terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Noite de forte ventania causou estragos

Chuva e ventos fortes provocaram estragos em casas na costa oeste (Fajã Grande e Fajãzinha), esta madrugada.

O presidente da Câmara Municipal das Lajes referiu que o mau tempo registado esta segunda-feira à noite provocou prejuízos em coberturas, portas e janelas de habitações da freguesia da Fajã Grande, não tendo sido necessário o realojamento de pessoas. Segundo Luís Maciel, algumas estradas do concelho das Lajes ficaram também obstruídas devido à queda de árvores, situação já ultrapassada.

"Só em Dezembro de 1995 há memória de uma noite assim", dizem testemunhas ouvidas esta manhã pela RTP Açores. A ilha das Flores ainda está sob o efeito do mau tempo. Não há telefones, nem telemóveis a funcionar e as Obras Públicas estão desde madrugada a tentar desobstruir estradas. O autocarro não pôde fazer a ligação entre a Fajã Grande e as vilas de Santa Cruz e das Lajes.

Estão já no terreno elementos das Direções regionais das Obras Públicas e Comunicações, do Ambiente e da Solidariedade Social para fazer um primeiro levantamento dos estragos.

O diretor regional das Obras Públicas e Comunicações irá deslocar-se à ilha das Flores na próxima oportunidade de ligação aérea, para se inteirar da situação. De momento são conhecidos estragos em telhados de algumas casas na Fajãzinha e na Fajã Grande, devido ao forte vento que se fez sentir.

Os cursos de água estão também a ser monitorizados, mantendo-se os seus caudais dentro dos limites aceitáveis.


Notícia: RTP Açores, «Açoriano Oriental», TVI 24, «Jornal Diário» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

Sem comentários: