Autarcas paga(ra)m multa$ pessoais com dinh€iro das Câmaras Municipais
Tribunal de Contas ordena inspecção geral aos gestores públicos [anteriormente] multados.

Os casos foram detectados em inspecções correntes do Tribunal de Contas e já motivaram uma investigação mais aprofundada a outros gestores públicos, que também foram multados, para saber se também cometeram a ilegalidade [na passada semana] noticiada pela Agência Lusa. Para já, apurou o «Jornal de Notícias», só foram encontrados autarcas que usaram o dinheiro dos contribuintes para saldar multas que deviam ter sido eles próprios a pagar.
No mínimo, adiantou fonte oficial do TC, todas as pessoas encontradas nestas circunstâncias serão obrigadas a repor o dinheiro em falta, que constitui uma receita do Orçamento de Estado; e no máximo, admitiu o secretário de Estado do Tesouro, Carlos Pina, poderá estar em causa responsabilidade criminal, uma vez que foi usado dinheiro público para pagar uma dívida pessoal. Além disso, o governante admite que poderão ser assacadas consequências disciplinares.

O Tribunal de Contas tem autoridade para inspeccionar a actividade de todas as entidades públicas, desde o Governo até aos autarcas, passando por empresas e institutos públicos. Em certos casos, pode punir os seus gestores quando praticam uma série de actos proibidos na lei que rege o Tribunal gerido por Guilherme d' Oliveira Martins.
Entre esses actos [proibidos por lei] está promover obras públicas por ajuste directo quando deveria ter lançado concurso público; o pagamento irregular de facturas; o uso de empréstimos públicos para outros fins que não os previstos na lei; o atraso sem justificação do envio para o TC de documentos obrigatórios ou pedidos; ou, ainda, enviar ao Tribunal elementos que o induzam em erro nas suas decisões ou relatórios.
Em 2007, indica o relatório de actividades do Tribunal de Contas, foram ordenadas reposições e pagas multas, por parte de gestores de entidades públicas, no valor de 373 mil euros.
Notícia: «Jornal de Notícias» e «Diário de Notícias» [1, 2 e 3].
Saudações florentinas!!
18 comentários:
Eu peço a alguém que saiba se já começou a nova Central da EDA nas Lajes das Flores. António Pereira. Quebec Canadá.
Eu ando aqui avisando o pessoal na rebaldaria que há na utilização dos dinheiros públicos, isto é: estarraçar e "passar à esquerda" o dinheiro dos nossos impostos, mas alguns marretas socretinos acham que o "Farto de Mamões" devia estar na América...
Ainda bem que este blogue vai emitindo "avisos à navegação"!
A propósito deste post recebi uma msg com o seguinte endereço e que tenho o grato prazer de compartilhar com Vs.Exª.s:
zézito.porreiro.pá.arrouba o que puderes.pt
Em matéria de estarraço não si quem fica atrás. Se os marretas socretinos ou se Berta Cabral, com a sua publicidade.
O pá ..Isto não dá nada!! Os autarcas P e V da Camara de Santa Cruz , desviaram, usaram , r..., seis mil contos e estão prontos para outra.
Sr.António Pereira,resposta á sua pergunta,negativo,mas não deve demorar muito.
Venho aqui pedir para todos aqueles que acham que não se deve perder a praia da capital das flores em troca da marina assinarem um abaixo assinado para não se acabar com a praia da calheta.
acabem com este bairrismo doentio.faz-me impressão e confusão,(eu que estou longe da nossa terra)ser sempre os nossos a mandar larachas para a fogueira.
José Bernardino,lajense de gema,USA.
o JL já pagou multas destinadas a ele, aplicadas pelo tribunal de contas com o dinheiro da camara
A central da EDA nas Lajes já começou. É só passar por lá e ver.
uma boa porcaria, com tanta água vão fazer uma central tocada a combustivel , são as cabeças que temos!
Amigo eu se tive-se a morar nas Flores não perguntava se a Central da EDA já tinha começado. Já vez que não posso passar por lá mas agradeço a informação. António Pereira Quebec Canadá.
anda por ai um boate em fala de assinatura para a não marina nas lajes. camaradas isto é feito por um menino de santa cruz com inveja de nós termos em breve uma marina e não se deichem inflenciar por boatos destes. se ficarmos sem praia temos o outro lado por detrás do quebra mar do porto comercial das flores. avante camaradas com a nossa luta a favor da marina nas lajes.
espero que o tribunal de contas va investigar os devotos do senhor santo cristo a custa de quem vão pagar as suas promessas?????aqui falam muito do jl. mas fquem a saber que ele não é devoto do santo, nem esta ainda invalido. antes de falarem informem-se, de quem trabalha e gosta da sua terra, e de quem esta cá para se servir.
A policia judiciaria e o tribunal de contas se funciona-se já há muito tempo que o pereira estava na gaiola! Além de ser uma figura patética é falso, mentiroso, corrupto, aldrabão, mesquinho...
Enviar um comentário