segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Novas direcções técnicas iniciam funções nas Unidades de Saúde de ilha

Nove ilhas, nove Unidades de Saúde de ilha. É este o novo modelo que hoje entrou em funcionamento nos serviços de saúde na Região Autónoma dos Açores.

Um único conselho de administração em cada ilha passa a gerir os Centros de Saúde, com ou sem internamento. Até agora só Graciosa, Pico e São Jorge tinham Unidades de Saúde de ilha. Com esta nova estrutura há também mudanças nos Centros de Saúde: deixam de ter conselhos de administração, passando a ter um director clínico e outro de enfermagem.

Em Santa Cruz das Flores, os lugares são assegurados por Emiliana Dias e pela enfermeira Eunice Lima, respectivamente na direcção clínica e direcção de enfermagem do Centro de Saúde. A médica Emiliana Dias acumula a direcção clínica com a presidência do conselho de administração da Unidade de Saúde de ilha.

A partir de agora, "um único conselho de administração em cada ilha passa a gerir os Centros de Saúde [dessa ilha], quer tenham ou não internamento, existindo em cada Centro de Saúde um director clínico e outro de enfermagem", afirmou a directora regional da Saúde. Sofia Duarte recordou ainda que, no anterior modelo que estava em vigor, cada Centro de Saúde tinha o seu conselho de administração, passando agora a existir apenas uma administração para gerir todos os Centros de Saúde que existirem em cada ilha açoriana.

A directora regional da Saúde destacou "as mais valias" e a "eficiência económica" que esta mudança provocará na estrutura organizativa, alegando que "permite uma melhor gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros".


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

17 comentários:

Anónimo disse...

ainda bem que mudaram, já não suportava a arrogancia e a mania de superioridade da actual presidente do conselho de administração do centro de sta cruz das flores. Enfim, vai-se respirar melhor por estes lados!! Boa iniciativa do governo regional, estão-se a a cabar os tachos, a tacheira agora que volte às suas antigas funções com um salário mais baixo para ver o que é bom, talvez assim perca a mania e arrogancia!

Anónimo disse...

Para quando um centro de saúde nas Lajes das Flores.

Anónimo disse...

Verdade seja dita.
Este Secretário Regional da Saúde sempre me pareceu sério, inteligente e trabalhador.
Depois desta medida, acrescentaria mais: é também corajoso.

A tarefa de oferecer melhor com menos custos não é fácil. Sobretudo quando se tem estruturas minadas por vicios ancestrais, maus hábitos adquiridos e pelo facilitismo.

Os cuidados de saúde são uma coisa muito cara, esforçadamente pagos por nós todos. Quem os gere, tem de ter juizo.

Anónimo disse...

Bela iniciativa, já era hora de porem a mão neste tipo de cargos.
Alguém sabe o que foi feito da antiga presidente do conselho de administração? Certamente já está inserida noutro "tacho".

Anónimo disse...

Santa ignorância!!!!
Não perceberam , e ainda bem, porque aqui nas Flores fica tudo na mesma!!!
A dita cuja é um mulhõo de vezes mais esperta e capaz que vocês,comentadores de meia tijela. Viva o ps

Anónimo disse...

Já agora... a dita foi a votos, ou vai ser votada???
cumprmts.

(insulas ocidentaes)

Anónimo disse...

Ó anónimo de 24Jan.,21h28,a sua primeira frase tirou-me da boca o que estava pensando escrever, quando lia os comentários anteriores.É que de facto, os comentadores que o antecederam, não perceberam nada! Mesmo depois da esclarecedora redacção da notícia. Qual "antiga presidente"? Esse cargo, no feminino,só foi exercido antes da Drª. Emiliana, pela Drª.Neusa Roberto Rosa.Onde isto já vai.A Srªa quem chamam antiga presidente, era a Vogal Enfermeira do anterior Conselho Administração.Agora,existem duas estruturas sobrepostas (Conselho de Administração,presidido na mesma pela Drª.Emiliana,que é também Directora Clínica,Vogal Enfermeira,Enfermeira Eunice Lima,que acumula com a direcção de enfermagem e Vogal Administrativa, a Drª.Elisabete Noia).Isto, porque só existe um Centro de Saúde.Percebido agora? Boa noite.

Anónimo disse...

A enfermeira Eunice também deveria ser chamada Dr.a pois têm uma licenciatura em enfermagem. Se chamam dr.a à tacheira Elizabete também deveriam fazer o mesmo à Eunice, não acham? Enfim Flores uma ilha cheia de doutores e doutoras!

A tacheira do PS continua em funções ou vai lamber o c- a alguém para outro lado?

Anónimo disse...

Groseeiro, a Drª. é uma Senhora com S grande. A vogal enfermeira é licenciada, portanto...Quanto a lamber qual foi o ultimo que lambeste?

Ruben disse...

Não vou entrar neste tipo de linguagem de pessoas que transbordam inveja sempre que se fala de alguém num cargo de chefia...
Vou apenas deixar uma referencia à razão de não se chamar Dr aos Enfermeiros:
Embora o sejam, os Enfermeiros não querem ser apelidados de "doutores", pois, orgulhosamente, existe um título que os define e torna únicos: "Enfermeiro".

Anónimo disse...

Ainda se tivéssemos o Dr. Pardal como Presidente do Conselho de Administração!

Anónimo disse...

uma licenciatura nao da dr.

Anónimo disse...

No meio de toda a tachada ,ficamos na mesma o D.or Sidonio deveria estar no lugar da D.ra Emiliana.
Assim teriamos uma nova gestão mais dinamica.

Anónimo disse...

Pois é a pequena é mesmo uma tacheira do partido socialista e uma lacaia (menina de recados) do pereira.

a verdade é essa e . final!

Anónimo disse...

Oh das 12h27 acrescento o seguinte: se a mania fosse cócó andava sempre com o autoclismo às costas pois não conseguiamos suportar o cheiro :)))))

Anónimo disse...

Linguas porcas, palavras nogentas, e apreciações torpes.

Cabeças quadradas, focinheiras alarves, ventas assinas.

As Flores são feitas de gente sã, humilde e com sentimentos de ouro.
Não é de escumalha como esta.

Anónimo disse...

Es das Flores? Estou certo que sim