segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Socialistas das Lajes prejudicam concelho com objectivos partidários, acusa comissão política concelhia do PSD

A comissão política concelhia de Lajes das Flores do PSD/Açores lamentou que “o Partido Socialista esteja mais preocupado em prejudicar as pessoas do concelho por motivos eleitoralistas do que em trabalhar para que o município possa aproveitar os fundos comunitários concretizando assim obras essenciais para o desenvolvimento do concelho”.

Em comunicado, os sociais-democratas das Lajes das Flores lamentam que os socialistas do concelho tenham inviabilizado “um pedido de empréstimo destinado a manter o volume de obras actualmente em curso no concelho. Entre as pessoas e os interesses partidários, o PS demonstrou não hesitar em sacrificar as pessoas na tentativa de assim retirar dividendos políticos”.

De facto, explicam os sociais-democratas, “ao longo do mandato o Município de Lajes das Flores elaborou e candidatou vários projectos aos fundos comunitários” sendo que todas essas candidaturas “constam dos sucessivos planos de actividades submetidos aos órgãos próprios”. Foi devido a essa planificação que “as obras seguiram toda a tramitação que decorre da lei encontrando-se neste momento todos estes projectos adjudicados e, como não poderia deixar de ser, com o Município a estabelecer os respectivos acordos e compromissos com diversas empresas”.

“Estranhamente”, alegam os sociais-democratas florentinos, “o Partido Socialista não viabilizou o pedido de empréstimo no valor de 240 mil euros que tinha como objectivo garantir o fundo de maneio para a execução dos referidos projectos. Com esta postura o PS está a prejudicar o concelho de forma deliberada, irresponsável e com uma insensibilidade humana e social muito grande”, afirmam considerando que “para os socialistas parece existir interesse em que o Município das Lajes não tenha condições de continuar a dar emprego a mais de 50 trabalhadores e que este executivo não conclua o trabalho em curso, prejudicando todos os munícipes”.

“Esta posição do PS elucida bem a forma como será o futuro do concelho caso fossem governar os destinos do concelho”, consideram ainda, lamentando que “todo trabalho feito até agora esteja a ser posto em causa por caprichos de alguns que colocam os interesses do partido e pessoais em primeiro lugar e não os do concelho das Lajes, como deveria ser”.


Notícia: «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

45 comentários:

Anónimo disse...

Estão todos a pensar no imediato, no próprio umbigo... Deveriam pensar no futuro não muito longínquo, quando já não houver nem Câmara, nem concelho... E não falta muito.

Anónimo disse...

Isto é uma paródia só pode. Fazer obras sem retorno financeiro e sem impacto social é algo surreal... mas sem entrar em pormenores resolvia-se os problemas do artigo assim: auditoria ás contas,contratos, etc do município, mandava-se tudo para tribunal de contas "para" um "parecer" e o resultado seria algo como o primeiro anónimo referiu..."E não falta muito."

Anónimo disse...

Mas para que é que a Camara queria 240 mil euros nesta altura do campeonato? para comprar jogadores!? votos.!? distribuir tintas!? para recensear pessoal das obras!? acabar a piscina aquecida!? Será que as obras foram colocadas a concurso sem os 15% da Camara1? Cá na minha maneira de ver o (PSD)o senhor presidente João Lourenço colocou o carro á frente dos bois!
Então mandaram fazer as obras e não tinham dinheiro para as pagar, ou eram obras para fazer agora ( ate ás eleições)!?
Existe qualquer coisa que não bate certo!
Pelos vistos a oposição nem votou contra!

Anónimo disse...

Este país está empandeirado à conta de empréstimos para fazer obras de enfeite.
A Exma. Camara das Lajes tem sido, como se sabe, perita em obras de fachada, que espremidas, não trazem um centavo de retorno.
O comunicado do PPD fala em tudo. Em fundos comunitários, em obras, em compromissos com empreiteiros e num empréstimo de 240 000 €. Esquece-se de falar nos juros, que os munícipes vão todos pagar, nos prazos de pagamento e nos fundos para amortizar.
Vamos ser claros e directos. O PPD/PSD não vai ganhar as próximas eleições. E esta coisa de contrair empréstimos para os outros é que pagarem, não fica lá muito bem.

