quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

«Ilha das Flores deverá responder ao desafio turístico», afirma empresário

“O combate à desertificação [da ilha das Flores] deve ser feito através da construção de pequenas unidades hoteleiras”, defende o empresário Pierluigi Bragaglia. “As ilhas pequenas dos Açores cativam turistas aficionados e são aquelas onde os pequenos hotéis esgotam porque a pequenez é o segredo do seu sucesso!”

Em 2009, a ilha das Flores tem basicamente de consolidar as prestações [turísticas] alcançadas em 2008, já que foi uma das poucas ilhas [açorianas] onde o turismo, se acreditarmos nas estatísticas oficiais, aumentou.

A conjuntura internacional de crise [económica] não faz prever grandes incrementos no número de entradas [de turistas] na ilha [das Flores], mas penso que as estruturas devidamente preparadas, quer em termos de promoção quer em termos de dimensão, terão pelo menos a chamada “época alta” com as usuais elevadas taxas de ocupação e procura em 2009.

Os requisitos da preparação promocional [turística] passam, obviamente, por ter uma presença on-line, idealmente bem vincada, original, criativa e divertida, ou tanto quanto um website pode aproximar-se disso, antes do que trilhar os canais tradicionais da promoção turística (por exemplo a publicação de folhetos ou a presença em feiras do sector, desnecessárias para unidades menores com bom “estatuto” na rede).

Em termos de dimensão, quase toda a gente sabe que, nos Açores, os hotéis ou alojamentos têm que ser pequenos por terem mais apetência turística e mais hipóteses de sobrevivência: em tempos de crise, continuará a ser mais sustentável uma oferta baseada em cinco ou dez quartos, do que em 100 ou 500.

As ilhas mais pequenas dos Açores cativam turistas requintados e aficionados, e são aquelas onde os pequenos hotéis esgotam: não porque sejam necessários hotéis maiores, como se tem vindo a acreditar e a construir, mas exactamente porque a pequenez e a intimidade são o segredo intrínseco do seu sucesso!

O cenário mais idílico para salvaguardar as economias locais e combater a desertificação, seria a construção de várias pequenas unidades, em lugares distintos da mesma ilha, que poderiam ser mais facilmente geridas pelos naturais. Felizmente, as Flores não tem hotéis de grandes dimensões e a ilha, especializada no turismo em pequenas unidades hoteleiras, deverá saber responder bem ao desafio turístico, para além dos seus operadores [turísticos] estarem perfeitamente habituados à ausência de receitas, durante largos meses do ano. Julgo que, em relação às Flores e para 2009, a perspectiva da consolidação da sua oferta [turística], quer melhorando os serviços existentes, quer reforçando a sua projecção no exterior, é mais realista e realizável do que estarmos a sonhar com incrementos. Em princípio não espero muito do novo director regional do Turismo, porque um homem só não pode mudar os Açores, mas gostaria que soubesse aproveitar melhor os recursos que temos, ao invés de investir mais na “construção” dos que nos faltam, mas que não fazem falta.

Antes de fazer mais promoção das ilhas [açorianas] no exterior, devemos fortalecer a variedade e a qualidade da nossa oferta [turística], o que não me parece que esteja a ser feito. Nomeadamente, podem aumentar-se muito substancialmente as verbas para a recuperação e manutenção de trilhos pedestres, para o investimento em unidades de turismo rural e actividades de animação turística baseadas nos recursos naturais que os Açores têm para oferecer, quiçá desviando-se uma parte das que se destinam à subvenção de grandes hotéis: seria um investimento aprovado por qualquer visitante, daqueles que já temos e que regressam, e não dos [turistas] que eventualmente ‘cairão do céu’ para preencher quartos estandardizados às centenas.

Para além da atenção constante que os dois tópicos “Trilhos” e “Tipologia de Alojamento”, entre os pilares do turismo nas Flores, deverão merecer por parte do novo director regional [do turismo], destaca-se ainda a exigência de desenvolvimento e promoção do sector marítimo. O “Mar” é uma grande oportunidade económica para qualquer ilha, como teria dito Monsieur Lapalisse, mas infelizmente ainda subaproveitada nas Flores, desde o mergulho ao excursionismo náutico.

A arte do aproveitamento do mar, quer para o lazer quer para o negócio essencialmente de Verão, começa no Inverno, numa piscina coberta e aquecida com monitores de natação e mergulho, infraestruturas que as Flores ainda carecem. Actualmente, não é possível a formação local de quadros dedicados às actividades marítimas, embora seja oceano tudo o que se vê à volta da ilha, mas não sei se podemos pedir piscinas exclusivamente ao director [regional] do Turismo.


