terça-feira, 27 de outubro de 2015

Pousada das Lajes encontra-se à venda

O município de Lajes das Flores está a alienar a Pousada da vila, anexos e terrenos por 135 mil euros, com o objetivo de ser criado um hotel ou uma residencial, colmatando uma carência no concelho.

“Trata-se de uma Pousada que funcionou durante alguns anos e que tem estado fechada. Foi-se degradando com o tempo e o objetivo é tentar reabilitar aquele espaço e construir uma unidade hoteleira ou residencial para dar resposta a uma carência que existe neste tipo de alojamento no concelho”, explicou o presidente da Câmara Municipal das Lajes.

Segundo Luís Maciel, a Pousada da vila das Lajes foi construída pelo Governo Regional na década de 1960 e o executivo açoriano acabou por transferir a propriedade do imóvel para a Câmara Municipal, “há mais de uma década”.

“Durante muitos anos o edifício foi usado como estrutura hoteleira, mas acabou por fechar e carece atualmente de obras”, referiu o autarca, acrescentando que a gestão de unidades hoteleiras é uma iniciativa que compete mais ao setor privado, pelo que a Câmara Municipal das Lajes decidiu alienar a Pousada.

Luís Maciel disse que se trata da segunda tentativa para venda do edifício e explicou que um outro concurso público realizado há uns anos, mas “em moldes um pouco diferentes dos atuais”, acabou por ser anulado. Na altura, o concurso público para alienação da Pousada das Lajes previa também o arrendamento de antigos apartamentos da Rádio Naval. “Como englobava a venda do imóvel e o aluguer de outros, houve uns problemas que acabaram por levar ao cancelamento do concurso”, explicou o autarca.

O presidente da Câmara Municipal das Lajes disse que para já não tem conhecimento de potenciais compradores, mas frisou que o objetivo do concurso “é precisamente tentar revitalizar” o imóvel e transformá-lo num alojamento. Embora o concelho possua “excelentes alojamentos”, sobretudo na área do turismo rural e dos alojamentos particulares, Luís Maciel disse que as Lajes das Flores precisam de um hotel ou uma residencial, daí que “o único requisito do concurso é que o imóvel seja reabilitado para essa finalidade”.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

17 comentários:

Anónimo disse...

Em nome da verdade histórica, permito-me corrigir o teor da notícia.
Na década de 1960,não existia Governo Regional, pois este resulta da Autonomia, instituída depois do 25 de Abril de 1974.
A Pousada terá sido construída pelo Governo Civil e pela Junta Geral do Distrito da Horta, que constituíam a descentralização governativa do Estado Novo.
Durante muitos anos foi alugada ou concessionada a sua exploração a privados,com alojamento e restaurante, sendo um espaço muito agradável e acolhedor,de onde se desfruta de uma vista magnífica sobre o Bairro da Estação Rádio Naval, parte da Vila das Lajes e um vasto horizonte de mar,ao sabor dos saborosos e bem servidos pratos da Regina do José Lisandro.
Era no tempo em que havia futebol de 11 nas Flores, em força.Boavista,Fazendense,Vermelhos, Marírito e Rádio Naval. Nessa altura as Flores tinha muita gente. Hoje está quase deserta.

Anónimo disse...

tem grande espaço para fazer um grande hotel, e com lindas vistas tanto para o mar como para a terra, espero agora que apareça comprador e faça uma grande unidade hoteleira que de certeza não se ai arrepender. Saudações de um Florentino.

Anónimo disse...

o governo em vez de ter feito aquele hotel do inatel em santa cruz tinha feito nas lajes já que santa cruz tinha dois.

Anónimo disse...

Uma excelente oportunidade para o sabonete tomar balanço e atirar-se?

Anónimo disse...

Acho uma feliz ideia vender a Pousada e seria bom se houvesse gente nova que queira trabalhar e investir pois e um ótimo negócio e muito bom para as Lajes, espero que os novos não fiquem só a espera do tacho e aproveitem esta oportunidade.

