domingo, 25 de agosto de 2013

À conversa com José Alcindo Armas


Nascido a 24 de Outubro de 1972 no lugar do Monte em Santa Cruz das Flores, José Alcindo Lopes Armas ainda jovem apercebeu-se da sua real vocação. Ordenado sacerdote aos 38 anos (no dia 13 de Junho de 2010 pelo bispo auxiliar de Lisboa na nova Igreja Paroquial do Catujal e para a Congregação Religiosa dos Sagrados Corações) logo seguiu para diferentes universidades para concluir os seus estudos eclesiásticos.

Assim que a sua formação obrigatória foi concluída, o padre José Alcindo rumou a África na sua primeira missão evangelizadora. Após algum tempo, regressa a Portugal sendo actualmente padre/evangelizador (vigário paroquial) num bairro de Lisboa onde a predominância de fiéis é de origem africana. Assim, o jovem José Alcindo continua sentindo-se em casa.

De uma simpatia incomparável e de uma simplicidade exemplar, José Alcindo, padre e evangelizador, fala das suas experiências de vida, sempre numa comunhão com os outros e um brilho resplandecente no olhar, em especial quando fala da sua África, onde aliás continua a ir frequentemente, por causa da sua Causa, a envangelização, como missionário e porque não embaixador de uma língua, de um país, de um credo em que ele acredita e dedica toda a sua vida.

Bem-haja, muitas felicidades e que o brilho dos olhos nunca se seque enquanto a Natureza te der força para alimentar o ser humano que és... Muito obrigado ao padre José Alcindo Armas, à paróquia da Lomba (onde foram feitas estas gravações) e a todos os que tornaram possíveis estas imagens. Especial agradecimento à Luísa Silveira pela recolha das imagens fotográficas e ajuda à produção.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

É com grande satisfação que vi esta entrevista do Padre José Alcindo! Meu colega de escola, meu colega de equipe de Futebol, meu amigo! É uma honra fazer parte desta década de 70!
Que Deus continue abençoando os passos dos José Alcindo para que ele continue esse lindo e importantissomo trabalho que é a evangelização! Aproveito apenas para discortar dele quando ele fala que o Papa Bento XVI foi o papa talvez o mais inteligente, discordo porque entendo que o Papa mais inteligente foi sem sombra de dúvidas João Paulo II e o agora PAPA Francisco este sim de uma inteligência sublime aliando a humildade e a inteligência o que levará de novo os jovens para a igreja! Todavia foi com grande alegria que vi esta entrevista do Padre José Alcindo! Forte abraço, mais um florentino trilhando caminhos importantes na vida!
César Manes