Anónimo disse...

Os "Sociais Democratas" deviam indignar-se era com outras coisas.
De onde vem o dinheiro para amortizar o empréstimo?
Quantos anos vão levar os Lajenses a pagá-lo?
Qual a taxa de juro?
Qual o montante de juros a pagar?
Essas questões, a par da falta de tinta para pintar escolas, é que deviam preocupar as mentalidades "Social Democratas".

Anónimo disse...

Os sociais democratas tem razão, se a camara for Socialista pode-se dizer adeus obras porque será da cor do Governo. Bem se vê na Ilha Terceira onde passei por lá À poucos dias numa Freguesia bem próxima de Angra chamada Porto Judeu onde houve as cheias e me disseram que a junta de Freguesia e a camara era Socialista e desde Maio altura em que aconteceu a desgraça ficando varias estrada danificadas e até à data desta semana passada nunca tinham arranjado e as pessoas a comerem terra 24 horas por dia e as mulheres a lavarem a roupa e estendela na linha quando chega ao fim do dia para recolher está a modes de levar de novo.

Anónimo disse...

ao anónimo das 9.13 as cheias na Terceira foram em março e não em maio ainda à poucos dias falou deste caso na rtpaçores.

Anónimo disse...

Muito me admira , em face à subserviência do PS e dos seus vereadores ao senhor JL, terem tomado finalmente uma posição por inicitiva própria. Só... que se calhar já foi tarde.Veremos!!!!

Anónimo disse...

E ainda por cima o segundo da Lista do PS neste caso Presidente da Assembleia, abstem-se????.Mau perságio para trabalho em grupo se por acaso ganharem eleições, se já não se entendem agora, depois como será?????

Anónimo disse...

Este comunicado traz-me à memória um tema da música portuguesa dos anos 80:
"Demagogia feita à maneira, é como queijo numa ratoira".
É uma fórmula já gasta mas que resulta quase sempre.

Anónimo disse...

O Ps falam muito de pintura das escolas mas à quem sabe muito do Ps os miradouros os caminhos pedestes com ajusto direito ou convinte com preços combinados e desses trabalhos alguns não foram feito não foi o psd a fazer, quem tem rabo recolha porque alguem vai cortar, e o candidato à assembleia municipal fala coisa que não sabe, e com esse feitio não vai a lado nenhum, e o ps é que afastou de tudo deu um rebuçado que sabia que ele não ia chupado.

Anónimo disse...

A pândega dos empréstimos, que nos pôs na falência, tem continuidade nas Lajes.
O PPD/PSD ainda não percebeu bem em que águas navega.
Se os Alemães soubessem em que é que se aplicam os "fundos comunitários", que não vem do céu mas dos impostos europeus, mandava-nos todos às urtigas.
Incluindo essas tais "comissões politicas", que se vão entretendo a fazer comunicados.

Anónimo disse...

O anónimo das 13:53 está mal informado.....o que é hábito nos comentadores deste blog.....toda a bancada municipal do PS se absteve o que denota sim um excelente trabalho de equipa.....o que o JL precisava era duma maioria absoluta na AM - 12 votos.....mas só teve 9 a favor e os restantes foram abstenções.

Juiz disse...

O que o PS deve falar, quando fala em gestão é:
Foi para á Santa Casa das Lajes e não resolveu nenhum problema e ainda os agravou em cerca de 100 mil euros.
o Sr Luis já começa a ter passado.
o Sr Paulo no Serviço onde è Chefe vesse a anarquia que por ali anda,é sem duvida o serviçio publico na ilha mais mal orientado.
O Sr Luis como Chefe do Ambiente foi a nulidade que se viu.
Já agora o Zé da musica quando era deputado votou contra o ensino obrigatorio nas Lajes.

Anónimo disse...

Em santa cruz há dividas e não há obras deviam era levar com o palhaço do corvino.quarenta

Anónimo disse...

