sexta-feira, 16 de maio de 2014

Laticínios florentinos preocupam

É necessário aumentar a produção leiteira florentina. Esta é a conclusão de Neto Viveiros, secretário regional dos Recursos Naturais, tendo afirmado que "a ilha das Flores tem condições para poder voltar a produzir [leite] aos níveis que produziu até há relativamente poucos anos. Isto, em nosso entendimento, é de facto necessário para que possa ter um rendimento e uma produtividade diferente daquela que tem hoje e que permita outro tipo de rendimento à própria Cooperativa".

Na prática, e traduzido em números, é necessário pelo menos voltar aos 2 milhões de litros de leite produzidos no passado. "Neste momento, pelas contas que estamos nesta campanha [a produção leiteira] não chega a um milhão, precisavam mais dos 2 milhões que já produziram. Então a estimativa que temos é que seriam necessários cerca de entre 4 ou 5 milhões de litros [de leite] para termos de facto indústria [de laticínios] devidamente sustentada [na ilha das Flores]", referiu o secretário regional dos Recursos Naturais.

Neto Viveiros fez esta reflexão numa reunião com deputados da Comissão parlamentar de Economia. A Assembleia Regional está a elaborar um relatório sobre o futuro das cooperativas de laticínios dos Açores, que deverá ser levado a plenário em Julho.


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Este parece-me ser um problema grave,que desde há muitos meses vem sendo aflorado,mas parece que sem grande profundidade e sem alimentar esperanças, visíveis, de solução.
Fala-se em reunião de Deputados, de Secretário Regional, de relatórios,mas não se fala dos lavradores, dos produtores de leite, das suas associações representativas...
Há ou não produtores interessados em colocar leite na Fábrica? Queixam-se do baixo preço da carne. Será que o leite não dá mais? Sobretudo com a diversidade de produtos agora fabricados com o leite? O queijo, a manteiga, os iogurtes, não se vendem bem? Os compradores não pagam?
Não é que a opinião pública tenha que saber o que se passa numa associação, mas quando os seus problemas são trazidos a público, é normal que nos interroguemos...
Acho muito importante salvar a única industria de lacticínios que temos na Ilha.

Anónimo disse...

fez tanta merda agora não quer assumir a merda que fez,meteu a fabrica no fundo tirou de urdinhar vacas quem queria,nao podia fazer mais porcaria da que já estava,meteu o rabo no meio das percas e meteu se andar,nome dessa gente cobardes.mamou o dinheiro todo,a ração toda para ele e o mais grave estava um comtentor de adubo so para ele pago com o dinheiro da fabrica e havia milho de silo na fabrica para ele e para o jose Manuel o capamga,por isso andava muito calado agora vamos ouvi lo acramar por falta de dinheiro,falta a mama. É de doidos só na ilha das flores.