quarta-feira, 19 de junho de 2013

Fibra óptica chega até ao final do ano?

A fibra óptica vai chegar finalmente às ilhas das Flores e do Corvo até ao final do presente ano. A garantia foi dada [no passado dia 21 de Maio] pelo secretário regional do Turismo e Transportes durante uma reunião entre o Governo Regional e o Conselho de ilha.

O Conselho de ilha das Flores quis saber qual o “ponto de situação do processo para a extensão do anel do cabo de fibra óptica ao Grupo Ocidental e, consequentemente, saber o que está previsto relativamente às denominadas Redes de Nova Geração e à melhoria das redes de comunicações móveis”.

Deste modo a extensão do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo ficará concretizada, depois de há mais de uma década ter sido referida pela primeira vez (em 1998) pelo Governo Regional e de o projecto ter sido adjudicado (em 2010) pelo Governo da República.

Em 2011 foi assinado o contrato de instalação das redes de nova geração (RNG) e do cabo de fibra óptica de ligação das ilhas do Corvo e das Flores a todo o arquipélago dos Açores e ao Continente. Após sucessivos atrasos, as obras arrancaram em Julho do ano passado, com a previsão de o projecto estar concluído em Agosto deste ano. O projecto acabou por ser co-financiando em 85% por fundos comunitários da Região.


Notícia: jornal «Açores 9» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

10 comentários:

Anónimo disse...

Ainda só depois das ileições é que chega às Flores e ao Corvo, estou a ver que este cabo leva mais tempo do Faial às Flores do que da Europa América.

Anónimo disse...

~ A minha Opinião
Muito se fala no cabo chegar às Flores e Corvo desde alguns anos que fazia uma grande Novela, e todos nós Florentinos e Corvinos sabemos as condições do Mar no inverno.A minha opinião é a seguinte se o cabo não chegar até meados de Agosto digam adeus ao cabo entra o inverno e o canal é longo e de dificil acesso.Um Florentino ausente.

Anónimo disse...

ainda hà gente nesta ilha que acredita no Pai Natal........

Anónimo disse...

Vamos lá a ver se agente se entende.
As comunicações, nos dias que correm, são essenciais e um factor de riqueza.
Em ilhas como as Flores e o Corvo ter bons acessos à internet é factor de desenvolvimento, de progresso e fixação de pessoas.
Pode-se estar nas Flores a ter uma consulta com um médico da Terceira, de Lisboa ou de outro canto qualquer. Pode-se estar nas Flores e em directo e na hora, transacionar na bolsa, receber uma encomenda de um produto ou programar as férias de alguém que está no outro lado do mundo.
A fibra óptica é crucial para que isso aconteça com a rapidez e celeridade que se deseja.
Hoje, mais do que nunca, exige-se acção. Promessas, discursos lindos, obras de fachada, interessam para quê?
Esperemos que este governo - o nosso - tome este assunto a peito, e perceba que estas coisas são cruciais para o nosso futuro.
O governo da republica, feito desta coligação atoleimada, merece neste assunto cartão vermelho.

A coligação que quer os destinos de Santa Cruz, cópia da tresloucada continental, deve pronunciar-se sobre este assunto e não refugiar-se no silencio cobarde, consentindo.

Anónimo disse...

o cabo está chegar!!! os nossos políticos estão a trabalhar nisso, não se preocupem!

Anónimo disse...

é verdade o que o anónimo das 4,44 em dizer que ainda há gente que acredita no pai natal, voces lembrem-se no principio deste ano em o governo pedir esculpas aos florentinos e corvinos que a companhia ainda não tinha começado dirivado ao mau tempo e é o que vai acontecer depois das ileiçoes vai dizer que já não é este ano por causa do mau tempo e para lá vamos eu só acredito nesta hestoria quando vir o cabo a funcionar e será então nesta altura que vou votar neste governo. se ouver alguem que viva no faial que comente aqui diga se há algum barco por ai com jeitos de ser barco de passagem de cabo de fibra optica no mar.

Anónimo disse...

Como não vivo nas Flores alguem me sabe dizer se já há alguns trabalhos em terra para a chegada do Cabo.

Anónimo disse...

No Pai Natal e no Coelhinho da Páscoa.. Quandoo o cabo de fibra óptica chegar ás Flores já as galinhas irão ter dentes..

Anónimo disse...

eu quando tiver tempo vou publicar um pouco sobre o cabo de fibra´óptica passado no mar com mau tempo.

Anónimo disse...

Claro, e demorou séculos para passarem os cabos transatlânticos, porque foi necessário esperar condições de bom tempo dum lado ao outro ahaha.