sábado, 10 de outubro de 2015

A freguesia da Lomba

A freguesia da Lomba, situada na costa este-sueste da ilha das Flores, confina com as freguesias da Fazenda, a sul, e da Caveira (Santa Cruz das Flores), a norte.

A cerca de 5 quilómetros da sua sede concelhia, a freguesia da Lomba revela-se de elevada importância, visto que demarca, nos limites da Ribeira da Silva, a jurisdição administrativa do concelho das Lajes face ao concelho de Santa Cruz.

Em termos eclesiásticos, a Lomba foi a sexta paróquia a ser criada na ilha das Flores, por volta de 1698. Apesar desta tardia instituição, alguns factos históricos sugerem que o povoamento desta região tenha ocorrido nos inícios do século XVI.

A Fajã de Pedro Vieira, a norte do porto da freguesia da Lomba, adquiriu curiosamente o nome de um dos primeiros povoadores da Insula, um madeirense companheiro de Gomes Dias Rodovalho, líder de um conjunto de colonos que aqui aportaram cerca do ano de 1510.

Frei Diogo das Chagas, em «Espelho Cristalino», levanta ainda uma importantíssima questão relacionada com a primeira ermida a ser erigida na ilha das Flores: "Como também dizerem que a primeira Igreja foi uma ermida de Santa Bárbara que se fez da banda ao Sul, aonde se diz a Lomba, e que pelo tempo se veio a destruir esta ermida, da qual, e da sua destruição eu ouvi falar senão agora, e assim que tudo isto tenho por ridículo". Ridículo ou não, certo é que a ser verdade, significa que o povoamento começou pelo sul da ilha das Flores, facto que atribui à Lomba uma importância acrescida.

Convém ainda lembrar que na Matriz das Lajes, onde a povoação da Lomba se manteve até à sua erecção como paróquia, havia uma Confraria de Santa Bárbara, ainda existente em 1761. Desanexada da Matriz e vila das Lajes, que então se estendia da Ribeira Simão Dias até à Ribeira da Silva, a paróquia da Lomba chegou a ter jurisdição sobre o lugar da Caveira até Dezembro de 1823.

Actualmente, por força de determinação da sua população e do trabalho de uma administração local empenhada, a freguesia da Lomba apresenta-se como um dos locais mais aprazíveis de todo o concelho das Lajes e da própria ilha das Flores.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

não sei para que é esta propaganda tirando a venda dos livros.