sábado, 19 de abril de 2014

Trilhos pedestres: um produto turístico

Os trilhos dos Açores constituem uma rede de percursos pedestres classificados, com garantia de segurança e tranquilidade dos pedestrianistas durante as suas caminhadas a pé nas ilhas do arquipélago.

O perfume europeu no meio do Atlântico solta nove fragrâncias distintas. O manto verde reveste-se de criptoméria, incenso, faia, vinha. Cones vulcânicos espreguiçam-se em direcção ao céu. Grutas contam segredos da origem das ilhas. Lagoas repousam em vulcões adormecidos. Erguemos o olhar e vemos aves migratórias, na única paragem europeia que conhecem. Os trilhos serpenteiam todo o arquipélago, revelando mistérios guardados para os caminhantes. Há falésias de cortar a respiração, fajãs à beira-mar que aconchegam, quedas de água para refrescar a alma. Não é um sonho: são os trilhos dos Açores.
Durante séculos, nos Açores a maneira mais fácil de viajar entre localidades na mesma ilha era por mar: na realidade os caminhos eram escassos e poucos possibilitavam passagem a carruagens ou carros de bois. Na sua maioria eram caminhos de pé posto, por onde passavam as gentes na sua labuta diária, acompanhadas, claro, por cavalos, burros e mulas. Também por aí passava o gado nas idas e vindas das pastagens. Por esses caminhos se deslocavam as populações para as festas vizinhas, se passavam os produtos agrícolas, o peixe, o carvão e outras mercadorias para a troca. Tudo o que era maior, seguia por mar.

É essa rede de caminhos pedestres e trilhos que tem vindo a ser reabilitada e posta à disposição de todos para usufruto da belíssima paisagem. Na realidade, cada um desses trilhos passa em zonas de beleza excepcional, ligando quase todos os recantos de cada uma das ilhas, tanto junto ao mar, como em altitude.


Informação disponível no sítio oficial do turismo: Trilhos dos Açores.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: