segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Concurso de pesca e caldo de peixe

A festa municipal Cais das Poças 2015 teve um calendário repleto de actividades. Um dos pontos altos do programa (e porventura o mais esperado por muitos) foi o jantar de caldo de peixe, aliás único em todos os Açores, tendo já a sua fama viajado muitas léguas oceânicas até variadas partes do Mundo... Uma iniciativa que acompanha a festa do Cais das Poças desde o primeiro momento e que tem vindo a ser aperfeiçoada com a experiência adquirida ao longo dos anos.

Com cerca de cem pessoas envolvidas de alma e coração, é pelas 5 horas da madrugada do sábado (1 de Agosto) que tudo começa, com um pequeno-almoço e briefing com a presença de todos os concorrentes ao concurso de pesca desportiva embarcada. Este ano não foi excepção e apesar das condições meteorológicas não serem as melhores, todos se fizeram às águas cristalinas do oceano Atlântico para a captura do peixe, predestinado à confecção do caldo de peixe a ser servido ao jantar do domingo (2 de Agosto), último dia das festas.

Este trabalho vídeo é bem elucidativo de toda a azáfama, só faltando mesmo poder transmitir o “paladar e o cheiro”...

Muito obrigado à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal de Santa Cruz, à Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores, ao tenente Abrantes, a todos os participantes, bem como todos os que tornaram possíveis estas imagens. Obrigado especial à Luísa Silveira pela imprescindível ajuda. Obrigado a todos.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

O Sr. Pereira fala como um padre!

Anónimo disse...

Qual Pereira qual carapuça,quem mais falou foi o senhor presidente da Câmara senhor José Carlos.

Anónimo disse...

eu até parecia-me que era um padre.

Anónimo disse...

esta reportagem está um pouco atrasada ...

Anónimo disse...

e ainda queriam um porto melhor do que sete, está que é um luxo.

Anónimo disse...

Já são amigos.

Anónimo disse...

ó moços vocês viram aquela reportagem na rtpaçores em que falavam os pescadores que criam gelo, gelo para meia dúzia pescadores e ainda queria que o governo gasta-se milhões nas poças com um porto de pescas nas lages e que tanto jeito dá este dinheiro para outras coisas mais importante.