"Entrevista" integrante da edição de 2 de Janeiro do semanário regional «Expresso das Nove».
Saudações florentinas!!

17 comentários:

Anónimo disse...

Não é por eu ser das flores, mas a Ilha em belezas naturais é a mais linda dos Açores, só que é pouco divulgada a nivel internacional e os transportes são carissimos e só vejo uma maneira de cá chegar turismo aumentando o aeroporto ou fazer outro para aterragem de aviões a jacto de cem e até duzentos passageiros.

Anónimo disse...

Vamos a ser realistas nos comentários!

Quantas turistas a ilha tem capacidade de receber? Vamos imaginar que consegue receber 300 turista ao mesmo tempo... um avião a jacto leva 150 pessoas... se viessem 2 cheios num dia, enchiam a ilha! e depois só havia avião passado uma semana pra leva los embora, ou então andavam os aviões vazios... Quanto custa 1 aeroporto novo? e onde dada o relevo da ilha? e quem voava pra cá? e a rendibilidade? Vamos a ser realistas sff!

Ps: Pra não dizerem que sou como alguns, apresento ideias e não só problemas! Se querem um crescimento turístico na ilha, tem de começar pela base e não pelo meio de transporte! Ou seja, onde dormem os turistas dado que as unidades que temos já têm estado cheias no verão? e onde vão comer? e como se deslocam na ilha? só se alugarem carros e não há assim tantos... entre outras coisas...

Cumprimentos

Anónimo disse...

E que tal se, em vez de construir/aumentar a pista, diminuissem o preço das viagens!?!?

Anónimo disse...

A necessidade de aumento da pista ou da construção de uma nova, além de indiscutível é urgente. Quanto ao resto, é evidente que é necessário baixar os custos das viagens, melhorar a oferta na hotelaria, restauração e transportes viários, criar e manter actividades lúdico-culturais de qualidade que entretenham tanto os potenciais turistas como os próprios residentes. Enfim, urge de facto refazer completamente a indústria turística nos Açores e especialmente nas Flores.

Anónimo disse...

Diminui-se o preço das passagens e onde queres hospedar os turistas? Só se for em sua casa e restaurantes? Pensa antes primeiro no que vaias dizer e como aqui escreveu bem alguém, apresenta ideias e não problemas.
Cumps

Anónimo disse...

Em relacão aos comentários acima escritos posso dar mais uma achega porque penso que algum comentário aqui divulgado não corresponde á realidade..

Nós temos na Ilha das Flores cerca de 350 camas para alugar a turismo
de várias posses.
O grande problema não é a falta de restaurantes, transportes quer de passageiros,taxis ou carros de aluguer, mas sim o turista só vem ás Flores nos tres meses de verão porque se viesse dividido tinha lugar para todos e ainda sobrava mesmo que as passagens fossem muito mais baratas, não há turismo para visitar as nove ilhas como dizem para aí, mas é em todo o mundo não é só nos acores porque S.Miguel tem passagens mais baratas de toda a parte da Europa e até dos estados unidos e não tem tido o turismo que quer e tem camas suficiente para receber turismo de toda a qualidade bem assim de tranportes e restaurantes,
o que é preciso é convencer as agencias de viagens a incluir as Flores no mata das excursões para as Flores porque 75% do turismo viaja pelas agencias de viagem, não está em causa os precos de transporte porque os precos de transporte tem de ser feitos em pacote para várias ilhas e o que está a acontecer é que as Flores na maioria das vezes não é incluida no pacote de visita para os acores.As agencias tem de ter o cuidado quando estão a vender os acores de incluir as Flores como a ultima ilha,por ser uma das mais bonitas quer no seu interior quer na parte do mar e lembrar os turistas que podem conhecer mais uma ilha com apenas mais 30 euos
e assim entusiasma as pessoas a virem cá, porque derresto qualquer agencia de viagem do continente ou estrangeiro quando vende açores está a vender S. Miguel e mais nada portanto como já disse o agente tem de explicar ao turista o que são as Ilhas dos Açores, que são muito bonitas mas que cada uma tem a sua paisagem diferente.

Anónimo disse...

como já disse um aumento do aeroporto ou fazer outro e com transportes de aviões grandes e se tal acontecer de certeza que não iam faltar investidores na ilha das Flores o que é preciso é as condições de transportes sejam boas .

Anónimo disse...