Muito se fala em eleições aqui pelas Lajes. Não sou PSD nem PS mas sou da esquerda.Como o meu Partido não concore à Camara das Lajes, voto sempre na pessoa que mostra obra feita e não pensando no Partido, sendo assim João Lourenço.Temos o Partido Socialista que muitos já o fizeram como vencedor destas eleições neste Concelho Lajense, que até hoje nada fez por este Concelho e a prova está à vista quando foi feito aquele porto de Recreio num porto em que está à vista dos olhos de todos que precisava de uma Marina mas os Socialistas deste Concelho nada fizeram para que se fize-se uma coisa em boas condições já que muitos iates nos visitavam e muitos mais nos visitari-am se tive-se uma marina neste porto em condições. Depois de tude isso o que será que os Socialistas deste Concelho querem fazer caso ganhem as eleições.

Anónimo disse...

tens toda a razão anónimo das 12,40, eles socialistas deste concelho ali tiveram uma grande oportunidade com a Marina de ganhar votos se tive-sem feito alguma coisa mas nada e até votaram contra o ensino obrigatório nas Lajes.

Anónimo disse...

Dos partidos só vem conversa fiada.
É por isso que este país está assim. Durante 35 anos tivemos muita conversa, muito politico bem falante, muita promessa, muita argumentação, muito discurso que "consolou a ouvir".
Tivemos por epílogo um país na bancarrota, que não dá futuro aos seus jovens.

Mais do que saber o que os partidos dizem - interessa ver o que fazem quando ganham eleições.

Vamos ser claros.
Os comunicados dos partidos se tivessem sido postos à mão junto da retrete, a nossa pátria estaria bem melhor.

Anónimo disse...

Quando os Socialistas deste Concelho das Lajes votam contra o ensino obrigatorio,o que será que vão fazer se ganharem a Camara até já dizem que as obras já estão todas feitas.

Anónimo disse...

Reparem bem na lata!
Em véspera de eleições, depois de terem estarolado em obras de fachada, querem empréstimos.
Quem não tem lastro e não sabe gerir é assim. Quando tem dinheiro come à fartazana chocolates e batatas fritas, quando a coisa aperta, quer empréstimos.

Acaso é essa tal comissão politica que os paga depois?

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de notícia do «Jornal Diário».

Os socialistas das Lajes das Flores já reagiram ao comunicado dos sociais-democratas lajenses florentinos, no qual estes criticavam o posicionamento do PS nos órgãos autárquicos.

Face ao comunicado da Comissão Política Concelhia do PSD de Lajes das Flores sobre o posicionamento dos representantes do Partido Socialista nos órgãos autárquicos, entenderam os socialistas locais emitir a sua versão dos factos:

“Em primeiro lugar é importante referir que o procedimento deste empréstimo teve início há mais de um ano. Devido às não conformidades detectadas pelo Tribunal de Contas, esta foi a terceira vez que a aprovação deste empréstimo subiu à Assembleia Municipal.

Nas três vezes que o empréstimo veio à Assembleia, tendo sido a primeira há mais de um ano, o Partido Socialista absteve-se sempre nesta votação. Da mesma forma que se tem abstido na votação dos instrumentos de Gestão, nomeadamente no Plano e no Orçamento. Não creio que possamos ser acusados de ter razões eleitoralistas nessa altura. O que mudou não foi a posição do PS, mas sim a reacção do PSD.

As razões que fundamentaram esta abstenção foram o facto de entendermos que nesta conjuntura difícil que atravessamos, de alguma incerteza, de cortes constantes nas transferências para as Câmaras, a Câmara Municipal das Lajes não deve aumentar o seu endividamento, a não ser em situações muito excepcionais e devidamente justificadas, que não considerámos ser o caso do Museu.

Se estes pressupostos eram para nós razoáveis há um ano atrás, hoje preocupam-nos de forma muito séria. No último ano, o concelho das Lajes foi o único da Região que aumentou o seu endividamento, e de forma acentuada. De cerca de 1,7M€ para cerca de 2,3M€.

(continua...)

Fórum ilha das Flores disse...

(continuação)

O PS aprovou a construção de obras como a piscina aquecida ou o Museu, no pressuposto que o seu financiamento estava assegurado. Faz algum sentido estar à procura de financiamento para pagar obras, quando a data prevista de conclusão dessas obras já terminou, como é o caso das obras em questão? Para onde foi o dinheiro das obras, que para ter o visto do Tribunal de Contas tinha de ter as verbas consignadas?

O que o PSD quer fazer é aumentar hoje a dívida para construir betão, seja o Museu ou a piscina, ou outras, correndo o risco de amanhã não haver disponibilidade financeira para pagar o pessoal da Câmara, ou para apoiar os nossos agricultores, pescadores e empresários.

Sobre estes trabalhadores, porque não fez o que todas as Câmaras Municipais do país fizeram e era um dos compromissos eleitorais do PS em 2009? Podia e devia ter celebrado contratos com aqueles trabalhadores no âmbito da empresa OcidentalMais, e com a sua extinção eles seriam integrados na Câmara Municipal. Esta era a solução que devia ter sido tomada e não a da precariedade a que sempre votou aqueles trabalhadores.

Ironicamente é o que está a acontecer na República pelas mãos de um Governo do PSD. O Governo da República do PSD prepara-se para despedir funcionários públicos. Nós não queremos que isso aconteça nas Lajes das Flores e tudo faremos para o impedir.

A posição dos representantes do PS na Assembleia e na Câmara Municipal foi sempre responsável e nunca criou obstáculos à gestão do PSD e do seu presidente João Lourenço.

(continua...)

Fórum ilha das Flores disse...

(continuação)

Não pretendemos atacar ninguém mas porque a verdade, o rigor e a transparência são bandeiras pelas quais sempre nos debatemos e vamos implementar a partir do próximo dia 29 de Setembro, gostaríamos desde já de deixar algumas questões:

1- Qual a situação e respectivos montantes dos processos judiciais que correm no Tribunal Administrativo de Ponta Delgada decorrentes da falta se pagamento de impostos da empresa municipal OcidentalMais?

2- Qual a situação da empreitada de construção da Piscina municipal? Quanto falta pagar daquela obra?

3- Por último, e para não nos alongarmos mais sobre a gestão do PSD nos últimos anos na Câmara Municipal das Lajes, gostaríamos de saber se vão mandar novamente para casa os 50 ou mais trabalhadores contratados?

O Partido Socialista pretende estes esclarecimentos mas, muito mais importante, os lajenses precisam de ser esclarecidos e não intoxicados com propaganda eleitoral do PSD que pretende a tudo custo perpetuar-se no poder e assim manter privilégios e privilegiados.

O Partido Socialista, dentro dos princípios já enunciados, reafirma que sempre colocou os interesses do concelho acima de quaisquer outros e caso não veja esclarecida toda a situação financeira da Câmara Municipal das Lajes, anuncia desde já que irá mandar fazer uma auditoria externa de forma a apurar toda a verdade”.

Anónimo disse...

O anónimo do dia 22/08/2013, 10:00:00, deve estar equivocado.
Quem disse que as obras estão todas feitas foi a candidata do PSD numa entrevista à RTP Açores aquando da visita à Santa Casa da Miserdicórdia. SE houver dúvidas consultem o arquivo da nossa estação e ouçam com atenção!

Anónimo disse...

Nas suas casas, a gerir a sua vida, ninguém contrai empréstimos para obras de fachada, que não trazem retorno nenhum.
As pessoas quando fazem empréstimos, fazem-no na mira do retorno e de maior prosperidade.

Repito: os partidos são todos iguais na conversa. Até hoje não consta que alguma comissão politica tenha pago os empréstimos que defende.
Nem uma!
Os membros da comissão querem empréstimos, porque quem os paga são os outros.

Haja vergonha.

Anónimo disse...

os socialistas já estão a ficar nervosos.

Anónimo disse...

muito admiro os socialistas falarem destes assuntos os vereadores do ps á camara das lajes sabem muito bem o problemas da piscina sabiam muito bem do emprestimo e sabiam os problemas dos trabalhadores municipais o candidato do ps tem uma doença que se chama-se amenezia tambem sabe de assunto de ambiente que deixou pendente, mas a população já se aprecebeu ele não cosegue formar uma procissão com com 5 pessoas, um cidadão fala com ele num problema ele arranja 2.

Anónimo disse...

A camara das lajes faz obras de fachadas mas faz o ps faz obras de ( na rampa do porto das lajeas está feita alguem sabe me dizer o custo) os miradores das lagoas , uma casa de madeira no sitio a caminho dos ferros velhos não sei para quê sabe dizer quando custou,limpeza dos caminhos pedestes que não foram realizado quando custou, tudo isto adjudicação direta ou convite, e falam de obras de fachadas, imaginem de presidente.

Anónimo disse...

muita admira um vereador da oposição não saber a conta corrente da camara da camara, as obras em curso a situação dos trabalhadores a factura ,as licenças de obras, toda a situação tem 2 reuniões mensais, o que convem vota a favor o que pensa que vai prejudicar nas proximas eleições abstence.

Anónimo disse...

Não está em causa o partido A ou o partido B, muito menos os candidatos.
O que está em causa é o atrevimento de vir falar em empréstimos em vésperas de eleições, ao que consta para pagar uma piscina aquecida e um museu.
Isto numa terra que desertifica a olhos vistos e espanta para longe a sua juventude.
Estes empréstimos tem custos. Tem de ser amortizados, tem de se pagar juros e há prazos a cumprir.
Hoje, mais do que nunca, a decisão de contrair um empréstimo público é um acto de muita responsabilidade, que tem de ser criteriosamente ponderado e muito bem justificado.

O tempo de brincadeiras foi. Para o PPD, para o PS e para o CDS.

Anónimo disse...

os senhores deputados da assembleia municipal do ps absteve porque não votaram contra, toda a pessoa que se absteve concorda ou é mandado pelo partido,a não dar opinião, meus amigos com o josé da musica vocês não vão a lado nenhum, ele está no fim da bitola.

Anónimo disse...

O Ps está muito preocupado em apoiar agricultores ,pescadores e empresários mas nunca ouvi falar em familia carenciadas , habitação degradadas ,resolver o problema da fajazinha que da responsabilidade do governo regional em termos de acesso, mais importante os nosos jovens, o problema do lar de idosos das lajes,mais um problema.

Anónimo disse...

O Presidente da comissão de ilha do PSD e presidente da junta da Lomba devia preocupar-se mais com a sua freguesia também. Tá uma parede caida perto da casa dele, na estrada municipal, já à uns seis meses e não a levantam. Ele é que metia os cavalos lá para comer mas a terra é de um alemão. Estes se calhar não dão votos. Deve ser como o Ronaldo disse... cuspir no prato que comeu

Anónimo disse...

Só se pode pensar em certas obras de gente rica, como uma piscina aquecida por exemplo, quando se gera riqueza para a sustentar.
Não é com empréstimos.

Há duas palavras, que os Florentinos e os Açorianos conhecem muito bem: o "lastro" e o "desalastro".
Esta ultima, encaixa-se como uma luva na trajectória de certas autarquias. Refere-se às caravelas sem estabilidade, que derivam, porque sem pedra no porão.

Anónimo disse...

Muito cuidado, quem chamar a atenção ou se oposer ao desvarío reinante por parte da autarquia e de alguns munícipes que confundem felicidade e progresso com m3 de betão derramado em obras de duvidosa utilidade e que ainda por cima ainda não sabem como vão pagá-las. Só pode ser gente que quer o mal do concelho...

Anónimo disse...

Os Socalistas se ganharem a Camara das Lajes nada vão fazer, vejam esta.
Votaram contra ensino obrigatório nas Lajes.
Viram fazer um Porto de Recreio, com tanto espaço para fazer uma Marina nada disseram ao Presidente Cesar que aquele Porto de Recreio estava mal no Porto das Lajes que precisava era uma Marina por estar de ano para ano aumentar a chegada de Iates.
Nunca ouvi falar que este PS quise-se fazer um Centro de Saúde nas Lajes.
Tres coisas que aqui mencionei que seriam uteis para o desenvolvimente da Vila das Lajes.

