um romance que começou a ser trabalhado em Maio de 2011.

“Esperava mais adesão dos açorianos, mas o balanço é positivo. Conseguimos chegar ao final e ter pessoas a escrever em quase todas as ilhas e isso é fundamental”, afirmou Patrícia Carreiro, coordenadora desta iniciativa do EscreViver nos Açores.

A ideia inicial era um “romance escrito a nove mãos”, sendo cada capítulo escrito em cada uma das nove ilhas dos Açores, mas não foi possível encontrar alguém disponível para participar na iniciativa no Corvo e em Santa Maria. “É verdade que a escrita criativa ainda está a dar os primeiros passos, mas esperava mais adesão. Apesar disso, vamos continuar com o objectivo de editar o livro, que [assim afinal apenas] terá sete em vez de nove autores”, frisou Patrícia Carreiro.

O livro conta a história de uma jovem que vive em França e quer ser actriz mas enfrenta a resistência dos pais, o que a leva a viajar para os Açores e a percorrer as ilhas do arquipélago na procura de concretizar o seu sonho. “Vamos ter que esperar pelo último capítulo, que será escrito hoje [na ilha das Flores], para saber se ela vai conseguir ou não”, salientou Patrícia Carreiro.

A iniciativa pretendeu “despertar os açorianos para a escrita, para o bom uso do português e para a criatividade da língua”. No balanço do projecto, Patrícia Carreiro admitiu que “os açorianos ainda estão um bocado fechados para este mundo da escrita criativa”, mas a coordenadora do EscreViver nos Açores frisou que “é um caminho que se está a trilhar e que vai continuar”.


Notícia: «Açoriano Oriental» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Pato Bravo disse...

Parabéns para a senhora Patrícia por esta iniciativa e muito sucesso daqui em diante...