A região de Turismo tem de fazer publicidade das outras ilhas aos agentes economicos. Eles sim é que podem "trazer" turistas as ilhas mais pequenas.
Tenho uma amiga que trabalha numa agencia de viagem e vendeu um pacote de 6 ilhas onde tem incluido Flores. São 50 pessoas que vão passar nas Flores em Junho.

Anónimo disse...

Podemos ter 350 camas, mas será que sao o "tipo" de cama pertendido pelo turismo? Porque uma coisa é ter "camas" no geral, mas mais de metande nao conresponde ao pretendido pelo turismo. Estou inteiramente de acordo em relaçao que agencias de viagens nao englobem as flores na maioria dos pacotes turisticos que representao os Açores e isto é um ponto que tem que ser resolvido o quanto antes para o bem do turismo.

Anónimo disse...

Para bem do turismo e das Flores.

Anónimo disse...

O ideal é mesmo levar Vacas para Lisboa. Levem umas hortensias e uns peixes de corrico e vão ver o nome das Flores nas melhores revistas de turismo do mundo!! Ahahah.

Anónimo disse...

gostei das vossas ideias, mas quem vai fazer publicidade das flores na B.T.L.??? foi uma equipe da camara municipal, de 6 pessoas, mas esses foram foi fazer turismo,e fiquem a saber que levarm 50kg de morcela e linguiça, mas, não foi das flores, veio da terceira para vender cá, e esses suinos.foram passear, comer e beber, andaram de tasca em tasca,e enganaram os responsaveis com linguiça da terceira.isto é vergonhoso, eles gosam o povo das flores há 8 anos, e estão fazendo conta de voltar a enganar,mais 4 anos, é preciso ter muita lata e cinismo!!!alguém de cá esta acreditando que essa gente tem algum interesse em que venham turistas para cá???esses bixos estão é aproveitando as viagens pagas pela camara para passear, gosar, alguns deles, quando se apanham longe daqui, e sem as, ou os, esposos, dão largas há imaginação, e divertem-se a brava!!!hololo.é que alguns deles nem são de cá, não tem hoteis ou restaurantes, porque carga d'água iriam fazer publicidade da nossa ilha.e dizem os ministros que o país está em crise!!!podera! com gestores aproveitadores como estes!! e há os em todos os lados infelizmente.não se esqueçam de votar novamente nestes palhaços!!!!

Anónimo disse...

falando em turismo,!!! temos no proximo verão muitos barcos para passear turistas, até com as passagens pagas pela camara, foram uns tirar cartas ao continente, para andar de barco, e há um barco em s. miguel que foi batisado agora na feira do turismo, sabem o nome ???
« BORDEL AMBULANTE» é que ele passou o verão na marina do porto de ponta delgada, passeando umas turistas muitas giras,a volta da ilha, parece que são das que trabalham a 200€ a hora, será que elas vem junto com o barco trabalhar para cá como marinheiras???se vierem eu tambem quero fazer muitas viagens cá a volta da ilha....hollolo, e como o barco esta sempre avariado, vai ser bem divertido ficar parado no meio do mar!!!!

Anónimo disse...

ó rapazes voces não se preocupem com as poucas camas que temos para os turistas, quando o ( bordel ambulante) chegar as flores, não vai faltar camas, e há tambem uma casa grande no porto das polsas que esta vasia e com muitas camas, as tais meninas, que trabalham nele em ponta delgada vão vir para cá para tratar disso, e olhem que não vão faltar turistas veluntarios.muito dinheiro deixou o senhor j.a.l.para destruir. deus lhe de um bom descanso, que cá ele muito trabalhou.

Anónimo disse...

É só lavagem de roupa suja! Vêem pra aqui dizer o que não têm coragem de dizer na cara das pessoas! Ao menos respeitem quem já não está cá!

Anónimo disse...

Realmente a Senhora Anónima que deixou os comentários de Sábado, dia 24 de Janeiro, às 22h23m e de Terça-Feira, dia 27 de Janeiro, às 21h13m, andou tantos anos na Escola Primária e mesmo assim não conseguiu aprender a escrever...Agora, lá vai metendo atestado atrás de atestado à espera de ir para a reforma, ficando em casa na internet a falar mal de tudo e de todos e a meter-se na vida de toda a gente porque não tem nada que fazer...é de facto uma senhora muito produtiva, não é? Nunca lhe ensinaram que só deve falar quem não tem telhados de vidro? Vocês sabem de quem é que estou a falar...

Anónimo disse...

não é telhado de vidros mas sim janelas de vidro.