quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Ricardo Henriques, uma vida eclesiástica

Ricardo António Henriques nasceu a 15 de Julho de 1960 na freguesia da Fajãzinha, concelho de Lajes das Flores. Após o ensino primário entrou para o Seminário do Colégio do Santo Cristo em Outubro de 1971, tendo ingressado no Seminário Episcopal de Angra em 1976 onde concluiu o sexénio filosófico/teológico em 1984, ano em que foi ordenado sacerdote a 8 de Julho na Igreja Matriz de Santa Cruz das Flores.

Ainda em 1984, Ricardo Henriques foi enviado pela Diocese para Roma onde concluiu o curso de jornalismo e no ano seguinte frequentou a escola Tommaso Ludovico da Vittoria, associada ao Instituto Superior de Música Sacra. Concluiu em Setembro de 1994 o primeiro curso nacional de Música Litúrgica, como diretor de Coro, que decorreu em Fátima promovido pelo Centro Nacional da Pastoral Litúrgica. De 1986 a 1988 foi capelão militar na Escola Prática de Cavalaria e no presídio militar em Santarém. Regressado à Diocese lecionou no Seminário Episcopal de Angra e foi coordenador do programa da Diocese na RTP/Açores: «Diálogo».

De 1996 a 1998 frequentou a Pontifícia Universidade Gregoriana e o Pontifício Instituto Bíblico, concluindo a licenciatura canónica em Teologia Bíblica. Em Dezembro de 1998 retomou a lecionação no Seminário Episcopal de Angra e na Escola Secundária padre Jerónimo Emiliano de Andrade. Desde 2005 até ao presente é secretário do Seminário Episcopal de Angra e membro da Equipa Formadora desde 1999. Desde Setembro de 2000 até 2007 foi diretor do Serviço de Apoio à Pastoral dos Meios de Comunicação Social e coordenador do programa da Diocese na RTP/Açores: «Reunir».

De 1993 a 2008 foi pároco no Posto Santo (Angra do Heroísmo), de 2008 a 2014 na paróquia de Nossa Senhora de Belém (Terra Chã) e desde Setembro de 2014 é pároco in solidum da Sé.

Para além de tudo isto, Ricardo Henriques é o responsável pelo Coro Tibério Franco-Terra Chã (da ilha Terceira) desde Outubro de 1990. Mas para ficar a saber ainda mais deste ilustre florentino, nada melhor que ver e ouvir este trabalho sob batuta de Gabriela Silva.

Obrigado ao cónego Ricardo António Henriques, pela prontidão/colaboração que demonstrou para com a Costa Ocidental. Obrigado à Gabriela Silva pela magistral condução nas entrevistas e pelo empenho e profissionalismo que coloca no projecto da Costa Ocidental. Obrigado a todos os elementos do Coro Tibério Franco - Terra Chã. Obrigado a todos os que, de uma forma ou de outra, tornaram possíveis estas imagens.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: