sábado, 31 de agosto de 2013

Celebração dos 250 anos da reedificação da Igreja Paroquial de Ponta Delgada

A paróquia de São Pedro, na freguesia de Ponta Delgada, celebra este fim-de-semana a festa em honra de Santo Amaro e comemora também os 250 anos da reedificação da sua igreja paroquial. As iniciativas vão ser presididas pelo vigário geral da diocese de Angra, monsenhor Hélder Fonseca Mendes.

Do programa destaca-se a eucaristia Te Deum e a bênção do Santíssimo Sacramento (hoje às 20 horas) e a eucaristia solene e procissão (respectivamente às 16h30 e às 18 horas de amanhã).

A devoção a Santo Amaro na freguesia de Ponta Delgada é mais antiga que a própria igreja paroquial de São Pedro, já que, de acordo com os historiadores, o primeiro templo desta freguesia seria uma ermida que teria como invocação Santo Amaro, no local hoje designado como Fonte de Santo Amaro. A veneração manteve-se com a passagem para a actual igreja, originando aquela que ainda é uma das maiores romarias da ilha das Flores.

Esta festa realiza-se em Setembro porque no dia de Santo Amaro, a 15 de Janeiro, não há quantidade razoável de oblatas para oferecer à igreja, concorrendo para a sua sustentação. Assim, como nesta época do ano já existe um maior armazenamento dos frutos da terra, a escolha da festa caiu sobre este domingo, havendo assim maior possibilidade de colaboração em géneros para as despesas da festa e também da manutenção do templo e do culto divino.


Notícia: Agência Ecclesia - notícias da Igreja Católica em Portugal.
Saudações florentinas!!