segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Cadernos eleitorais deviam ser revistos

Se o número de eleitores recenseados nas ilhas açorianas fosse revisto para incluir apenas a população residente com 18 anos e mais, conforme determinado pelo Censos 2011, a distribuição dos deputados por cada ilha podia alterar-se bastante.

Há ilhas açorianas em que o número de eleitores recenseados roça 100 por cento dos habitantes. Se fosse tida em conta a população residente real com 18 anos e mais, a distribuição dos deputados regionais podia mudar em quase todas as ilhas.

De acordo com cálculos provisórios realizados pelo jornal «Diário Insular», as ilhas de São Miguel e Terceira podiam perder deputados, saindo a ganhar ilhas com menor dimensão. Assim, São Miguel passaria de 19 parlamentares para 18 ou eventualmente 17 e a ilha Terceira de 10 para 9. São Jorge seria outra ilha a perder um deputado, transitando de quatro para três. Santa Maria poderia passar de três para quatro deputados e, da mesma forma, a ilha Graciosa passaria de três para quatro e Faial e Pico de quatro para cinco deputados. A ilha das Flores iria manter os três parlamentares que atualmente dispõe, bem como o Corvo que guardaria os seus dois representantes na Assembleia Regional.

O número total de deputados regionais não sofreria alterações, uma vez que a atual lei eleitoral desenhada para o arquipélago define que o teto máximo é de 52 parlamentares eleitos pelos círculos de ilha, mais 5 deputados pelo círculo de compensação.

Segundo a legislação, "em cada círculo eleitoral de ilha são eleitos dois deputados e mais um por cada 7250 eleitores ou fração superior a 1000". Além disso, "as frações superiores a 1000 eleitores de todos os círculos eleitorais de ilha são ordenadas por ordem decrescente e os deputados distribuídos pelos círculos eleitorais, de acordo com essa ordenação", até ao limite de 52 parlamentares como determinado pela lei.

Os dados apurados pelo jornal «Diário Insular» deixam claro que existem ilhas em que os eleitores recenseados roçam ou mesmo ultrapassam o total da população levantada nos Censos 2011. Em todas as ilhas do arquipélago, com exceção do Corvo, o número de eleitores recenseados ultrapassa a população com 18 e mais anos.

Além desta situação levantada pelo jornal «Diário Insular», o número de eleitores recenseados será ainda impreciso devido a incluir pessoas falecidas e cidadãos continentais que fizeram cartão de cidadão na Região e entretanto partiram. Também a emigração ilegal representa uma zona escura.


Notícia: jornal «Diário Insular».
Saudações florentinas!!

17 comentários:

Anónimo disse...

Poderia era haver uma grande redução nos deputados,nada de 52 isso era reduzido para uns 32 e assim restaria muito dinheiro para outras coisas,cada deputado ganha uma fortuna e não trás grande benefício a Ilha,o Corvo como era pequenino um só deputado dava bastante,as Flores com menos de 4000 pessoas dois dava e restava e assim sucessivamente nas outras Ilhas,S. Miguel não precisa ter 19 apesar de tem muita população,bastava para lá uns 10 e chegava bem,a terceira nada de 10 era reduzir para meia dúzia e nas outras Ilhas também faziam um pequeno corte e mais nada,é só dinheiro gasto ao desbarato,mesmo somos ricos no nosso País,temos deputados que nem um pio dão no Parlamento,que Deus lhes guarde as suas bocas santas.

Anónimo disse...

os politícos é que deviam ser revistos e corridos a toque de caixa!
já ninguem pode com esta gente que nao faz outra coisa senao xular a carne e os ossos dos desgraçados

Anónimo disse...

as flores parece que só tem 1 deputado
Os outros 2 nao estao lá a fazer nada!

Anónimo disse...

nos cadernos eleitorais figuram nomes de pessoas que já morreram a muitos anos, porquê? não há maneira de refumular os cadernos eleitorais? só lá devia aparecer o nome das pessoas vivas e com poder de voto.

quanto aos deputados temos alguns que só fazem figura de corpo presente e mais parecem marionetas só servem pra aprovar ou desaprovar só aquilo que os outros querem, pois nem voz própria tem.

também digo no que respeita aos parlamentos açorianos e português que mais parecem um lar de idosos onde se passa o tempo em birras de velhos como se estivessem num sitio qualquer a jogar as cartas. já deviam era estar em casa a contar contos aos netos. assim sem joventude nos parlamentos não pode haver renovação, fora com a velha burguesia e dem lugar aos novos.

os deputados deviam ter só três mandatos seguidos ou intercalares, mas só deviam poder estar lá no máximo até os 55 anos, depois desta idade rua com eles e dariam lugar aos novos.

Anónimo disse...

ninguem quer saber das flores para nada e os nossos politicos so querem e ganhar dinheiro e mais nada
é so engordar e viver como reis e rainhas e agente quase que passa fome para viver
basta desta porcaria e por favor fassam alguam coisa pela agente

Anónimo disse...

O que tem de ser revisto são as políticas do compadrio , do favorecimento e do arranjar trabalho para quem é rosa ou tem algum familiar lá dentro. Estão perdendo a vergonha e até já são criados cargos na função pública para os enfiar! Isto tem de parar meus amigos!

Anónimo disse...

Concordo com o anonimo das 15:44 mas penso que vai continuar sempre assim e no que tenho visto todos fazem isso e sem padrinhos nada feito hoje em dia infelizmente.Isto vai de mal a pior.

Anónimo disse...

O Pereira tem de dar lugar a outros...A Arlinda deveria voltar ao seu trabalhinho...e o outro do PPD deveria dizer menos mentiras...
Continuando assim, o PS não volta a meter dois deputados na Assembleia. O PSD e o PS metem sempre pelo menos 1 deputado porque para isso bastava ter a encabeçar a lista um Zé Manel qualquer...

Agora, se no próximo ano aparecerem listas de partidos diferentes, com gente ajuizada à frente (se é que me entendem) como já ouvi que ia acontecer...aí não sei se PSD e PS metem um com toda a certeza...É que os nomes falados vão tirar muitos votos quer ao PS quer ao PSD...Além disso, o PP deve avançar também...

Ora, feitas as contas, 3 deputados a dividir por:
1. PSD
2. PS
3. PP
4. CDU (provavelmente também avançará com uma lista)
5. ??? (vai com certeza avançar com uma lista e terá alguns bons nomes a acompanhar)
6. ??? (supostamente avançará, mas ainda existem muitas dúvidas)

Bom, os nossos cerca de 3000 votantes, em que teremos à semelhança do que aconteceu nas últimas eleições, só uns 2000 a votar...a dividir por PSD, PS, PP, CDU e pelo menos o partido numero 5 (???), sem contarmos com o 6 (porque ainda há dúvidas)...com certeza que o PS não terá 1045 votos e o PSD 635 como nas últimas eleições.

Bastará o PP conseguir eleger um deputado e o partido numero 6 (???) eleger um deputado e ficará o PS ou PSD a assobiar durante 4 anos...

Estou curioso!!!

Anónimo disse...

força pessoal com mais partidos para acabar com esta ronha de andarem a passear para o faial e não fazerem nada para nãp levarem com a tabua no cú.

Anónimo disse...

Pereira, Socratas, António Costa, Carlos César, tudo farinha do mesmo saco, sendo que o primeiro, em mentira, velhacaria, malidecência e oportunismo , ultrapassa qualquer um dos outros, que são do melhor que existe na península iberica

Anónimo disse...

Anónimo do dia 23/10/2015 das 15:08:00, por um lado concordo consigo no que diz respeito a dar lugar a novas ideias, novo sangue, essas ideologias utópicas que apenas serão novas no primeiro e segundo plenário!
Por outro lado temos de ter consciência que haverá muita gente triste, e diria mesmo, sem dormir, com a possível não eleição da nossa, e dos nossos, ilustres deputados!

Anónimo disse...

nas lajes já há novo concorrente do psd à camara e é para ganhar e trabalhar para o desenvolvimento desta vila e concelho.

Anónimo disse...

não queremos presidente da camara como o que temos que é da mesma cor do governo e nada puxa para as lages tem medo de pedir com tantas coisas necessárias nesta vila lajense visto aos olhos de todos. vou citar algumas hotéis como o do inatel, aumento daquele porto de recreio passando a marina, um centro de saúde, pousada da juventude, ensino obrigatório, etc, etc.

Anónimo disse...

Caro Anónimo 24/10/2015, 15:16:00
Em relação à não eleição da nossa deputada, isso já não é dúvida nenhuma, porque mesmo não havendo outsiders, ela já não seria eleita...não havendo outsiders, PS e PSD iriam ter resultados mais aproximados/equilibrados na nossa ilha, e não precisa ser nenhum expert na matéria pra saber o que resultaria...como é lógico, resultaria na eleição de um deputado pelo PP...

Por outro lado, havendo pelo menos um partido outsider com um forte candidato/lista, vai acontecer:

Além de PS e PSD se equilibrarem em votos e o PP aumentar o número de votos relativamente às últimas legislativas regionais, o partido outsider vai roubar bastantes votos ao PS e ao PSD, alguns ao PP e se calhar até uns 3 ou 4 à CDU...

E aqui é que complica às contas... vai ser engraçado vermos quem será eleito... Peguem lá nos resultados eleitorais, por exemplo desde 1996... vejam as variações de lá pra cá...

PS sempre muito inconstante, ora passava os mil votos, ora baixava para 6 a 7 centenas;

PSD sempre bastante regular;

PP também bastante regular, com algumas oscilações;

CDU sempre a descer... porque não houve candidato à altura.

Pegando, por exemplo, nos resultados de 2008:

PS 691
PSD 666
PP 560
CDU 162

Agora, imaginem aqui pelo meio o partido e candidato que vos falei... Se retirarmos uns 150 votos a PS, PSD e PP e uns 20 ou 30 à CDU, façam lá as contas... 480 a 500 votos com toda a facilidade e naturalidade do mundo...
Só neste exemplo, e não havendo mais outsider nenhum, ficariam 4 partidos com resultados muito aproximados para apenas 3 lugares na Assembleia... e alguém fica a assobiar...
Neste caso vai contar "aquele" voto do Manel, do Francisco, do Zé, da Maria que à última da hora se lembre de sair de casa pra ir votar...

Estou curioso!!!

Anónimo disse...

Tendo em conta a actividade que estes senhores, senhora, vem a desenvolver em prol da nossa Terra, e os elevados custos associados a tal actividade, um deputado (a) pelo circulo da nossa Ilha, era mais do que suficiente!
Há meses atrás, referi que estou farta de pagar por devaneios, jantaradas, passagens, e sei lá mais o quê, e continuo farta!

Anónimo disse...

Um deputado do PP? O Rosa? Tomem mas é juízo.

Anónimo disse...

Ainda querem mais? Já estão poucos lá a mamar e a fazer figuras tristes!
Sendo a nossa ilha tão propícia ao mexerico e enredos, é de estranhar que que as podridões dessa gentinha reles e mesquinha, nunca sai para o público ou são alvo de comentários!
Aí se aquelas paredes falassem!!!