domingo, 31 de janeiro de 2016

Plano de gestão de riscos de inundações

Estão identificadas cinco bacias hidrográficas com maior potencial de problemas nos Açores, entre as quais a ribeira Grande na ilha das Flores.

O Plano de gestão de riscos de inundações dos Açores contempla 28 medidas, cuja execução irá custar 4,5 milhões de euros.

O diretor regional do Ambiente explicou que o documento inclui 10 medidas de prevenção, no sentido de evitar a criação de novos riscos, e oito medidas de preparação, relativas à capacidade de resposta individual. Outras iniciativas dizem respeito à proteção para "reduzir a magnitude das cheias" e consequentemente os danos, e à resposta coletiva de emergência, afirmou Hernâni Jorge.

"As medidas com maior grau de prioridade envolvem o ordenamento adequado do território com riscos de inundação, a manutenção das condições de escoamento dos cursos de água, a melhoria da eficácia dos planos de emergência para este tipo de ocorrências, algumas intervenções corretivas no dimensionamento de passagens hidráulicas e um investimento ao nível da informação sobre os fenómenos hidrológicos e respetivas consequências", declarou o diretor regional do Ambiente.

O responsável esclareceu que as medidas propostas no Plano têm um horizonte temporal até 2021.

Hernâni Jorge informou ainda que no arquipélago foram consideradas "cinco bacias hidrográficas com maior risco, decorrente do seu historial, com reincidências, vítimas mortais ou pessoas afetadas. Estas bacias localizam-se em três ilhas e correspondem à ribeira Grande na ilha das Flores, às ribeiras da Agualva e do Porto Judeu (na ilha Terceira), e à ribeira Grande e à ribeira da Povoação (na ilha de São Miguel)".


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

A Ribeira Grande, pois... Onde andam as excelentes trutas que se pescavam na ribeira? Foram-se, dizem os mais velhos, com a paranoia das arroteias. Lucrou-se o quê? Pastagens cheias de junco e enlameadas e uma ribeira desequilibrada que de vez em quando causa prejuízos. Que ao menos sirva de exemplo.