Anónimo disse...

tembém digo o mesmo espero que os novos aproveitem este negocio.

Anónimo disse...

Espero agora que o Governo Regional compre esta Pousada e faço um Hotel como fez em Santa Cruz para dar emprego a este concelho das Lajes que se encontra nas portas da amargura sem trabalhos. Assina o Sempre Atento para o melhor nas Lajes

Anónimo disse...

O "Sempre Atento para o melhor nas Lajes" quer que a pousada mude de mãos mas sempre com as mãos na carteira de todos.
Os lucros, se são tão bons, porque é que ele não os aproveita?
Porque é que é bom para a carteira de todos e para a dele não é?
Há qualquer coisa que não bate certo.

Anónimo disse...

Se o Governo fizer um Hotel nas Lajes, não é favor nenhum porque já fez três em Santa Cruz.

Anónimo disse...

Da outra vez em que houve concurso, havia um tal beto que queria comprar, parece que como testa de ferro do cabeçudo. Agora que já percebeu que do cabeçudo já mamou o que havia para mamar, mudou-se de teta. Vampos a ver se agora arranja elementos para fazer um ACE e adquirir aquilo.

Anónimo disse...

até agora o presidente da camara das lajes o que fez foi só vender, daqui para a frente espero que apareça obra feita que o mandato está a terminar e de certeza que não volta mais à camara,as lajes parou no tempo nem um hotel, nem aumento da marina, nem a pousada da juventude, nem o ensino obrigatório, nem o centro de saúde,nem a piscina no porto. tanto para fazer e da mesma cor do governo e nada feito. haja paciência.

Anónimo disse...

Para quem não percebe nada de negócios,fique a saber que as Lajes não é o lugar ideal para o negócio,o movimento é muito pouco,com pousada ou com hotel,são apenas dois meses de maior movimento e o resto do ano é estar as moscas,o navio vem cá 5 ou 6 vezes no ano e mesmo assim não se nota quase nada a diferença,pois trás poucas pessoas e há os que conseguem alojamento a borla,já Santa Cruz é outra música,tem avião a chegar e sair todos os dias,assim já é outra coisa,mas oxalá que alguém compre e que tenha bons lucros,foi uma opinião minha.

Anónimo disse...

este anónimo das 23.34 é um grande burro e nunca deve ter saído das flores, ainda deve andar de fraldas que para ele tem de haver movimento para se ter um hotel. ora muito bem e como dizia deve andar de fraldas e não vê que os turistas procuram sempre é lugares de pouco movimento para o seu descanso. conheço todas as ilhas e vou citar só uma que é são Miguel e tem um grande hotel nas furnas e o movimento é pouco. bem vou ficar por aqui por que gasto a minha inteligência a explicar a burros os hotéis dos açores.

Anónimo disse...

Amigo das 23.34 a tua opinião é muito fraca, será que a tua cabecinha não tem capacidade para melhores ideias.

Anónimo disse...

já ouvi dizer que já venderam a pousada. será verdade?

Anónimo disse...

Para o anónimo do dia 04/11/2015, 08:01:00

A minha cabeça realmente é fraca,a sua deve ser muito grande para ter lá dentro tanta esperteza,você só pensa em coisas grandes onde elas não podem existir.
Se o Hotel das Furnas tem pouco movimento num lugar daqueles...imaginemos nas Lajes das Flores com tão pouca gente.
Se está a pensar no turismo,lembre-se que o Verão nas Flores é curto e um investimento de milhares para dois meses...
Quanto a eu nunca ter saído das Flores,engana-se,já fui ao Corvo,se calhar você nunca foi lá.
Se aínda uso fralda,já tenho idade para ser seu avô.
Lembre-se que o que você hoje sabe a mim já esqueceu.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com vídeo-reportagem da correspondente local da RTP Açores, Susana Soares: "Alienação da Pousada das Lajes".