Anónimo disse...

os comentários aqui socialistas vem todos dos adeptos socialistas de santa cruz com inveja do progresso que a lajes teve nos últimos anos, mas nós deste concelho lajense não faze-mos casos de bocas foleiras.

Anónimo disse...

há mais uma coisa que não te lembraste ou não sabias anonimo das 17:39 a falta de uma pousada da juventude que os socialistas deste concelho nunca lutaram para que fosse feita nas lajes.

Anónimo disse...

e mais no porto comercial das flores foi alargado uns metros tendo ficado um bocadinho que nem serve para atracar um iate, aquela parte deve ser alargada para 2017 sempre pode calhar mais uns votinhos.

Anónimo disse...

Os vereadores da CM das Lajes e o seu P parecem ser xenófobos pq têm feito a vida negra aos chineses que querem investir nas Lajes. Todos quanto queiram investir no Concelho são afastados porque são "de fora", porque não votam, porque fazem sempre sombra a alguém... É por atitudes destas, antidemocráticas, que o Conselho está a desaparecer. Ignorantes. Se fossem inteligentes e se verdadeiramente quisessem desenvolver o Concelho, poderiam negociar simplesmente contrapartidas que compensassem a concorrência. Mas, não. Só olham para o seu umbigo, só tratam da vidinha. Oh, figuras tristes. Quem disse que só há deficit democrático na Madeira? E o povo encolhe os ombros e cada qual trata da vidinha... E quando um dia acordar, não tem Concelho onde por os pés...

Anónimo disse...

Estes mal informados comentadores que dizem nunca ter ouvido o Partido Socialista falar em Posto de Saúde e Pousada da Juventude nas Lajes não devem ter lido o programa do partido às legislativas de há um ano nem devem ter estado presentes nas sessões de esclarecimento de há 4 anos aquando das últimas eleições municipais.
Ainda posso acrescentar que uma das habitações candidata a Pousada da Juventude foi vendida praticamente "de boca" a um estrangeiro num dos habituais processos esquisitos e não transparentes que esta câmara costuma realizar.

Anónimo disse...

O anónimo das 21.53 antes de chamar ignorantes aos Lajenses pense primeiro no que diz.Fala em investir nas Lajese que o presidente não quer chineses, e faz muito bem.Qual é o lucro que os chineses deixam em Santa Cruz ou noutra Ilha . Com o que sei os lucros que eles tem são investidos na China cá só vejo o único lucro pagar a luz agua renda da loja, quanto a impostos só começão a pagar a partir de cinco anos de cá estarem, até esta data é só meter para o bolso.

Anónimo disse...

Lendo o anónimo das 14:19 percebo que as Flores está pior do que eu pensava... Faz-me lembrar outros tempos... os da outra Senhora... Faz-me lembrar momentos da História que qualquer cidadão de bem faz por afastar...

Esse anónimo ignora, entre outras coisas, o que é: democracia, livre circulação de pessoas e bens no espaço europeu,acordos internacionais, diplomacia económica...

Leio um discurso xenófobo que pensava já não existir em Portugal e muito menos na Ilha das Flores!

Irra que isto nas Flores está mesmo decadente e muito pior do que poderia supor! Quo Vadis, Florentinos?

Anónimo disse...

Eu sempre votei Partido Socialista e a última vez foi à quatro anos e estava bem convencido que teria-mos neste concelho das lajes pessoal à frente deste partido que defenderia uma boa Marina no Porto das Lajes, um bom Centro de Saúde, e o Ensino Obrigatório nas Lajes e nada foi feito, e para mais do meu desespero e da minha familia é entrada de novo na lista do ps a pessoa que votou contra o ensino Obrigatorio nas Lajes.

Anónimo disse...

tens razão anonimo das 13.44 não vale a pena votar eles falam muito é quando estão cá fora quando ganham estã marinbando para os votantes querem é chegar por volta do dia 25 de cada mes e receber aquele monte de nota.